Jump to content

Recommended Posts

Posted

Estou a criar um formulário próprio (ou seja com um visual diferente), e para isso estou a fazer um override à função OnPaintBackground do formulário, para não ficar restringido. No entanto estou a ter um problema com as transparências, se colocar com este código

e.Graphics.DrawImage(My.Resources.Imagem, New Point(0,50))

e caso a imagem seja do formato png com transparência, não obtenho a dita transparência, no entanto se usar uma gif já a obtenho, no entanto a qualidade da gif é incomparavelmente inferior. Será que não existe outra maneira de colocar essa imagem como png?

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Posted

Porque não colocas uma picturebox com a tua imagem e depois defines a TransparencyKey com a cor do form ?

Se tens problemas com o png existe aqui um tópico no fórum que fala disso e de alguns problemas com o uso deles ... tenho de procurar mas tenta tu também procurar.

Posted

Já tentei isso, mas tenho o problema que a imagem a ser colocada pode variar, conforme escolha do utilizador, e não consigo adivinhar uma cor que essa mesma imagem não vá ter, o que faria com que a imagem ficasse esquisita.

Então vou procurar. Abri um tópico, porque sei que o Nazgulled já fez algo idêntico com o FireNotes e pode ter tidos os mesmos problemas

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Posted

Então vou procurar. Abri um tópico, porque sei que o Nazgulled já fez algo idêntico com o FireNotes e pode ter tidos os mesmos problemas

O que eu fiz com o FireNotes não me parece idêntico à dúvida que colocaste aqui... Eu no FireNotes não tenho a transparência que queria da forma que queria porque é impossível fazer o que quero da forma que quero em Windows Forms. Se não é impossível é muito complicado porque ninguém, nos mais conceituados fóruns, me conseguiu ajudar.

Mas se já resolveste o problema, óptimo 🙂

Posted

O que eu fiz com o FireNotes não me parece idêntico à dúvida que colocaste aqui... Eu no FireNotes não tenho a transparência que queria da forma que queria porque é impossível fazer o que quero da forma que quero em Windows Forms. Se não é impossível é muito complicado porque ninguém, nos mais conceituados fóruns, me conseguiu ajudar.

Mas se já resolveste o problema, óptimo 🙂

E já agora como querias fazer ?

Posted

Acho que já tinha falado sobre isso num tópico que criei especifico sobre o assunto... A ideia era criar um form totalmente desenhado pelo utilizador (border/caption) com a possibilidade de redimensionar a janela usando as formas convencionais, tal e qual como tenho agora no FireNotes. Mas com a particularidade de ter transparência-alfa e aqui é que está o problema. Tentei vários métodos que me sugeriram, sendo o principal "layered windows", mas não foi possível porque desta forma tinha deter uma imagem fixa que seria o background do form, ou seja, não dava para fazer "resize". E há outro problema, colocar controlos dentro de um form deste género cria bastantes problemas, não me perguntes quais que agora não me lembro.

Posted

Existe, WPF 😞

Cheguei a desenhar o interface do FireNotes na íntegra todo em WPF usando o Microsoft Express Blend e ficava muito fixe e o melhor de tudo é que facilitava muita coisa mesmo. Mas como já disse no outro tópico, não uso WPF devido ao problema que aquilo tem com a renderização das fontes que põe qualquer aplicação bonita demasiado feia, na minha opinião.

Segundo sei, o WPF 4 deve resolver isso, a ver vamos...

Posted

Não deve ter sido isso que eu disse... Ser .NET 2.0, 3.0 ou 3.5 vai-me dar ao mesmo. O problema é o WPF ter uma renderização de texto muito má, há tópicos extensos sobre o assunto na MSDN, toda a gente se queixa do mesmo.