Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Rurru

Verificar se existe conexão à internet

Recommended Posts

Rurru

Bem pessoal. Estava com o problema de não saber coo o meu programa poderia verificar se existia ou não uma conexão à rede de internet. Pois bem, após uma boa pesquisa e testes encontrei o código que funciona na perfeição e é bastante simples. Como tal decidi partilhar com todos, que acho que assim é que uma comunidade deve funcionar.

Aqui vai:

public static int IsConnected()
        {
            int fail;

System.Uri Url = new System.Uri("http://www.microsoft.com"); //é sempre bom por um site que costuma estar sempre on, para n haver problemas

System.Net.WebRequest WebReq;
            System.Net.WebResponse Resp;
            WebReq = System.Net.WebRequest.Create(Url);

try
            {
                Resp = WebReq.GetResponse();
                Resp.Close();
                WebReq = null;
                fail = 0; //consegue conexão à internet
                return fail;
            }

catch
            {
                MessageBox.Show("Não existe nenhuma ligação à internet.\n\nLiga-te à internet e tenta de novo.", "Erro de ligação!", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
                WebReq = null;
                fail = 1; //falhou a conexão à internet
                return fail;
            }
        }

Eu estou a usar a variavel fail para depois caso seja 1 o meu programa desliga. Eu sei que poderia somente por alí um Application.Exit(); mas a estrutura do meu programa é um bocado diferente por isso fiz assim.

Mas pronto, aí está uma dica do Rurru.  :confused: