Jump to content

EeePC, WiFi e o maravilhoso mundo do Linux


pedrosorio
 Share

Recommended Posts

Estava eu a tentar instalar o Ubuntu num EeePc 1000h quando percebi que aquilo não vinha com drivers preparados para o WiFi do EeePc. Como não tenho mais nenhuma ligação procurei uma solução que funcionasse "out of the box" e encontrei eeebuntu - www.eeebuntu.org

Depois de ter instalado, realmente ele lá pôs a placa a funcionar e reconheceu as redes por perto, incluindo a rede caseira a que me quero ligar. Selecciono-a, e ele mostra-me o "Attempting to join the wireless network nome", passado um bocado pede-me a password (WPA) eu escrevo-a e ele passa a "Requesting a network adress from the wireless network nome".

Fica nisto durante algum tempo até que me mostra um infeliz "The network connection has been disconnected". Já agora, é uma "802.11n Wireless LAN Card".

Se alguém me puder ajudar a resolver este problema agradecia  😛

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Disseste-o por ironia, mas olha que é mesmo maravilhoso. Várias distribuições te deixam isso a trabalhar out-of-the-box, o suporte para o hardware do eeepc até foi um dos updates em destaque no ubuntu 8.10.

Mas analisando as coisas de forma objectiva, uma distribuição que mantem a preocupação de ter apenas software completamente LIVRE ( não só gratuito ) não será a mais indicada para hardware mais recente como é o caso do que os portateis mais pequenos trazem.

Pessoalmente gosto desta distro:

http://www.puppylinux.org/

Pequena mas robusta e bem documentada. Corre no meu eeepc 700 sem qualquer problema, tudo funciona out-of-the-box, som, wireless, etc.

Em alternativa podes usar os drivers madwifi que tambem funcionam impecavelmente.

Outra alternativa é instalares o ndiswrapper e usares os drivers do windows.

Link to comment
Share on other sites

Removendo/mudando a encriptação da rede para WEP o problema mantêm-se?

Sinceramente não faço a mínima ideia de como é que isso se faz =X (queres dizer mudar a protecção no PC que fornece a rede? Não sei se posso fazer isso.)

@pedrotuga eu não estou a utilizar o Ubuntu 8.10, comecei por aí, li até sobre esse ndiswrapper para usar os drivers do windows, mas depois encontrei aquele eeebuntu que supostamente é uma adaptação do 8.10 para funcionar "perfeitamente" nos EeePc. Dessa forma, pelo que percebi, a placa já foi reconhecida e até se consegue ligar mas não chega a receber uma "network adress".

P.S.: Eu percebo 0 de redes, só sei que no Windows me diz "Rede sem fios activada para segurança (WPA)".

P.P.S.: Obrigado pela sugestão pedro, eu estava mesmo interessado em usar uma variante de ubuntu porque gosto muito do "synaptic package manager"  ?

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a ignorância, como é que faço isso?

Tens de ver o manual do router. Tipicamente ligas-te através do browser a algo como http://10.0.0.1/ ou algo assim e ai acedes à interface de administração do router.

Se não sabes como fazer, lê o manual antes.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.