JoBlack Posted May 13, 2006 at 06:30 PM Report #27260 Posted May 13, 2006 at 06:30 PM Olá a todos... Na compilação de um prg exemplo do Luis Damas "Gest.c" aparece-me a seguinte msg de erro: [Linker error] undefined reference to `__gxx_personality_v0' Alguém me diz como ultrapassá-la ? Estou a utilizar o Dev-C++ Obrigado 😉
untouchables Posted May 13, 2006 at 06:39 PM Report #27264 Posted May 13, 2006 at 06:39 PM estas a usar essa funçao, e ela nao esta definida no teu programa. ve se nao esta em nenhum ficheiro .h ou se nao a copiaste
JoBlack Posted May 13, 2006 at 06:44 PM Author Report #27265 Posted May 13, 2006 at 06:44 PM Já verifiquei isso tudo, não está em nunhum .h nem no código do prg há nenhuma ref. a ela...
JoBlack Posted May 13, 2006 at 06:46 PM Author Report #27266 Posted May 13, 2006 at 06:46 PM aqui vai o código... #include <stdio.h> #include <string.h> #include <conio.h> #include <stdlib.h> /* Funcao exit */ #include <ctype.h> /* Funcao toupper */ #define FICH "Dados.Dat" /* Ficheiro com os Dados */ #define OP_INSERIR '1' #define OP_ALTERAR '2' #define OP_APAGAR '3' #define OP_LISTAR '4' #define OP_PESQUISAR '5' #define OP_SAIR '0' #define OP_PESQ_IDADE '1' #define OP_PESQ_NOME '2' char *MainMenu[]={ "1. Inserir Registo", "2. Alterar Registo", "3. Apagar Registo", "4. Listar Registos", "5. Pesquisas", "0. Sair", NULL /* Acabaram as Opçoes */ }; char *PesqMenu[]={ "1. Pesquisar por Intervalo de Idades", "2. Pesquisar por Nome", "0. Voltar", NULL /* Acabaram as Opçoes */ }; FILE *fp; /* Variavel Global pois e' util ao longo do prog. */ typedef struct { char Nome[30+1]; int Idade; float Salario; char Status; /* '*' Indica que o registo esta apagado */ } PESSOA; void Mensagem(char *msg); /* Le os dados de um registo introduzidos pelo utilizador */ void Ler_Pessoa(PESSOA *p) { printf("Nome : "); gets(p->Nome); printf("Idade : "); scanf("%d",&p->Idade); printf("Salario : "); scanf("%f",&p->Salario); p->Status=' '; fflush(stdin); } /* Mostra no ecra, os dados existente no registo */ void Mostrar_Pessoa(PESSOA p) { printf("%-30s %3d %10.2f\n",p.Nome,p.Idade,p.Salario); } /* Adiciona uma Pessoa ao Ficheiro */ void Adicionar_Pessoa(PESSOA p) { fseek(fp, 0L, SEEK_END); if (fwrite(&p,sizeof(p),1,fp)!=1) Mensagem("Adicionar Pessoa: Falhou a escrita do Registo"); } /* Coloca um mensagem no ecran */ void Mensagem(char *msg) { printf(msg); getchar(); } /* * Verifica se o Ficheiro ja existe. Se nao existir cria-o * Se ja existir, abre-o em Modo de Leitura e Escrita (r+b) */ void Inic() { fp=fopen(FICH,"r+b"); /* Tentar Abrir */ if (fp==NULL) { fp =fopen(FICH,"w+b"); /* Criar o Ficheiro */ if (fp==NULL) { fprintf(stderr,"ERRO FATAL: Impossível Criar o Ficheiro de Dados\n"); exit(1); } } } /* * Faz um Menu Simples com as opçoes do vector de Strings. * Selecciona a Opçao, usando o 1º carácter de cada string. * Devolve o primeiro carácter da opçao */ char Menu(char *Opcoes[]) { int i; char ch; while (1) { /* Cls */ printf("\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n"); for (i=0; Opcoes[i]!=NULL; i++) printf("\t\t%s\n\n",Opcoes[i]); printf("\n\n\t\tOpcao: "); ch = getchar(); fflush(stdin); for (i=0; Opcoes[i]!=NULL; i++) if (Opcoes[i][0]==ch) return ch; } } void Inserir_Pessoa() { PESSOA x; Ler_Pessoa(&x); Adicionar_Pessoa(x); } void Alterar_Pessoa() { PESSOA x; long int n_reg; printf("Qual o Nº do Registo: "); scanf("%ld", & n_reg);fflush(stdin); if (fseek(fp,(n_reg-1)*sizeof(PESSOA),SEEK_SET)!=0) { Mensagem("Registo Inexistente ou Problemas no posicionamento!!!"); return; } if (fread(&x,sizeof(PESSOA),1,fp)!=1) { Mensagem("Problemas na Leitura do Registo!!!"); return; } if (x.Status=='*') { Mensagem("Um Registo Apagado nao pode ser alterado!!!\n\n"); return; } printf("\n\nDados Actuais\n\n"); Mostrar_Pessoa(x); printf("\n\nNovos Dados\n\n"); Ler_Pessoa(&x); // Recuar um Registo no Ficheiro fseek(fp,-(long) sizeof(PESSOA),SEEK_CUR); // Reescrever o Registo; fwrite(&x,sizeof(PESSOA),1,fp); fflush(fp); /* Despejar os Dados no Disco Rigido */ } void Apagar_Pessoa() { PESSOA x; long int n_reg; char resp; printf("Qual o Nº do Registo: "); scanf("%ld", & n_reg);fflush(stdin); if (fseek(fp,(n_reg-1)*sizeof(PESSOA),SEEK_SET)!=0) { Mensagem("Registo Inexistente ou Problemas no posicionamento!!!"); return; } if (fread(&x,sizeof(PESSOA),1,fp)!=1) { Mensagem("Problemas na Leitura do Registo!!!"); return ; } if (x.Status=='*') { Mensagem("Registo ja esta Apagado!!!\n\n"); return; } printf("\n\nDados Actuais\n\n"); Mostrar_Pessoa(x); printf("\n\nApagar o Registo (s/n)???: "); resp = getchar(); fflush(stdin); if (toupper(resp)!='S') return; x.Status='*'; // Recuar um Registo no Ficheiro fseek(fp,-(long) sizeof(PESSOA),SEEK_CUR); // Reescrever o Registo; fwrite(&x,sizeof(PESSOA),1,fp); fflush(fp); /* Despejar os Dados no Disco Rigido */ } void Listar() { long int N_Linhas =0; PESSOA reg; rewind(fp); while(1) { if (fread(®,sizeof(reg),1,fp)!=1) break;/* Sair do Ciclo */ if (reg.Status=='*') continue ; /* Passa ao proximo */ Mostrar_Pessoa(reg); N_Linhas++; if (N_Linhas%20==0) Mensagem("PRIMA <ENTER> para continuar . . . "); } Mensagem("\n\nPRIMA <ENTER> para continuar . . . "); /* No fim da Listagem */ } void Pesquisar_Idades(int ini, int fim) { PESSOA reg; rewind(fp); while (fread(®,sizeof(PESSOA),1,fp)) if (reg.Status!='*' && reg.Idade>=ini && reg.Idade<=fim) Mostrar_Pessoa(reg); Mensagem("\n\nPRIMA <ENTER> para continuar . . . "); /* No fim da Listagem */ } void Pesquisar_Nome(char *s) { PESSOA reg; rewind(fp); while (fread(®,sizeof(PESSOA),1,fp)) if (reg.Status!='*' && strstr(reg.Nome,s)) Mostrar_Pessoa(reg); Mensagem("\n\nPRIMA <ENTER> para continuar . . . "); /* No fim da Listagem */ } main() { char Opcao; Inic(); while ((Opcao=Menu(MainMenu))!=OP_SAIR) switch(Opcao) { case OP_INSERIR: Inserir_Pessoa(); break; case OP_ALTERAR: Alterar_Pessoa(); break; case OP_APAGAR: Apagar_Pessoa(); break; case OP_LISTAR: Listar(); break; case OP_PESQUISAR: while((Opcao=Menu(PesqMenu))!=OP_SAIR) switch (Opcao) { case OP_PESQ_IDADE: { int n1,n2; printf("Qual o intervalo de Idades: "); scanf("%d%d",&n1,&n2);fflush(stdin); Pesquisar_Idades(n1,n2); break; } case OP_PESQ_NOME: { char string[bUFSIZ+1]; printf("Qual o Nome a Procurar: "); gets(string);fflush(stdin); Pesquisar_Nome(string); } } } }
untouchables Posted May 13, 2006 at 07:24 PM Report #27275 Posted May 13, 2006 at 07:24 PM fiz copy paste do teu codigo, compilou logo... de certeza que nao te enganaste? estou a usar o Dev-C++
JoBlack Posted May 13, 2006 at 08:29 PM Author Report #27287 Posted May 13, 2006 at 08:29 PM Não me enganei, só se houver alguma coisa nas opções do Dev-C++ que não esteja bem parametrizada... mas não consigo descobrir o que é...
untouchables Posted May 13, 2006 at 08:31 PM Report #27289 Posted May 13, 2006 at 08:31 PM gravaste o ficheiro como .c ou como .cpp?
JoBlack Posted May 13, 2006 at 09:25 PM Author Report #27294 Posted May 13, 2006 at 09:25 PM gravei como .c
untouchables Posted May 13, 2006 at 09:38 PM Report #27296 Posted May 13, 2006 at 09:38 PM isso e' muito estranho... comigo compilou na boa, e funcionou muito bem
JoBlack Posted May 13, 2006 at 09:57 PM Author Report #27298 Posted May 13, 2006 at 09:57 PM pois, e eu agora guardei como .cpp e tb já compilou!
saramgsilva Posted May 14, 2006 at 02:04 AM Report #27316 Posted May 14, 2006 at 02:04 AM pois, e eu agora guardei como .cpp e tb já compilou! mas deves gravar como *.c ...senão depois na avaliação podes ter problemas.... e surgirem outro erros.... Aconselho-te a complitares no visual c++ [ da Microsoft Visual Studio ... ] porque detecta warning que o dev c++ nao detecta, e para avaliação acho que nao perdes nada em faze-lo... atenção nao estou a dizer que o Dev C++ é mau e não detecta, porque eu uso muito o Dev C++, estou so a chamar atenção .... 🙂 bom trabalho 🙂 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
JoBlack Posted May 14, 2006 at 02:04 PM Author Report #27377 Posted May 14, 2006 at 02:04 PM brigada 🙂
Warrior Posted May 14, 2006 at 06:22 PM Report #27401 Posted May 14, 2006 at 06:22 PM o Dev-C++ detecta por defeito não avisa de certos warnings. Para isso, vão a Tools -> Compiler Options -> "Add the following commands when calling the compiler:" -> -Wall
mogers Posted May 18, 2006 at 06:43 PM Report #28123 Posted May 18, 2006 at 06:43 PM pois, e eu agora guardei como .cpp e tb já compilou! mas deves gravar como *.c ...senão depois na avaliação podes ter problemas.... e surgirem outro erros.... Aconselho-te a complitares no visual c++ [ da Microsoft Visual Studio ... ] porque detecta warning que o dev c++ nao detecta, e para avaliação acho que nao perdes nada em faze-lo... atenção nao estou a dizer que o Dev C++ é mau e não detecta, porque eu uso muito o Dev C++, estou so a chamar atenção .... 👍 bom trabalho 😛 o Dev-C++ detecta por defeito não avisa de certos warnings. Para isso, vão a Tools -> Compiler Options -> "Add the following commands when calling the compiler:" -> -Wall trofas Na minha opinião, usando a flag de compilação referida pelo warrior, o Dev c++ é muitíssimo superior ao visual c++ em termos de detecção de warnings. Já agora, programando em C devemos colocar "-Wall -lm" quando usamos a biblio "math.h". O "-lm" adiciona a biblioteca "math.h" que por defeito nao é reconhecida pelo GCC, isto nota-se mais em Linux (em windows acho k nao dá erro). Em Abril, no concurso de programação da Universidade do Porto (em Linux), tinha-me esquecido disto (pelo hábito, costumo usar o windows) e perdi muito tempo porque usava a "math.h" e no GCC não estava a colocar o "-lm", logo ele nao reconhecia e dava erro. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
Recommended Posts