anolsi Posted April 6, 2009 at 05:36 PM Report #255536 Posted April 6, 2009 at 05:36 PM Estou a criar um formulário próprio (ou seja com um visual diferente), e para isso estou a fazer um override à função OnPaintBackground do formulário, para não ficar restringido. No entanto estou a ter um problema com as transparências, se colocar com este código e.Graphics.DrawImage(My.Resources.Imagem, New Point(0,50)) e caso a imagem seja do formato png com transparência, não obtenho a dita transparência, no entanto se usar uma gif já a obtenho, no entanto a qualidade da gif é incomparavelmente inferior. Será que não existe outra maneira de colocar essa imagem como png? "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
jpaulino Posted April 6, 2009 at 07:02 PM Report #255550 Posted April 6, 2009 at 07:02 PM Porque não colocas uma picturebox com a tua imagem e depois defines a TransparencyKey com a cor do form ? Se tens problemas com o png existe aqui um tópico no fórum que fala disso e de alguns problemas com o uso deles ... tenho de procurar mas tenta tu também procurar.
anolsi Posted April 6, 2009 at 07:10 PM Author Report #255551 Posted April 6, 2009 at 07:10 PM Já tentei isso, mas tenho o problema que a imagem a ser colocada pode variar, conforme escolha do utilizador, e não consigo adivinhar uma cor que essa mesma imagem não vá ter, o que faria com que a imagem ficasse esquisita. Então vou procurar. Abri um tópico, porque sei que o Nazgulled já fez algo idêntico com o FireNotes e pode ter tidos os mesmos problemas "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
jpaulino Posted April 6, 2009 at 07:31 PM Report #255554 Posted April 6, 2009 at 07:31 PM Mas se escolheres uma cor parva para o form, ou melhor ainda uma cor RGB, e utilizares essa cor para a TransparencyKey dificilmente tens problemas.
anolsi Posted April 6, 2009 at 09:31 PM Author Report #255576 Posted April 6, 2009 at 09:31 PM Encontrei a thread que fala disso, e já resolvi o problema das PNG. Fica aqui o link para lá: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=24728 "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
Guest id194 Posted April 6, 2009 at 09:38 PM Report #255580 Posted April 6, 2009 at 09:38 PM Então vou procurar. Abri um tópico, porque sei que o Nazgulled já fez algo idêntico com o FireNotes e pode ter tidos os mesmos problemas O que eu fiz com o FireNotes não me parece idêntico à dúvida que colocaste aqui... Eu no FireNotes não tenho a transparência que queria da forma que queria porque é impossível fazer o que quero da forma que quero em Windows Forms. Se não é impossível é muito complicado porque ninguém, nos mais conceituados fóruns, me conseguiu ajudar. Mas se já resolveste o problema, óptimo 🙂
jpaulino Posted April 6, 2009 at 10:22 PM Report #255601 Posted April 6, 2009 at 10:22 PM O que eu fiz com o FireNotes não me parece idêntico à dúvida que colocaste aqui... Eu no FireNotes não tenho a transparência que queria da forma que queria porque é impossível fazer o que quero da forma que quero em Windows Forms. Se não é impossível é muito complicado porque ninguém, nos mais conceituados fóruns, me conseguiu ajudar. Mas se já resolveste o problema, óptimo 🙂 E já agora como querias fazer ?
Guest id194 Posted April 6, 2009 at 11:17 PM Report #255622 Posted April 6, 2009 at 11:17 PM Acho que já tinha falado sobre isso num tópico que criei especifico sobre o assunto... A ideia era criar um form totalmente desenhado pelo utilizador (border/caption) com a possibilidade de redimensionar a janela usando as formas convencionais, tal e qual como tenho agora no FireNotes. Mas com a particularidade de ter transparência-alfa e aqui é que está o problema. Tentei vários métodos que me sugeriram, sendo o principal "layered windows", mas não foi possível porque desta forma tinha deter uma imagem fixa que seria o background do form, ou seja, não dava para fazer "resize". E há outro problema, colocar controlos dentro de um form deste género cria bastantes problemas, não me perguntes quais que agora não me lembro.
jpaulino Posted April 11, 2009 at 05:18 PM Report #256305 Posted April 11, 2009 at 05:18 PM Desculpa mas este tópico passou-me! Sim, já falamos e sinceramente não sei se existe alguma solução que funcione bem.
Guest id194 Posted April 11, 2009 at 06:15 PM Report #256318 Posted April 11, 2009 at 06:15 PM Existe, WPF 😞 Cheguei a desenhar o interface do FireNotes na íntegra todo em WPF usando o Microsoft Express Blend e ficava muito fixe e o melhor de tudo é que facilitava muita coisa mesmo. Mas como já disse no outro tópico, não uso WPF devido ao problema que aquilo tem com a renderização das fontes que põe qualquer aplicação bonita demasiado feia, na minha opinião. Segundo sei, o WPF 4 deve resolver isso, a ver vamos...
jpaulino Posted April 12, 2009 at 10:41 AM Report #256369 Posted April 12, 2009 at 10:41 AM Sim, no outro tópico acho! que também falei nisso, que com WPF podia-se tentar outras coisas, mas disseste que a aplicação era para .NET Framework 2.0. O WPF é fantastico!
Guest id194 Posted April 12, 2009 at 01:28 PM Report #256385 Posted April 12, 2009 at 01:28 PM Não deve ter sido isso que eu disse... Ser .NET 2.0, 3.0 ou 3.5 vai-me dar ao mesmo. O problema é o WPF ter uma renderização de texto muito má, há tópicos extensos sobre o assunto na MSDN, toda a gente se queixa do mesmo.
Recommended Posts