senito Posted May 17, 2006 at 10:06 AM Report #27801 Posted May 17, 2006 at 10:06 AM Boas, vou ter um trabalho prático para a uma cadeira (estruturas de infomação) em que terei que trabalhar com grafos e implementar alguns algoritmos. O trabalho é o seguinte: "O presente trabalho tem por objectivo adicionar à classe template representativa de grafos, através de lista de adjacências, os seguintes algoritmos: • Árvore de Expansão Mínima – implementar o algoritmo de Prim ou o algoritmo de Kruskal para determinar uma árvore de expansão mínima de um grafo não dirigido, pesado, conexo; • Fluxo Máximo numa Rede de Transporte – implementar o Algoritmo Ford- Fulkerson para determinar qual o fluxo máximo possível num grafo de fluxo; • Circuito de Euler – verificar se um grafo não dirigido tem um circuito de Euler, e em caso afirmativo, determiná-lo; • Eulerização de um Grafo – implementar um algoritmo que transforma um grafo não Euleriano num grafo Euleriano. " Será que alguém tem o código-fonte desses algoritmos que me pudesse arranjar? É que assim poupava algum tempo de pesquisa no google sobre o que cada algoritmos faz. Como trabalho não tenho muito tempo para estar à procura. Se alguém me pudesse ajudar agardecia imenso. Cumps
saramgsilva Posted May 17, 2006 at 03:26 PM Report #27850 Posted May 17, 2006 at 03:26 PM boas, eu talvez te arranje, porque isso devia estar a dar a Optimização Combinatória ( desisti da cadeira... ) mas vou ver se pego os pdf e te envio!!!!! que tem os algoritmos como tu queres, decerteza.... em relação aos grafos, são árvores... talvez isto que ajude http://wwwp.fc.unesp.br/~erich/ed.html tem uns tutis sobre arvores em C, mas acho que facilmente percebes e aplicas a linguagem que pretendes!! tofas www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
senito Posted May 17, 2006 at 05:58 PM Author Report #27898 Posted May 17, 2006 at 05:58 PM obrigado pela mensagem. Qd chegar a casa já vou dar uma vista de olhos ao link q me enviaste.
mogers Posted May 21, 2006 at 05:18 PM Report #28634 Posted May 21, 2006 at 05:18 PM boas, eu talvez te arranje, porque isso devia estar a dar a Optimização Combinatória ( desisti da cadeira... ) mas vou ver se pego os pdf e te envio!!!!! que tem os algoritmos como tu queres, decerteza.... em relação aos grafos, são árvores... talvez isto que ajude http://wwwp.fc.unesp.br/~erich/ed.html tem uns tutis sobre arvores em C, mas acho que facilmente percebes e aplicas a linguagem que pretendes!! tofas tofas, os grafos são a mesma coisa k árvores? Eu comecei agr a dar grafos (só tive 1 aula ainda) na faculdade... acho que o meu prof disse que uma árvore é um tipo especial de grafo... já não me lembro porquê ? "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
saramgsilva Posted May 21, 2006 at 05:25 PM Report #28638 Posted May 21, 2006 at 05:25 PM Em 21/05/2006 às 19:18, mogers disse: se leres a definação de grafo e de árvore ves que trofas, os grafos são a mesma coisa k árvores? Eu comecei agr a dar grafos (só tive 1 aula ainda) na faculdade... acho que o meu prof disse que uma árvore é um tipo especial de grafo... já não me lembro porquê ? Não sou a trofas mas sim tofas... em relação a pergunta que fizeste irá perceber melhor....como estás a falar nisso nas aulas.... mas deixo-te aqui uns links sobre isso 😄 Teoria_dos_grafos Grafos já agora senito vê esses link's pode-te dar jeito 😄 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
senito Posted May 22, 2006 at 09:57 AM Author Report #28810 Posted May 22, 2006 at 09:57 AM Não sou a trofas mas sim tofas... Sorry, foi um pequeno erro de escrita. É o que faz escrever sem olhar pro teclado e dps n verificar o q se escreve. hehe Obrigado pelas dicas.
saramgsilva Posted May 22, 2006 at 10:55 AM Report #28821 Posted May 22, 2006 at 10:55 AM Em 22/05/2006 às 11:57, senito disse: Sorry, foi um pequeno erro de escrita. É o que faz escrever sem olhar pro teclado e dps n verificar o q se escreve. hehe Obrigado pelas dicas. sim eu sei.... o mogers já me mandou mp 😄 ... não problema...só chamei atenção para corrigir ... bom trabalho www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Rui Carlos Posted May 23, 2006 at 10:30 AM Report #29055 Posted May 23, 2006 at 10:30 AM a wikipedia é um bom local para procurar informações. tem a descrição de alguns algoritmos que referiste com esquemas/desenhos que explicam como funcionam. Rui Carlos Gonçalves
brunomoniz Posted May 31, 2006 at 08:36 PM Report #30423 Posted May 31, 2006 at 08:36 PM senito... tamos a fazer o mesmo trabalho! já adiantas-te alguma coisa?
senito Posted June 1, 2006 at 08:40 PM Author Report #30642 Posted June 1, 2006 at 08:40 PM Infelizmente ainda n tive tempo pra começar. Espero começar no sábado. Já tens alguma coisa adiantada?
brunomoniz Posted June 1, 2006 at 09:24 PM Report #30650 Posted June 1, 2006 at 09:24 PM tenho a parte do ficheiro pronta e testada. tenho alguns métodos de euler mas ainda não está tudo. tou a tentar fazer kruskal mas é complicado. prim é mais facil... nao toquei em ford-fulkerson...
rAtOOn Posted June 5, 2006 at 09:51 PM Report #31364 Posted June 5, 2006 at 09:51 PM Viva. Pareçe-me que sou outro a fazer esta cadeira de ESTIN.... É ppl do DEI-ISEP? Tenho que entregar ate dia 11 o trabalho, e ainda estou a tentar implementar o Kruskal (com uma stack) ou o Prim (com vectores), ainda não me decidi, talvez o que funcionar 1º Quanto ao resto apenas reuni informacao e algoritmos em pseudo-codigo.... se quiseres trocar informações....APITEM 😁
brunomoniz Posted June 6, 2006 at 08:37 AM Report #31400 Posted June 6, 2006 at 08:37 AM DEI-ISEP rula estou a tentar implementar uma estrutura local para guardar: origem ramo, destino ramo, peso. Isto para ordenar os ramos para calcular a árvore de expansão minima (kruskal)
nurvo0 Posted June 6, 2006 at 11:13 AM Report #31411 Posted June 6, 2006 at 11:13 AM Também estou a fazer esse trabalho. Já implementei o algoritmo Prim...estou a tentar fazer os outros e não estou a conseguir. Eu queria arranjar os outros algoritmos sem ser aqueles que já estão disponibilizados na disciplina.Se alguém encontrar algum jeitoso, agradecia! PS: A minha professora disse que o algoritmo Prim é mais facil que o Kruskal.
rAtOOn Posted June 6, 2006 at 05:52 PM Report #31494 Posted June 6, 2006 at 05:52 PM brunomoniz: poix, chegei exactamente aí para poder utilizar uma Queue (Vorigem,Vdestino, Peso) Quanto ao Prim, embora tb me tenham dito que seria mais facil, resulta-me num vector (pai) que nao me faz sentido algum, por isso estou a tentar o Kruskal // ARVORE DE EXPANSAO MINIMA -> ALGORIMO DE KRUSKAL template<class TV,class TR> ListAdjGrafo<TV,TR> ListAdjGrafo<TV,TR>::ArvExpansaoMinK() { ListAdjGrafo<TV,TR> a; Vertice<TV,TR> *v = graf; Ramo<TV,TR> *r; Queue<Ramo<TV,TR>*> filaP; for (int i = 0; i < nvertices; i++) { // Constroi os vertices da nova arvore a.juntar_vertice(v->vconteudo); r = v->apramo; while(r != NULL) { // Construir fila prioridade crescente de peso com os ramos de E // Peso: r->rconteudo // Aqui devia-se acrescentar a filaP, juntamente com r, o v acrescentaC(filaP, r); r = r->apr; } v = v->apvertice; } cout << filaP << endl; // Resto do Algoritmo... return a; } Aqui acrescenta apenas os ramos por ordem crescente, preciso de uma struct tipo typedef struct { Vertice<TV,TR> vFila; Ramo<TV,TR> rFila; } sFila sugestões são bem apreciadas.... já pensei alterar para uma matriz de adjacencias, manipular com os algoritmos, e depois construir a nova arvore. pelo menos seria mais facil para o ford-fulkerson edit : Peço que usem o GeSHi. tofas 😁
rAtOOn Posted June 8, 2006 at 12:26 PM Report #31775 Posted June 8, 2006 at 12:26 PM Já completei a Eulerização de um grafo (partido do principio que já e conexo, ainda nao testei uma situacao em que ele nao seja conexo) Quanto ao Circuito de Euler, estou a testar uma abordagem recursiva, quando completar, coloco aqui. Abraço.
senito Posted June 8, 2006 at 02:21 PM Author Report #31810 Posted June 8, 2006 at 02:21 PM A mim falta-me completar esse algoritmo. Espero ter isso pronto hj. pra dps no fim-de-semana fazer o grafo e a análise de complexidade. Abraço.
rAtOOn Posted June 8, 2006 at 05:48 PM Report #31846 Posted June 8, 2006 at 05:48 PM A "Eulerização" do grafo ja está. Bem como o metodo isEuler() Finalmente o que falta: O caminho de Euler: template<class TV,class TR> void ListAdjGrafo<TV,TR>::CircuitoEuler(const TV & vInicio) { //ListAdjGrafo<TV,TR> *caminho; TV vFim; Vertice<TV,TR> * tempv = encontrar_vertice(vInicio); Ramo<TV,TR> * t = tempv->apramo; while(GrauVertice(tempv) > 0) { vFim = t->apv->vconteudo; cout << "Inicio: " << vInicio << "Fim: " << vFim << endl; retirar_ramo(tempv, t); CircuitoEuler(vFim); } } Era suposto funcionar, mas ja vi que quando existe um vertice de grau impar (unico no grafo) ele cria um ramo circular vOrigem = vDestino falta implementar este teste no algoritmo (acho eu)... Ja agora falta tambem assegurar que o vertice que inicia o calculo do caminho, é também o último! Isto já vai aumentar a complexidade.... Sugestões/Comentários são apreciados....
saramgsilva Posted June 19, 2006 at 01:35 AM Report #33722 Posted June 19, 2006 at 01:35 AM para vos ajudar.... talves isto dê jeito 😉 no topico: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=3158 Em 19/06/2006 às 00:21, Rui Carlos disse: eu tenho uma biblioteca de funções para manipulação de árvores binárias, mas já é um pouco mais complexa do que aquilo que precisas (são árvores binárias de procura equilibradas)... de qualquer forma podes fazer o download aqui mais uns link's: http://wiki.di.uminho.pt/wiki/pub/Education/MetodosProgramacaoII/f1.pdf http://wiki.di.uminho.pt/wiki/pub/Education/MetodosProgramacaoII/TP.tgz http://wiki.di.uminho.pt/wiki/pub/Education/MetodosProgramacaoII/slides_tp.pdf se tiveres alguma dúvida concreta sobre o assunto é só dizeres EDIT quase me esquecia da wikipedia... http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_de_busca_bin%C3%A1ria www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
rAtOOn Posted June 19, 2006 at 06:56 AM Report #33731 Posted June 19, 2006 at 06:56 AM A versão final ficou como se segue (Algoritmo recursivo c/backtracking) template<class TV,class TR> bool ListAdjGrafo<TV,TR>::CircuitoEuler(const TV & vInicio, const TV & vParagem, Stack<Ramo<TV,TR> *> &stR) { TV vFim; Vertice<TV,TR> *v = encontrar_vertice(vInicio); Ramo<TV,TR> *r = v->apramo; // Criterio de Paragem if (EulerVisitouTodosRamos(stR)) // Se nao tem ramos repetidos e se visitou todos { cout << "Caminho de Euler:" << endl << vParagem; while(!stR.vazia()) { stR.pop(r); cout << "-" << r->apv->vconteudo; } cout << endl << endl; return true; } while (r != NULL) { if (! EulerVisitouRamo(stR, r)) stR.push(r); vFim = r->apv->vconteudo; if (CircuitoEuler(vFim, vParagem, stR)) return true; stR.pop(r); // Backtracking } r = r->apr; } return false; } Ficou a funcionar sem estourar a stack ? Nem precisa de ser um grafo eureliano, se não existir caminho, devolve False! Leva como parametro por exemplo vertice inicio 1 e vertice final 1 (condição de caminho de Euler: acaba no vertice que começa) e uma stack para guardar o caminho que vai encontrando. Optei por imprimir o caminho dentro, caso não o faça, leva uma stack com os ramos (atenção depois ao acesso aos membros de dados privados).
Recommended Posts