Jump to content

Cenário exequível em PHP?


arthymian
 Share

Recommended Posts

Viva,

Tenho um cenário para o qual tenho curiosidade em encontrar solução.

Necessito criar um sistema que me permita interpretar ficheiros externos e depois:

- Ou anexa-los a uma base de dados;

- Ou torna-los eles próprios numas novas bases de dados;

A ideia é ter acesso à informação dos ficheiros externos para tratamento estatístico.

Exemplo:

Uma cadeia de lojas recebe tem um software que faz a manutenção de uma BD no local, numa loja. Acontece que tem várias lojas, 2, 3, 4 e a principal premissa é que não têm Internet, ou não podem usar ( não perguntem porque mas é esta a principal premissa), assim estes dados serão entregues na central por pen, Cd, DVD, etc, e deverão ser inseridos na plataforma principal para o devido tratamento, quantas vendas, stocks, clientes, etc...

Como consigo solucionar isto? pensei em PHP, que é onde estou mais há vontade, mas isto é algo mais que uma solução para a WEB....

PS: O formato dos ficheiros é indiferente, a segurança e eficiência são prioridades....

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Só a minha opinião. Talvez PHP não fosse a melhor opção pois se as lojas tivessem acesso à net, era sem dúvida uma boa linguagem para o efeito, mas como não têm aconselho-te a usar algo tipo VB.NET.

Mas se quiseres usar PHP (ou mesmo que seja VB.NET) podes usar XML pois são fáceis de interpretar e de gerar. (Acho eu 😛 )

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Link to comment
Share on other sites

o tipo de ficheiro que pretendes exportar é muito importante. porque tu nao consegues ler uma coisa se nao souberes os tipos de ficheiros que queres ler, porque nem todos os ficheiros pra ler sao iguais, se vais ler bloco de notas, excel, word, pdf....

eles dao pra ler mas cada um a sua maneira

depois tens outro problema mas que se resolve.

tu sabes sempre de onde vais ler?? ou andar a saltar de directorio em directorio??

o caminho se for sempre o mesmo facilita as coisas, se fores tu a indicar o caminho tens que ter cuidado para nao fazeres quebras de segurança.

considero que isto te seja importante pensares antes de começar

Link to comment
Share on other sites

Se o formato de exportação ainda não está decido podes escolher o que te der mais jeito, XML, CSV e SQL são talvez os mais usados, sendo XML o que deve andar mais na moda e com bom suporte em quase qualquer linguagem.

As minhas dúvidas serão na parte da importação, que tipo de importação queres fazer, juntar tudo na mesma BD? Ter uma BD por cada loja na central e depois fazer um import da loja 1 para a BD da loja 1 na central, da loja 2 para a BD da loja 2, e assim sucessivamente?

Se for isso, então um simples export em SQL, acessível em todos os motores de bases de dados, permite-te fazer o export e o import sem precisares de qualquer sistema extra, além do ferramenta de backup do motor de bases de dados.

Podes dar mais alguns detalhes sobre o que se pretende?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.