Dj_Pedro Posted May 17, 2006 at 04:36 PM Report #27867 Posted May 17, 2006 at 04:36 PM Boas pessoal tudo? Eu cria fazer um programa que desse para gravar documentos em .txt ( isso é ir ao filter) agora o resto não sei... CommandDialog1.ShowSave Richtextbox1.Save tenho assim mas não sei o resto.... Alguem me pode ajudar sff??? Cumps. 😛
M6 Posted May 17, 2006 at 04:59 PM Report #27875 Posted May 17, 2006 at 04:59 PM Boas pessoal tudo? Eu cria fazer um programa que desse para gravar documentos em .txt ( isso é ir ao filter) agora o resto não sei... CommandDialog1.ShowSave Richtextbox1.Save tenho assim mas não sei o resto.... Alguem me pode ajudar sff??? Cumps. 😛 A ver se compreendi bem: tu queres fazer um dialog box de save com o filtro .txt e que o componente RTF grave nesse formato, é isso? Se assim é, a primeira coisa a fazer é construires os filtros na dialog box, consulta a documentação que, se bem me lembro até vem um exemplo. A segunda coisa a fazeres é verificar qual o directório, nome e filtro seleccionados pelo utilizador na dialog box. Por fim, gravas o ficheiro no local indicado, com o nome especificado e, caso o filtro seja um .txt, deves trocar o RTF para "plain text" (é assim em VB?). 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Dj_Pedro Posted May 17, 2006 at 05:10 PM Author Report #27880 Posted May 17, 2006 at 05:10 PM A ver se compreendi bem: tu queres fazer um dialog box de save com o filtro .txt e que o componente RTF grave nesse formato, é isso?Se assim é, a primeira coisa a fazer é construires os filtros na dialog box, consulta a documentação que, se bem me lembro até vem um exemplo. A segunda coisa a fazeres é verificar qual o directório, nome e filtro seleccionados pelo utilizador na dialog box. Por fim, gravas o ficheiro no local indicado, com o nome especificado e, caso o filtro seja um .txt, deves trocar o RTF para "plain text" (é assim em VB?). Tipo o que cria mesmo era saber qual p código para guardar o doc. em .txt ( + isso é so ir as propriedades da dialog box e por *.txt agora o problema é como fazer ele gravar o ficheiro ou seja como o criar.... Em delphi se não me engano era qualquer coisa deste genero: if SaveDialog1.Show then Richtextbox1.savetofile (savedialog1.name) end if Tas a ver o que eu quero??? Tipo fazer como o bloco de notas escrever normalmente e depois fazer o save.... so não sei é o codigo de salvar o ficheiro :dontgetit: Alguem me consegue ajudar??? Cumps. 😁
M6 Posted May 17, 2006 at 05:18 PM Report #27886 Posted May 17, 2006 at 05:18 PM Para gravares em flat file tens de colocar o RTF nesse modo, consulta a documentação sobre isso. Para gravares, basta invocares o método de gravação, que também está documentado. Vê a documentaão dos métodos e propriedades do objecto que está lá tudo. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
teckV Posted May 17, 2006 at 05:32 PM Report #27894 Posted May 17, 2006 at 05:32 PM se quiseres guardar à unha um texto para um file simples tipo texto podes usar a classe "StreamWriter" eu uso isso para fazer logging aplicacional em files de texto simples sem usar o sistema de eventos do windows se for util para isso dá uma vista neste codigo que cria um ficheiro caso não exista e escreve texto para lá... assim dominas totalmente a operação esta classe está no NameSpace "System.IO" usa o Imports System.IO Public Sub toLogFile(ByVal codigo As String, ByVal msg As String, ByVal logFileName As String) Try Dim objFile As StreamWriter If File.Exists(logFileName) Then objFile = New StreamWriter(logFileName) Else objFile = File.CreateText(logFileName) End If objFile.WriteLine(dataHoje() & " - ad_utils --- " & msg) objFile.Close() Catch ex As Exception deb.WriteLine("Excepção : " & ex.Message) End Try End Sub é sempre uma opão fica teckV
perdido_e_sozinho Posted May 17, 2006 at 05:48 PM Report #27896 Posted May 17, 2006 at 05:48 PM Dj_Pedro lembra-te de que sempre que postares na secção de Visual Basic deves indicar a versão do VB que usas. [vb5] [vb6] [vb.net 2003] [vb.net 2005] Com os melhores cumprimentos, Sérgio Matias
PreTenDer666 Posted May 18, 2006 at 03:05 AM Report #27972 Posted May 18, 2006 at 03:05 AM Bem vou assumir que será VB6. Como disseste que querias fazer tipo o bloco de notas penso que é isto que queres. 1 botao com o nome de "gravar" 1 Commondialog 1 textbox com a opcao multiline = true Aqui fica o codigo para gravar ficheiros TXT apartir do que escrevemos numa textbox. Private Sub Gravar_Click() Dim gravar As Integer On Error GoTo ErrorH CommonDialog1.DialogTitle = "Guardar ficheiro TXT" CommonDialog1.Filter = "Ficheiros TXT |*.TXT" CommonDialog1.FilterIndex = 0 CommonDialog1.ShowSave gravar = FreeFile Open CommonDialog1.FileName For Append As gravar Print #gravar, Text1.Text Close gravar Text1.Text = "" ' aqui vai chamar a common_error senao vai ' dar erro quando carregamos em cancelar ErrorH: Common_Error Exit Sub End Sub Private Sub Common_Error() '--------------------------------- ' Usado para apanhar o erro ' que me ocorria quando o Cancelar ' era presionado, de outra maneira o prog da erro '--------------------------------- 'se o erro for 32755("Cancel was clicked") If Err.Number = 32755 Then ' Nao faz nada pois nada e requerido End If End Sub
Dj_Pedro Posted May 18, 2006 at 06:20 AM Author Report #27976 Posted May 18, 2006 at 06:20 AM Ok PreTenDer666 vou experimentar e obrigado a todos os outros membros pela ajuda.... Sim é VB6 e desculpa perdido_e_sozinho pela falha... Eu ja tinha conseguido gravar files só que o problema é que é em formato .rtf e so le bem no wordpad.... + vo experimentar isso e depois digo news.... Cumps. 👍
M6 Posted May 18, 2006 at 07:42 AM Report #27979 Posted May 18, 2006 at 07:42 AM Não necessitas de escrever a rotina de escrita do ficheiro. O objecto RTF tem um método que faz isso. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Dj_Pedro Posted May 20, 2006 at 09:26 PM Author Report #28560 Posted May 20, 2006 at 09:26 PM Bem vou assumir que será VB6. Como disseste que querias fazer tipo o bloco de notas penso que é isto que queres. 1 botao com o nome de "gravar" 1 Commondialog 1 textbox com a opcao multiline = true Aqui fica o codigo para gravar ficheiros TXT apartir do que escrevemos numa textbox. Private Sub Gravar_Click() Dim gravar As Integer On Error GoTo ErrorH CommonDialog1.DialogTitle = "Guardar ficheiro TXT" CommonDialog1.Filter = "Ficheiros TXT |*.TXT" CommonDialog1.FilterIndex = 0 CommonDialog1.ShowSave gravar = FreeFile Open CommonDialog1.FileName For Append As gravar Print #gravar, Text1.Text Close gravar Text1.Text = "" ' aqui vai chamar a common_error senao vai ' dar erro quando carregamos em cancelar ErrorH: Common_Error Exit Sub End Sub Private Sub Common_Error() '--------------------------------- ' Usado para apanhar o erro ' que me ocorria quando o Cancelar ' era presionado, de outra maneira o prog da erro '--------------------------------- 'se o erro for 32755("Cancel was clicked") If Err.Number = 32755 Then ' Nao faz nada pois nada e requerido End If End Sub Caro PreTenDer666 obrigado funciona 😄 , so que gostava que me explicasses uma coisa pois não gosto de fazer programas sem perceber ... Para que é que serve isto : gravar = FreeFile Open CommonDialog1.FileName For Append As gravar Print #gravar, Text1.Text Close gravar Text1.Text = ""
PreTenDer666 Posted May 21, 2006 at 12:51 AM Report #28578 Posted May 21, 2006 at 12:51 AM O primeiro passo foi criar a variável gravar, à qual está a ser atribuída o valor FreeFile, que faz com que o sistema retorne o próximo manipulador de arquivos disponível, que deverá ser utilizado em todas as instruções do tipo Open, Print# e Close. Dps dizemos para utilizar o commondialog1.filename para o tipo Append (ou seja, irá receber a adição/inclusão de dados). Dps gravamos o conteúdo armazenado no componente Text1.text Fechar o gravar E dps "liberta" o que esta escrito dentro da Textbox. Não tenho muito jeito para explicar, mas espero que tenhas compreendido 😄
leaoVStigre Posted February 28, 2007 at 06:47 PM Report #85536 Posted February 28, 2007 at 06:47 PM e ja agora como posso fazer isso com uma foto? 😉
Recommended Posts