Jump to content

Seguir Robótica

Carloz

Recommended Posts

Boas

Daqui a mais ou menos um ano terei de escolher um curso e concorrer à universidade.

A minha ambição era tirar um curso no IST relacionado com robótica. Estava a pensar no curso de "Electrotécnica e de Computação".

Porém há muitos cursos que no fim dão para especializar em Robótica.

O que eu gostava de saber era qual o curso mais indicado para seguir esta área, ou seja, para seguir Robótica.

Agradeço a todos a vossa opinião, e espero estar a postar isto no sitio certo.

Fiquem Bem

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

• Replies 53
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Boas

Daqui a mais ou menos um ano terei de escolher um curso e concorrer à universidade.

A minha ambição era tirar um curso no IST relacionado com robótica. Estava a pensar no curso de "Electrotécnica e de Computação".

Porém há muitos cursos que no fim dão para especializar em Robótica.

O que eu gostava de saber era qual o curso mais indicado para seguir esta área, ou seja, para seguir Robótica.

Agradeço a todos a vossa opinião, e espero estar a postar isto no sitio certo.

Fiquem Bem

Se tens boas potencialidades (boas notas em matemática e outras), vai para o IST.

No início talvez seja chato para ti, por teres algumas matemáticas, mas depois entras num projecto fixe do ISR que é uma loucura.

É só ires ao site deles que vês o que eles andam lá a fazer: http://welcome.isr.ist.utl.pt/project/

É triste, mas infelizmente quando eu acabar o curso, eu sou reconhecido como Eng. Electrotécnica e de Computação na Ordem de Engenheiros. Já foi pior...  👍

Cumpr. brink@ero    😛

Lol olha outro colega 👍 Eu também quero ir para o IST @ LEEC para seguir robótica no futuro 😛 Já agora em que ano estás ?

11º

Pessoal, eu só estou em dúvida entre o IST e a UA, alguém me diz qual é a melhor?

É que me disseram que Aveiro neste momento era melhor que o Técnico.

Sempre ouvi dizer que o técnico era a melhor...nao sei.

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

UA se fosse melhor para a informática seria uma das escolhas, a universidade é fantástica e  está num belo sítio...

Passei-me só de comer paezinhos quentes e sumo de laranja na cantina deles... 👍

Passei este fim de semana pela UC e a comida de lá é uma valente m****... a sopa já tinha uma concentração de H3O+ elevada! (para quem percebe o que isto quer dizer... 😛 )

😄

Sem querer ofender ninguém, acho que o IST tem a fama se ser o melhor simplesmente por já está no topo à muito tempo, consequência a que não alheio o facto de tar na capital. Existem boas Universidades "emergentes" como o Minho ou Aveiro, que por serem novas ficam na sombra.

[H3O]+ elevada?

Eu pensava o ácido acético só ponham na salada... 😉

Existem boas Universidades "emergentes" como o Minho ou Aveiro, que por serem novas ficam na sombra.

Eu acho que estas universidades não ficam na sombra, antes pelo contrário: as maiores feiras de robótica dão-se no Norte e a universidade do Minho na área da Robótica e da Informática tem dado muitos trunfos. Estou sinceramente a pensar ir estudar para o Minho  😉

Existem boas Universidades "emergentes" como o Minho ou Aveiro, que por serem novas ficam na sombra.

Eu acho que estas universidades não ficam na sombra, antes pelo contrário: as maiores feiras de robótica dão-se no Norte e a universidade do Minho na área da Robótica e da Informática tem dado muitos trunfos. Estou sinceramente a pensar ir estudar para o Minho  😛

Eu, pelo que sei, a grande diferença entre o IST e as outras universidades é que o IST é mais teórico.

Eu, e muitos que já assistiram outras aulas de outras universidades. E pelo o que se vê na maioria, o professor dá a matéria, mas não explica porque.

Normalmente, tudo o que é dado no IST, pelo menos no meu curso, é demontrado a sua razão de ser.

Por isso, não basta saber, mas é necessário perceber o porquê.

Acho que as outras universidades funcionam como a escola russa, na base da experiência, sem pesados fundamentos teóricos.

Por isso há à crítica do IST sairem engenheiros, por exemplo mecânicos, que não sabem o que é um parafuso.

Mas as bases que eles tem permitem eles fazerem investigação, enfrentar coisas novas, tomar decisões, liderar...

Como disse um colega do meu curso que está a fazer doutoramento.

"Eu depois de sair no IST, ao ver um motor dum avião, fiquei todo fascinado. Um americano ao meu lado dizia todas as peças do motor e a sua funcionalidade.

E eu pouco sabia. No entanto, se disse-se: - Vamos lá analizar a hélice com o método dos painéis, tentar aperfeiçoa-la. O americano seria incapaz."

Cumpr. brink@ero    😉

Pessoal, eu só estou em dúvida entre o IST e a UA, alguém me diz qual é a melhor?

É que me disseram que Aveiro neste momento era melhor que o Técnico.

Aveiro é muito bom em Telecomunicações, tanto que o curso deles não tem ramo, é só Telecomunicações.

Se queres seguir Robotica, as duas melhores instituições são o IST e a UC no DEEC. Estas duas instituições criaram o ISR, que é o Instituto de Sistemas e Robotica, onde existe um polo em Coimbra e outro em Lisboa.

Os alunos finalistas em projecto fazem normalmente projecto no ISR, e esta instituição é bastante prestigiada cá em Portugal como no estrangeiro. Inclusive já fizeram projectos para a ESA, Nasa, etc

vê aqui

http://welcome.isr.ist.utl.pt/home/

http://www2.isr.uc.pt/new/homeflash.php