Ir para o conteúdo
Pedro2115

[VB08] Ligação á base de dados

Mensagens Recomendadas

Pedro2115    0
Pedro2115

Boas pessoal  :biggrin:

É assim eu tenho um projecto em VB que consiste em fazer um programa de uma loja de informática em que se vai guardar os clientes que compraram produtos na loja e vai ter esses mesmo produtos na BD.

O meu problema é este, eu tenho de fazer isto no VB08 e já procurei lá tudo mas não encontrei nada relacionado com BD's, e já me disseram que tinha de fazer tudo á unha, eu já encontrei estas ajudas: http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html do jpaulino.

Mas a minha duvida é onde meter esse código :P Se meto em algum objecto ou espeto só assim no formulário  :P

Não sei se me expliquei bem mas tentem ajudar people  :biggrin:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

Boas,

Tirando o Imports, que tem de ficar no inicio da classe, podes colocar dentro de um evento qualquer (click de um botão, form load, etc).

Tudo depende do que queres fazer!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
José Lopes    1
José Lopes

Boas pessoal  :biggrin:

É assim eu tenho um projecto em VB que consiste em fazer um programa de uma loja de informática em que se vai guardar os clientes que compraram produtos na loja e vai ter esses mesmo produtos na BD.

O meu problema é este, eu tenho de fazer isto no VB08 e já procurei lá tudo mas não encontrei nada relacionado com BD's, e já me disseram que tinha de fazer tudo á unha, eu já encontrei estas ajudas: http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html do jpaulino.

Mas a minha duvida é onde meter esse código :P Se meto em algum objecto ou espeto só assim no formulário  :P

Não sei se me expliquei bem mas tentem ajudar people  :biggrin:

Desculpem lá...mas como é que alguém se mete num projecto destes, sem ter  a mínima do que tá a fazer... lol (desculpa se foi má interpretação minha....)

Estão à espera de uma epifania ... e pluft... fez-se luz?????

Dúvidas especificas... questões localizadas... nao consigo fazer isto ou aquilo... alguém tem uma ideia do que está a falhar neste bloco de código.... Isto sim.. são registos dignos de um post!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro2115    0
Pedro2115

Desculpem lá...mas como é que alguém se mete num projecto destes, sem ter  a mínima do que tá a fazer... lol (desculpa se foi má interpretação minha....)

Estão à espera de uma epifania ... e pluft... fez-se luz?????

Dúvidas especificas... questões localizadas... nao consigo fazer isto ou aquilo... alguém tem uma ideia do que está a falhar neste bloco de código.... Isto sim.. são registos dignos de um post!

Eu tenho a mínima ideia do que faço agora coisa que nunca tive foi trabalhar no VB08 que por acaso é muito diferente do 06.

E as questões localizadas, quando é que se pode ter questões localizadas se nem o nosso próprio professor sabe fazer isto?? Dar uma de leet é fácil.

Jpaulino obrigado amanha já vou tentar  :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
José Lopes    1
José Lopes

Dar uma de leet é fácil.

Só porque me obrigaste a pesquisar o que era isso... mereces uma resposta à altura....

Embora o VB6 seja muito diferente do 08, existem uma série de conhecimentos que são transversais... a não ser claro, que usasses os objectos automáticos disponibilizados....

Ainda assim,  porque até concordo contigo, pelo que me têm dito aqui e relativamente a

E as questões localizadas, quando é que se pode ter questões localizadas se nem o nosso próprio professor sabe fazer isto
básicamente o que tu vais ter que fazer é:

- Presumo que já tenhas criado uma BD, em Access, SQL..ou o que quer que seja.

- Não te esqueças que a definição de uma estrutura de dados como deve ser, representa certamente o maior desafio para que o programa funcione como deve ser e sirva os objectivos.

- Depois, se fosse eu (e porque uso esta metodologia para trabalhar) começo por fazer um formulário de pesquisa com uns campos de pesquisa e uma listview ou uma datagridview...

- Crias também um formulário que vai servir para Inserir/Editar os registos

- Aqui, à semelhança do VB, também existem os objectos automáticos de acesso a BD, mas eu prefiro fazer tudo à unha... que é como é bonito...lol

- Tens essencialmente 3 ou 4 tipos de Objectos que te interessam para lidar com BD

- Inicialmente crias uma ligação à Base de Dados, preferencialmente através das settings da aplicação

- Objectos com muito Interesse:

* O command

* o dataReader

* o dataAdapter

* o connection

........

Os nomes variam um pouco de acordo com os provedores do driver (SQL, ORACLE, ACCESS, ...)

Em cada form que vas usar isto deves fazer como o jpaulino disse

Por exemplo para access (OLEDB)

imports system.data.oledb

Depois em cada botão de acção, tens que te procurar sempre em:

Abrir a ligação

Executares a acção (consulta - reader para ler por exemplo; command para interagir - insert, update ou delete... e por ai fora... isto para não falarmos de trabalhar com dataset's que é area na qual nao me sinto muito confortável.)

Fechares a ligação

De qualquer modo.... deve haver aqui posts no fórum com aplicações que podes baixar para ter umas ideias....

Bom trabalho...

PS - de leet  é que eu nã tenho nada... a minha formação nesta área corresponde a 1 mês de escola... tudo resto é queimar pestanas ;-)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro2115    0
Pedro2115

José deste ai umas grandes ajudas.

Tipo dizes-te ai coisas que ja tinha e tenho pensado fazer, o form para inserir e o de procura são basicamente as partes fundamentais do projecto...

- Inicialmente crias uma ligação à Base de Dados, preferencialmente através das settings da aplicação

Eu já consegui criar uma ligação á Base de dados, não me lembro foi do objecto que usei para fazer a ligação...é como digo eu andei a nadar até por acaso ter encontrado esta ligação no VB08

Nos comandos de acção deste ali uma grande resposta, eu já tinha visto isso no blog do jpaulino e ja tinha ficado com ideia para o que servia mas o teu post foi mais elucidativo.

Pelo que andei a pesquisar já o datagrid é mesmo 5* como dizeste.

Bem vou botar mãos ao trabalho, obrigado pela ajuda :) E se tudo o que sabes foi a queimar pestanas então és mesmo alto leet  :thumbsup:

Não sei se isto pode ficar aberto em caso de eu ter duvidas...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

Não sei se isto pode ficar aberto em caso de eu ter duvidas...

Não é um livro aberto, mas se for relacionado com isto podes colocar novas dúvidas. :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
José Lopes    1
José Lopes

Quanto à conexão, eu normalmente crio um módulo de interacção com a BD... e coloco lá bem no topo:

(exemplo para access)

Public con As New OleDbConnection(My.Settings.connConnectionString)

Depois crio uma setting  chamada connConnectionString que há-de ser mais ou menos parecida com: Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=atuaDB.mdb

E estamos prontos... agora cada vez que quiseres ir à base de dados, é testar se ta aberta ou fechada...e agir em conformidade ;-)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro2115    0
Pedro2115

Boas pessoal

Já consegui resolver o problema  :biggrin: Foi preciosa a vossa ajuda pessoal, agora só falta dar uns retoques no projecto e está quase completo .

Jpaulino e José mais uma vez obrigado  :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade