rsmartins Posted February 19, 2009 at 03:47 PM Report #245564 Posted February 19, 2009 at 03:47 PM Boas! Estou a fazer uma lista de contactos em excel (VBA) com uma série de campos que devem ser preenchidos, passo a explicar: Quando inicio o excel surge um form de login, após o login bem sucedido surge uma folha de calculo onde está inserido um botão, carregando nesse botao surge um form com 11 campos, sendo eles: Nome, Morada, Localidade, Cod postal, Telf., Telem., Fax, Mail, Web, Pessoa de Contacto, Contacto, Obs., após o preenchimento correcto do form, temos 2 opções, o registo, onde clicando no botao registo os dados inseridos sao copiados para uma folha de calculo existente para os respectivos campos, a outra opção é pesquisar! nao consigo por essa função a funcionar, ou seja, o que eu realmente pretendia era, clicar antes de mais era: digitar um nome no form inicial, clicar em pesquisar e se nao fosse encontrado na lista existente devolvia uma mensg de erro, se encontrasse o nome, preenchia o form com os restantes 10 campos referentes aos dados do contacto pesquisado. Será que alguém me consegue ajudar??!! Obrigado a todos! Ricardo Martins Cumprimentos, Ricardo Martins
jtiagodias Posted February 19, 2009 at 06:03 PM Report #245582 Posted February 19, 2009 at 06:03 PM Depois duma leitura muito rápida deixo-te o que me ocorreu, EM CONCEITO. Penso que em primeiro lugar terás que fazer um ciclo for para pesquisares em todas as células correspondentes ao teu campo. Depois poderás fazer um If comparando o que está escrito no campo do formulário com o que está na célula... Isto foi o que me ocorreu para já. Se conseguir logo à noite vou testar e depois digo algo. Mas entretanto deve surgir alguém que te cosiga dar uma ajuda efectiva. ehehehe cump.
vbtipo Posted February 19, 2009 at 07:42 PM Report #245599 Posted February 19, 2009 at 07:42 PM Usas um filtro para fazeres isso numa outra folha de excel onde guardas isso tudo.... Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.
jpaulino Posted February 19, 2009 at 08:59 PM Report #245631 Posted February 19, 2009 at 08:59 PM Olá Ricardo Martins, Peço desculpa por ainda não ter respondido ao email, mas são muitos e o tempo é pouco 😛 Relativamente à tua pergunta queres apenas a parte da pesquisa ? E é total ou parcial ? (ou seja procurar pelo nome todo ou por parte do nome)
rsmartins Posted February 19, 2009 at 11:04 PM Author Report #245690 Posted February 19, 2009 at 11:04 PM Ora Viva antes de mais agradeço a todos a prontidão na resposta! Em resposta ao "jpaulino": compreendo a demora na resposta! serão certamente mais os pedidos que o tempo disponivel! necessitava apenas do código para a parte da pesquisa uma vez que todo o resto está a funcionar na perfeição! a pesquisa deverá ser total, julgo que poderão existir nomes com partes iguais, assim conseguimos eliminar esse problema. já agora, será possivel pesquisar por mais do que um campo? tipo nome ou email ou cod. postal? o ideal seria carregar em pesquisar no form inicial de inserção de dados, surgir um form novo de pesquisa com os campos q acharmos necessários, sendo que o nome seria chave, e ao clicar em ok/pesquisar nesse novo form, o resultado da pesquisa fosse returnado para o form inicial de inserção de dados permitindo assim 2 hipoteses, pesquisa e edição ao mesmo tempo. Cumpts. Ricardo Martins Cumprimentos, Ricardo Martins
Solution jpaulino Posted February 20, 2009 at 12:13 AM Solution Report #245705 Posted February 20, 2009 at 12:13 AM O principio base da pesquisa é este (para pesquisar em várias worksheets em qualquer lado): Dim ws As Worksheet Dim currentWS As Worksheet Dim str As String Dim rg As Range Application.ScreenUpdating = False str = InputBox("Texto a pesquisar ...") Set currentWS = ActiveSheet For Each ws In ActiveWorkbook.Worksheets ws.Select Set rg = Cells.Find(What:=str, After:=ActiveCell, LookIn:=xlFormulas, LookAt _ :=xlPart, SearchOrder:=xlByRows, SearchDirection:=xlNext, MatchCase:= _ False, SearchFormat:=False) If Not rg Is Nothing Then rg.Activate rg.Show Application.ScreenUpdating = True Exit Sub End If Next currentWS.Select Application.ScreenUpdating = True MsgBox "Texto não encontrado" Vê se dá para teres a ideia e adaptar ao teu projecto. Se queres pesquisar por mais é só criares mais pesquisas. Ou queres pesquisar apenas num range ? PS: Está assim porque tirei este exemplo de uma outra resposta
rsmartins Posted February 20, 2009 at 12:04 PM Author Report #245746 Posted February 20, 2009 at 12:04 PM Assim tá perfeito, faz a pesquisa direito! colei o codigo q enviaste com algumas personalizações no private sub do botao pesquisar e ao clicar no mesmo a pesquisa é feita, só que o resultado é apresentado na folha de cálculo onde estao inseridos os contactos e o ideal seria que os dados returnassem ao form de inserção! Fiz-me entender? Cumpts RM Cumprimentos, Ricardo Martins
jpaulino Posted February 20, 2009 at 12:34 PM Report #245754 Posted February 20, 2009 at 12:34 PM Entao so tens de substituir a activacao da celula rg.Activate rg.Show Pelo resultado MsgBox rg.Value MsgBox rg.Offset(0, 1).Value ' mostra a coluna ao lado
rsmartins Posted February 20, 2009 at 09:37 PM Author Report #245894 Posted February 20, 2009 at 09:37 PM OK, mas esse comando não preenche os campos do formulário principal de inserção de dados, apenas mostra o resultado da pesquisa numa janela de aviso! entendes a minha dúvida? Cumprimentos, Ricardo Martins
jpaulino Posted February 20, 2009 at 09:45 PM Report #245898 Posted February 20, 2009 at 09:45 PM Então só tens de fazer: Text1.Value = rg.Value Text2.Value = rg.Offset(0, 1).Value ... Ou estou errado ?
rsmartins Posted February 21, 2009 at 01:44 PM Author Report #245970 Posted February 21, 2009 at 01:44 PM Mas onde coloco esse código? não estou a entender a tua ideia!! é que mesmo assim não consegues fazer o q eu pretendo! se quiseres posso enviar alguma coisa do meu trabalho para ser possivel uma análise mais certa!! desculpa a insistência! Cumpts RM Cumprimentos, Ricardo Martins
jpaulino Posted February 21, 2009 at 03:19 PM Report #245987 Posted February 21, 2009 at 03:19 PM Mas onde coloco esse código? não estou a entender a tua ideia!! é que mesmo assim não consegues fazer o q eu pretendo! se quiseres posso enviar alguma coisa do meu trabalho para ser possivel uma análise mais certa!! desculpa a insistência! Cumpts RM Sim, podes colocar o link aqui para o ficheiro ?
rsmartins Posted February 21, 2009 at 07:26 PM Author Report #246022 Posted February 21, 2009 at 07:26 PM cá está ele! https://www.yousendit.com/transfer.php?action=batch_download&send_id=655845612&email=d189da2edabf018fe395286e81d00ed1 repara q ao clicar no botao menu, surge um form de inserção de dados, faz um registo de um novo contacto preenchendo todos os campos, após isso verifica que os dados são inseridos na sheet AGENDA, depois no mesmo botao menu tens a opção pesquisar/editar, ao clicar surge a janela de pesquisa, inseres o nome a pesquisar, se encontrar, o resultado esperado e ideal seria preencher todos os campos de inserção de dados com os dados do contacto pesquisado, fiz-me entender? se nao encontra dá mensg de erro "contacto inexistente"! Consegues implementar isso?? Mais uma vez obrigado! Cumpts RM Cumprimentos, Ricardo Martins
jpaulino Posted February 23, 2009 at 09:47 AM Report #246227 Posted February 23, 2009 at 09:47 AM Ou entendi mal, ou o que tens que fazer é substituir as mensagems (msgbox) por Text_Nome.Value = Cells(rg.Row, "A").Value Text_Morada.Value = Cells(rg.Row, "B").Value ' continua para as outras textboxes Deves também limpar os dados caso não encontre, ou seja: If Not rg Is Nothing Then ' preenches os dados Else Text_Nome.Value = "" ... End If
rsmartins Posted February 23, 2009 at 11:20 AM Author Report #246247 Posted February 23, 2009 at 11:20 AM Ficaria assim? Corrige se estiver errado!! o unico problema é que mesmo que encontre o campo que pesquisei devolve sempre a mensagem de erro de "Texto nao encontrado" e preenche os campos! como retiro isso?? de resto parece-me estar óptimo! dá uma vista de olhos no código a fim de verificar se está tudo em condições e de tentar retirar a mensagem de erro mesmo que encontre a pesquisa! cumpts. RM Private Sub btnPesquisar_click() Dim ws As Worksheet Dim currentWS As Worksheet Dim str As String Dim rg As Range Application.ScreenUpdating = False str = InputBox("INSIRA O NOME A PESQUISAR") Set currentWS = ActiveSheet For Each ws In ActiveWorkbook.Worksheets ws.Select Set rg = Cells.Find(What:=str, After:=ActiveCell, LookIn:=xlFormulas, LookAt _ :=xlPart, SearchOrder:=xlByRows, SearchDirection:=xlNext, MatchCase:= _ False, SearchFormat:=False) If Not rg Is Nothing Then Text_Nome.Value = Cells(rg.Row, "A").Value Text_Morada.Value = Cells(rg.Row, "B").Value Text_Codpostal.Value = Cells(rg.Row, "C").Value Text_Localidade.Text = Cells(rg.Row, "D").Value Text_Telefone.Text = Cells(rg.Row, "E").Value Text_Telemovel.Text = Cells(rg.Row, "F").Value Text_Fax.Text = Cells(rg.Row, "G").Value Text_Email.Text = Cells(rg.Row, "H").Value Text_Web.Text = Cells(rg.Row, "I").Value Text_Pessoacontactar.Text = Cells(rg.Row, "J").Value Text_Contacto.Text = Cells(rg.Row, "K").Value Text_Obs.Text = Cells(rg.Row, "L").Value Application.ScreenUpdating = True Else Text_Nome.Value = "" Text_Morada.Value = "" Text_Codpostal.Value = "" Text_Localidade.Text = "" Text_Telefone.Text = "" Text_Telemovel.Text = "" Text_Fax.Text = "" Text_Email.Text = "" Text_Web.Text = "" Text_Pessoacontactar.Text = "" Text_Contacto.Text = "" Text_Obs.Text = "" End If Next currentWS.Select Application.ScreenUpdating = True MsgBox "O NOME PESQUISADO NÃO SE ENCONTRA REGISTADO NA BASE DE DADOS", vbExclamation End Sub Cumprimentos, Ricardo Martins
jpaulino Posted February 23, 2009 at 01:13 PM Report #246272 Posted February 23, 2009 at 01:13 PM Colocas a msgbox a seguir a: Text_Obs.Text = ""
rsmartins Posted February 23, 2009 at 06:52 PM Author Report #246347 Posted February 23, 2009 at 06:52 PM OK. feito e resolvido! Mt obrigado pela preciosa ajuda! Cumpts. RM Cumprimentos, Ricardo Martins
Recommended Posts