skcratch 0 Posted March 9, 2009 Report Share Posted March 9, 2009 Viva! Estou a desenvolver uma pequena aplicação web, onde é requisito fundamental o registo de utilizadores e consequente login. Depois de ter pesquisado alguns tutoriais no google, ainda não consegui encontrar aquilo que pretendo. Tal como aqui no fórum do P@P, depois de inserido um username e password válidos, o formulário de login desaparece, dando origem a um Olá nome_de_utilizador, sendo isso que pretendo para a minha aplicação. Depois de logado, o utilizador deve ter a possibilidade de terminar a sua sessão, voltando à página inicial. Uma outra dúvida que tenho, é se posso utilizar sempre a mesma página com pequenas variações. Por exemplo, a estrutura da página ser sempre a mesma, sendo que tanto o formulário de login como a opção username(logout) serão colocadas no header da página, sendo este apenas modificado consoante o caso. Grato desde já pela ajuda, Cumps! Link to post Share on other sites
pedrosorio 4 Posted March 9, 2009 Report Share Posted March 9, 2009 Se não me engano, a substituição do formulário de login pelo "Olá utilizador" faz-se no servidor, isto é, essa parte da página é um script em php (por exemplo) que faz output de coisas diferentes conforme tenhas sessão iniciada. Para fazer o que queres tens que saber dentro do php aceder a bases de dados MySql (guardar a informação de registo dos utilizadores) e também tens que saber criar sessões. Podes utilizar o site da w3schools: http://www.w3schools.com/php/default.asp ou então este livro online que é porreiro: http://hudzilla.org/phpwiki/index.php?title=Main_Page Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to post Share on other sites
psiico 1 Posted March 9, 2009 Report Share Posted March 9, 2009 ya é isso. No login crias na sessao uma variavel tipo: $_SESSION['login'] = true e dpois onde quiseres meter o menu de utilizador poes 1 if antes tipo: if ($_SESSION['login'] == true) { //HTML MENU OU WHATEVER } Psiico // Portfolio Link to post Share on other sites
skcratch 0 Posted March 13, 2009 Author Report Share Posted March 13, 2009 Viva! Algumas das sugestões que foram feitas, já as implementei. A minha principal dúvida reside em integrar o HTML com o PHP, de forma a dividir a minha aplicação em blocos que possam ser integrados e utilizados consoante a minha necessidade. Cumps! Link to post Share on other sites
elcsat 0 Posted March 14, 2009 Report Share Posted March 14, 2009 podes fazer include de bocados de codigo que desejas para adicionar html ao php é facil por exemplo echo "<br /><br /><div align=\"center\">meto pra aqui texto<br /><br />mais texto</div>"; ou asim <?php ... ?> aqui meto html <?php ... ?> ver se isto te ajuda Link to post Share on other sites
psiico 1 Posted March 15, 2009 Report Share Posted March 15, 2009 isso foi o q eu disse no exemplo q escrevi lol. Psiico // Portfolio Link to post Share on other sites
Recommended Posts