cristpate Posted March 13, 2009 at 09:39 AM Report Share #250464 Posted March 13, 2009 at 09:39 AM Ajudem me tenho um sistema que insere solicitacoes numa tabela mysql por um formulario preenchido pelo usuario mas o mesmo nao pode inserir mais de 3 solicitacoes acerca do mesmo tema o problema e que eu nao consigo comparar um dado da tabela com uma constante que eu defini no formulario e outra coisa, ter o assunto como base de comparacao e perigoso porque o mesmo tema pode ser inserido varias vaezes e uma batata quente ___________ cristpate craziness it's to do the same thing over and over again expecting a different result Link to comment Share on other sites More sharing options...
elcsat Posted March 13, 2009 at 01:11 PM Report Share #250511 Posted March 13, 2009 at 01:11 PM quando o mesmo utilizador ta inserir 3 vezes o mesmo tema depois que tentar inserir mais ele nao consegue correcto?? porque antes de escrever nao fazes um select e vez os temas desse utilizador $tema='2'; imaginando que ele ta a tentar inserir o tema 2 $user='user1'; $sql=mysql_db_query("base_de_dados", "select * from tabela1 where utilizador='$user' && tema='$tema' "); leres isso para um array os temas que ele tem verificas depois com um if se esse usuario ja possuir 3 temas nesse assunto se tiver imprimes num else este utilizador ja tem 3 vezes este tema. e nao vais fazer a pesquisa senao tiver dentro do if colocas o que vais escrever na base de dados espero ter ajudado Link to comment Share on other sites More sharing options...
cristpate Posted March 13, 2009 at 02:07 PM Author Report Share #250521 Posted March 13, 2009 at 02:07 PM ajudaste muito vai de encontro com o que eu estava a pensar mas em vez de controlar com o assunto resolvi criar um campo na tabela q regista se e a 1 , a 2 ou a 3 solicitacao porque com o assunto tinha que obrigar o usuario a introduzir o mesmo e usuario e usuario sabes como sao mas agora fica a parametrizacao do mesmo esquema olha e assim: no form existem 3 option buttons com valores de 1, 2 e 3 as condicoes devem esar assim se ele introduzir ide='1 ' entao a consulta na tabela sera select * from solicitacao where ide='2' que e a para ver se ja esta la uma 2 ou nao se existirem dados com esse valor por baixo deve correr um script para so mostrar dados com o valor ide='1' que e o selecionado se nao, ele mostra os dados de valor=1 e a opçao para reenviar a solicitacao e o mesmo se ele selecionar no option button o de valor '2' mas para option button de valor 3 visto ser a ultima opçao ele so mostra a opçao sem ter de procurar na tabela agora e nesse passo onde eu estou, estou confuso como e que hei de parametrizar todas essas condiçoes ========== cristpate (de moçambique) craziness it's to do the same thing over and over again expecting a different result Link to comment Share on other sites More sharing options...
The Loser Posted March 13, 2009 at 02:25 PM Report Share #250528 Posted March 13, 2009 at 02:25 PM Com esse português um bocado confuso, fiquei meio à nora.. Para saberes se o utilizador tem já os 3 temas basta isto.. <?php $nTemas = intval(mysql_result(mysql_query("SELECT COUNT(*) AS total FROM tabela WHERE tema=$tema AND utilizador=$id_utilizador"),0,"total")); //meio hard code mas dá para perceber o que quero dizer if($nTemas<3){ //codigo caso tenha menos que 3 } else { //codigo caso nao tenha menos de 3 } ?> O teu 2º pedido já não percebi.. 😉" I intend to live forever. So far so good. Link to comment Share on other sites More sharing options...
elcsat Posted March 13, 2009 at 08:37 PM Report Share #250605 Posted March 13, 2009 at 08:37 PM o teu segundo post ta um pouco confuso.. tenta explicar melhor que ajudo-te se poderes faz um fluxograma para explicar o que pretendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts