Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas

Neste momento estou a usar Linux a 100% 🙂

E é assim apesar de ser um sistema 99.9% seguro, bastante estável etc... a verdade é que gostaria que me recomendassem um anti-virus e uma firewall.

Cumps

Posted

Não precisas de anti-virus para GNU/Linux. Os virus e worms não são considerados uma ameaça para este sistema operativo. Para além de haverem poucos, são pouco eficazes e ainda se propagam menos. As poucas instalações de anti-virus que existem em sistemas GNU/Linux, são normalmente em servidores de e-mail e de ficheiros, e servem para proteger os sistemas window$ de serem infectados por esses vectores.

Quanto à firewall todos os sistemas GNU/Linux têm uma firewall. O kernel Linux tem um filtro de pacotes integrado, que é um dos melhores do mercado. O que precisas é de aprender a configura-lo (http://iptables.org/documentation/index.html), e/ou de instalares uma interface de gestão gráfica (recomendo o firestarter).

• 7 months later...
Posted

Boas ppl, sou novo em linux, gostaria que me ajudassem a configurar a firestarter e o Clam AntiVirus...

Cumps ppl

Não leste o que o falco disse?

Não precisas de anti-vírus para nada...

Firestarter é só teres o programa aberto, depois tens é de escolher se queres bloquear tudo e definir (na terceira tab) excepções, ou se queres permitir tudo, e definir regras para programas nao permitidos.

Posted

Em (k|x)ubuntu e outras debian-based distribuições, $ sudo apt-get install firestarter deve chegar. 👍

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

• 5 months later...
Posted

Em (k|x)ubuntu e outras debian-based distribuições, $ sudo apt-get install firestarter deve chegar. 😉

Firestarter é só um GUI para a iptables, e esta já está restritiva by default no sistema...

Posted

Pessoal penso que mais vale prevenir que remediar...

Anti-vírus nunca é demais...

😉

Não, não é... eu sei que é díficil de adaptar à ideia, mas não precisas de anti-vírus nenhum...

Posted

Em (k|x)ubuntu e outras debian-based distribuições, $ sudo apt-get install firestarter deve chegar. 😉

Firestarter é só um GUI para a iptables, e esta já está restritiva by default no sistema...

Eu estava a responder a isto na altura:

Peço desculpa, eu nao keria dizer configurar, mas sim instalar!! lolololol como é k instalo a firestarter??

Pessoal penso que mais vale prevenir que remediar...

Anti-vírus nunca é demais...

😉

Se tiveres a falar de windows, sim. Em linux, só para protegeres sistemas windows. 😉

Btw, há umas quantas discussões sobre isto no ptsec:

http://www.ptsec.net/index.php?topic=41.0

http://www.ptsec.net/index.php?topic=69.msg738#msg738

(Se acharam que isto é pub descarada e não a queiram por aqui, removam os links ou digam-me para o fazer.)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Olá a todos!

Citando da fonte http://br-linux.org/linux/node/3343 :

"O link que eu passei traz posicionamentos do Alan Cox, Albert Cahalan e Paul W. Smith sobre o assunto, e a maior parte deles concorda que o Bliss não é um vírus (o Cahalan discorda). No que me diz respeito, nenhum dos 3 é autoridade na matéria também, embora o Alan Cox seja uma voz a ser ouvida.

Mas as opiniões deles sobre o Bliss, que eu citei como exemplo, não mudam o que afirmei sobre tua alegação de que "[v]írus para Linux não pode ser chamado de vírus". Ainda que hoje não existisse nenhum vírus para Linux, definitivamente não é impossível criar um - tanto de arquivos quanto de boot ou de macro ou outra variedade. O fato de exigir poderes de root para causar dano no nível do sistema não o desqualifica como tal - embora claramente torne mais difícil o seu sucesso como malware.

E a idéia de que não há hoje vírus para Linux é, em si, controversa. O relatório "Analysis of the Impact of Open Source Software" (2001), de autoria de Dr. Nic Peeling e Dr. Julian Satchell, por exemplo, afirma que existem vários, e em seguida aponta hipóteses para explicar por que nenhum deles jamais se espalhou largamente.

Alguns outros nomes de malwares já identificados para Linux e Unix são: Lion, OSF.8759, Slapper, Scalper, Linux.Svat, e BoxPoison. Alguns deles são vírus e outros são worms, mas note que a exigência de poderes de root não os impediu de existir e mesmo de se espalhar, embora restrinja bastante seu alcance."

😉

Posted

Os "virus" que existem para linux são apenas proof-of-concept, ou seja, que demonstram que é possível existirem virus. Não precisas de AV, confia em mim. 😉

Posted

Eu também não uso AV, nem sei as alternativas que há.

Depois também existe o ponto a favor de os utilizadores de linux perceberem muito mais de computadores que os da maioria do Windows. Logo não caem em armadilhas, teóricamente. Mas eu até acho que é fácil fazer m*rda em linux, basta ver por exemplo se executarmos um "rm -rf / " como root. Em Windows de fizeres um "format c:" e se o SO estiver nessa partição tens um aviso que é impossível formatar. Mas é como disse, um utilizador de linux supostamente nunca vai deixar executar o comando acima referido.

Por isso deixa-te de AVs no linux, ficas com um sistema muito menos pesado. 😉

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"