Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Pessanha24

Projectos usando Microcontroladores

Mensagens Recomendadas

Pessanha24

Este tópico tem como objectivo ser um tópico em que se possam "postar" projectos desenvolvidos na área dos microcontroladores. (PIC, Arduino entre outros)

Para possibilitar a futuros "visitantes" alguns exemplos de código e documentação que achem relevante. É verdade que existem milhares de tutoriais disponíveis online, mas se o "mais importante" for "postado" aqui pode ajudar muitos futuros "Visitantes".

Bons posts            :P

Pessanha24"A vida é mais do que Copy & Paste"<*(((-<<*(((-< <*(((-<<*(((-<Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Oliveira88

Não tenho propriamente projecto, mas tenho alguns exemplos de codigo que podem servir de acessorios a alguns projectos, dentro em breve postarei :P

Oliveira88 @ FutsalTerceira & P@P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pessanha24

Ninguém tem nada a postar....?!?!?!

Pessanha24"A vida é mais do que Copy & Paste"<*(((-<<*(((-< <*(((-<<*(((-<Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zedlav

Boas.

Em breve vou por aqui uma lib para atmega32 a 16 mhz toda escrita em asembly, mas escrita de forma a poder aceder a partir de C as suas funções.

Já tem funções para uart, spi , i2c mais uma função para os delay.

Irei deixar tambem alguns drivers escrito em C, ja tenho feito: lcd siemens m55 em spi mode, MMC driver em spi mode, 24cxx eeprom em i2c mode.

Tambem irei por os respectivos links de onde aprendi tudo.

Para fazer no futuro:  adicionar A/D-converter mais PWM á lib, criar driver para ide, criar driver para ENC28J60 e quando tiver tempo quero por a correr duas tasks no atmega32(apenas duas por causa da pouca memoria ram 2kb) e mais algumas coisas que me irei lembrar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pessanha24

Nunca trabalhei directamente em assembly com um Atmega apenas com PIC, mas já ando a ver umas coisinhas e vai ser concerteza importante o teu contributo.

Fico à espera.....

:P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pessanha24

Boas.

Em breve vou por aqui uma lib para atmega32 a 16 mhz toda escrita em asembly, mas escrita de forma a poder aceder a partir de C as suas funções.

Já tem funções para uart, spi , i2c mais uma função para os delay.

Irei deixar tambem alguns drivers escrito em C, ja tenho feito: lcd siemens m55 em spi mode, MMC driver em spi mode, 24cxx eeprom em i2c mode.

Tambem irei por os respectivos links de onde aprendi tudo.

Para fazer no futuro:  adicionar A/D-converter mais PWM á lib, criar driver para ide, criar driver para ENC28J60 e quando tiver tempo quero por a correr duas tasks no atmega32(apenas duas por causa da pouca memoria ram 2kb) e mais algumas coisas que me irei lembrar.

Gostava que colocasses a Lib..........para poder aprender......... :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
zedlav

Desculpa, foi muito tempo.

Neste link está a lib, depois meto o driver para o lcd do siemens m55 que tambem foi escrito

em assembly, só falta fazer as fontes (letras).

Neste site em UK pode se comprar o lcd custa 16,15 euros sem portes e demora menos de uma semana a vir : http://www.mytrendyphone.com/shop/original-siemens-a60-1782p.html

lib para atemega32 a 16MHz : http://code.google.com/p/libatmega32/downloads/list

A unica parte da lib que está dependente dos 16MHz é a uart.s e whait.s .

Para compilar esta lib necessita de se ter o avr-as.

Para usar esta lib em C tem de se usar o compilador avr-gcc.

led_teste.c : pisca o led ligado a PORTB pino 0.

#include "lib32/AT32.h"

void main(void){

unsigned char i=0;

SET_BIT(DDRB, 0);

while(i==0){

SET_BIT(PORTB, 0);
       sleep(1);
       CLEAR_BIT(PORTB, 0);
       sleep(1);

}

}

O make file.

GCC = avr-gcc
OBJCOPY = avr-objcopy
OBJFLAGS = -j .text -j .data -O ihex
CFLAGS = -mmcu=atmega32 -I.lib32 
LFLAGS = libatmega32.a
AVRDUDE = avrdude avrdude -p m32 -P /dev/parport0 -c dapa -b 115000 -F -u -U flash:w:led_teste.hex

led_teste.hex :: led_teste.elf
$(OBJCOPY) $(OBJFLAGS)  $^ $@

led_teste.elf :: led_teste.c
$(GCC) $(CFLAGS) $^ $(LFLAGS) -o $@ 

clean ::
$(RM) led_teste.hex *.o *~ 

install ::
$(AVRDUDE)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.