passado Posted April 8, 2009 at 04:46 PM Report #255910 Posted April 8, 2009 at 04:46 PM Boas, pessoa pois bem o meu projecto esta no fim e prendo-me com os retoques finais, um dos problemas com que estou é, eu nos contactos tenho dois campos um de Website e outro de email, e afrente um botao para ir directo ao website e outro para ir directo a aplicaçao que o utilizador tiver como cliente de email, acontece que eu para o website ja consegui com este codigo: Private Sub bt_web_empresa_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles bt_web_empresa.Click Process.Start(empWebTextBox.Text) End Sub esta a funcionar mas para o email nao sei como fazer, ja pesquisei e tudo o que me aprece e para criar um cliente de email na minha aplicaçao mas eu nao necessito de tanto apenas preciso de ao clicar no botao ele abrir o outlook ou qualquer que seija e ponha o email no campo do contacto para quem se envia o email, alguem me pode ajudar? Depois queria criar um teste que este botoes so aparceriam, se o campo email e website correspondesse a um formato senao nao apareciam, exemplo os campos estao preenchidos com: pap.pap (no campo email) neste caso o botao nao aparecia mas se fosse pap@pap.pt ja aparecia. o mesmo para o web site, eu ate acho que sei contruir o if que perciso nao sei e onde o implemantar de modo a cada vez que o formulario tem um novo contacto ele faça esse teste, fizme entender? Cumprimentos, mais uma vez obrigado 👍
scorch Posted April 8, 2009 at 04:59 PM Report #255914 Posted April 8, 2009 at 04:59 PM Process.Start("mailto:", "mail@mail.com") PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
passado Posted April 8, 2009 at 05:20 PM Author Report #255923 Posted April 8, 2009 at 05:20 PM Process.Start("mailto:", "mail@mail.com") Coloquei assim, apenas alterei "mail@mail.pt" para empmailtextbox.text, mas ele nao escreve o email no local...mas abre o outlook
scorch Posted April 8, 2009 at 05:28 PM Report #255926 Posted April 8, 2009 at 05:28 PM É porque tens o Outlook por defeito. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.
passado Posted April 8, 2009 at 05:33 PM Author Report #255928 Posted April 8, 2009 at 05:33 PM É porque tens o Outlook por defeito. Sim, mas a questão é ele nao colocar, no outlook, o email que esta escrito na texto box
passado Posted April 8, 2009 at 06:11 PM Author Report #255935 Posted April 8, 2009 at 06:11 PM Sim, mas a questão é ele nao colocar, no outlook, o email que esta escrito na texto box Este problema consegui resolver, se alguem me conseguir ajudar com o teste para os botoes agrdecia 👍 aqui fica a solução do mail: "Abrir programa de email e escrever email" Process.Start("mailto:" & empEmailTextBox.Text)
esquima Posted April 8, 2009 at 07:37 PM Report #255948 Posted April 8, 2009 at 07:37 PM para validares um email tens este exemplo do j.paulino-da uma olhadela http://vbtuga.blogspot.com/2008/03/vbnet-validar-e-mails-usando-o-regex.html
jpaulino Posted April 8, 2009 at 08:41 PM Report #255970 Posted April 8, 2009 at 08:41 PM Este problema consegui resolver, se alguem me conseguir ajudar com o teste para os botoes agrdecia 👍 Que botões ?
passado Posted April 8, 2009 at 09:46 PM Author Report #255980 Posted April 8, 2009 at 09:46 PM Que botões ? "Depois queria criar um teste que este botoes so aparceriam, se o campo email e website correspondesse a um formato senao nao apareciam, exemplo os campos estao preenchidos com: pap.pap (no campo email) neste caso o botao nao aparecia mas se fosse pap@pap.pt ja aparecia. o mesmo para o web site, eu ate acho que sei contruir o if que perciso nao sei e onde o implemantar de modo a cada vez que o formulario tem um novo contacto ele faça esse teste, fizme entender?"
jpaulino Posted April 8, 2009 at 09:54 PM Report #255982 Posted April 8, 2009 at 09:54 PM Vê o link que o esquima já te mostrou e só tens mesmo de fazer isso ... validar e mostrar ou esconder os botões.
passado Posted April 9, 2009 at 04:54 AM Author Report #256022 Posted April 9, 2009 at 04:54 AM Vê o link que o esquima já te mostrou e só tens mesmo de fazer isso ... validar e mostrar ou esconder os botões. Sim ja tinha visto vou aplicar depois dou o resultado.... mais uma vez obrigado
passado Posted April 9, 2009 at 01:29 PM Author Report #256072 Posted April 9, 2009 at 01:29 PM Ok consegui, so me falta ajeitar o errorprovider, porque depois mesmo que faça uma outra acção ele continua lá como posso tirar isso? o codigo que utilizo é este: Function EmailAddressCheck(ByVal emailAddress As String) As Boolean ' Pattern ou mascara de verificação Dim pattern As String = "^[a-zA-Z][\w\.-]*[a-zA-Z0-9]@[a-zA-Z0-9][\w\.-]*[a-zA-Z0-9]\.[a-zA-Z][a-zA-Z\.]*[a-zA-Z]$" ' Verifica se o email corresponde a pattern/mascara Dim emailAddressMatch As Match = Regex.Match(emailAddress, pattern) ' Caso corresponda If emailAddressMatch.Success Then Process.Start("mailto:" & emailAddress) Else If emailAddress = empEmailTextBox.Text Then ErrorProvider3.SetError(empEmailTextBox, "Verifique o e-mail") bt_mail_empresa.Enabled = False ElseIf emailAddress = EmailTextBox.Text Then ErrorProvider3.SetError(EmailTextBox, "Verifique o e-mail") bt_mail_contactos.Enabled = False End If End If End Function para chamar a acção: EmailAddressCheck(EmailTextBox.Text)
Recommended Posts