Jump to content

php codigo

cristpate
 Share

Recommended Posts

Ajudem me tenho um sistema que insere solicitacoes numa tabela mysql por um formulario preenchido

pelo usuario mas o mesmo nao pode inserir mais de 3 solicitacoes acerca do mesmo tema

o problema e que eu nao consigo comparar um dado da tabela com uma constante que eu defini no formulario

e outra coisa, ter o assunto como base de comparacao e perigoso porque o mesmo tema pode ser inserido varias vaezes

e uma batata quente

cristpate

craziness it's to do the same thing over and over again expecting a different result

quando o mesmo utilizador ta inserir 3 vezes o mesmo tema depois que tentar inserir mais ele nao consegue correcto??

porque antes de escrever nao fazes um select e vez os temas desse utilizador

$tema='2'; imaginando que ele ta a tentar inserir o tema 2

$user='user1';

$sql=mysql_db_query("base_de_dados", "select * from tabela1 where utilizador='$user' && tema='$tema' ");

leres isso para um array os temas que ele tem

verificas depois com um if se esse usuario ja possuir 3 temas nesse assunto se tiver imprimes num else este utilizador ja tem 3 vezes este tema.

e nao vais fazer a pesquisa senao tiver dentro do if colocas o que vais escrever na base de dados

espero ter ajudado

ajudaste muito vai de encontro com o que eu estava a pensar mas em vez de controlar com o assunto

resolvi criar um campo na tabela q regista se e a 1 , a 2 ou a 3 solicitacao

porque com o assunto tinha que obrigar o usuario a introduzir o mesmo e usuario e usuario sabes como sao mas agora fica a parametrizacao do mesmo esquema

olha e assim:

no form existem 3 option buttons  com valores de 1, 2 e 3

as condicoes devem esar assim

se ele introduzir ide='1 ' entao a consulta na tabela sera

select * from solicitacao where ide='2'

que e a para ver se ja esta la uma 2 ou nao

se existirem dados com esse valor

por baixo deve correr um script para so mostrar dados com o valor ide='1' que e o selecionado

se nao,

ele mostra os dados de valor=1 e a opçao para reenviar a solicitacao

e o mesmo se ele selecionar no option button o de valor '2'

mas para option button de valor 3 visto ser a ultima opçao ele so mostra a opçao sem ter de procurar na tabela

agora e nesse passo onde eu estou, estou confuso como e que hei de parametrizar todas essas condiçoes

==========

cristpate (de moçambique)

craziness it's to do the same thing over and over again expecting a different result

Com esse português um bocado confuso, fiquei meio à nora..

Para saberes se o utilizador tem já os 3 temas basta isto..

<?php
$nTemas = intval(mysql_result(mysql_query("SELECT COUNT(*) AS total FROM tabela WHERE tema=$tema AND utilizador=$id_utilizador"),0,"total"));
//meio hard code mas dá para perceber o que quero dizer
if($nTemas<3){
//codigo caso tenha menos que 3
} else {
//codigo caso nao tenha menos de 3
}
?>

O teu 2º pedido já não percebi.. 😉"

I intend to live forever. So far so good.