Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Ridelight

Vodafone adiciona MIMO ao HSPA+

Recommended Posts

Ridelight

A Vodafone anunciou ter dado mais um passo nos testes à tecnologia HSPA+, que irá levar as actuais velocidades da banda larga móvel a taxas mais ambiciosas. A empresa informa que já realizou ligações de dados com a funcionalidade MIMO que permite estender a velocidade teórica do HSPA+ 64QAM até aos 28,8 Mbps.

Em comunicado, a operadora explica que os testes foram realizados com a Ericsson, a Huawei e a Qualcomm no Congresso Mundial das Comunicações em Barcelona.

O teste segue-se a uma primeira experiência com o HSPA+ em Portugal realizada no início de Fevereiro, que o TeK já tinha noticiado. A nova funcionalidade vem no entanto trazer novidades ao processo já que permite ir além dos 21,6 Mbps do HSPA+.

Recorde-se que a operadora também já tinha revelado intenções de avançar com uma oferta de HSPA+ em Junho e com a funcionalidade MIMO após o verão.

Hoje também a Optimus, que como o TeK noticiou no fim-de-semana, vinha testando igualmente o HSPA, anunciou ter concluído os testes conseguindo atingir "velocidades de 20.32 Mbps na interface rádio, uma velocidade muito próxima do limite teórico da tecnologia HSPA+", referia a empresa num comunicado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.