max Posted August 14, 2005 at 03:29 PM Report #2928 Posted August 14, 2005 at 03:29 PM Boas, estou habituado a programar em php e MySQL Vou começar a trabalhar em ASP.net, e disseram-me que as bases de dados para essa ferramenta é o SQL ou o Acess (disseram-me) que o mysql não dá. Isto é verdade? Qual a diferença entre uma e outra? É que a maioria dos servidores não têm base de dados SQL. só têm mysql para php e acess para asp.net obrigado max
Grettir Posted August 14, 2005 at 08:13 PM Report #2933 Posted August 14, 2005 at 08:13 PM Heyas, quando se referem a BD's SQL referem-se a SQLServer. Temos varios tipos de BD's e varias linguagens ServerSide. É claro que algumas se ligam melhor que outras, vejamos: OpenSource: PHP - MySQL Microsoft: .NET - SQL Server Nao é aconselhado a utilizaçao de BD's Access para a WEB porque sao muito lentas no processamento. Como é obvio, as combinaçoes mais frequentes sao PHP e MySQL pelo simples facto de serem OpenSource. O que estou a estranhar na tua conversa é na exclusividade do .NET. Sei que o PHP consegue comunicar com todo o tipo de BD's (tem bibliotecas em separado), mas o .NET ainda me é relativamente estranho...comecei a aprendizagem de .NET e Flash Remoting a muito pouco tempo... Peço desculpa por so te poder esclarecer parte da duvida. Fica bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
satanuke Posted August 14, 2005 at 08:39 PM Report #2935 Posted August 14, 2005 at 08:39 PM Penso que não deves ter problema em usar MySQL com ASP.NET/IIS. Encontrei este tutorial que te deve ajudar : http://www.stardeveloper.com/articles/display.html?article=2003052201&page=1 A forma usada nesse tutorial (ultima página) é usando o ODBC. Penso que esta forma também é usada no VB.Net... No PHP era mais simples, caso a extensão estivesse carregada era só chamar as funções de mysql e siga o processo. tek.readers blog
max Posted August 14, 2005 at 11:00 PM Author Report #2939 Posted August 14, 2005 at 11:00 PM obrigado aos dois! Mas qual eiste alguma diferença entre mysql e sql? É que o mysql é muito visto em espaços de alojamentos. Já o SQL vê-se em muito poucos. Será por o mysql ser opensource que se verifica isso? Ou por o SQL ser mais poderoso? Eu tb estou a começar agora a estudar vb.net e asp.net e sql. Por isso queria um servidor para ir testando e começar a ir pondo cenas online. Grettir: O que isso do flash remoting? Muito obrigado, Max
satanuke Posted August 15, 2005 at 04:25 AM Report #2944 Posted August 15, 2005 at 04:25 AM Penso que o Grettir é a pessoa mais indicada para explicar o que é isso do Flash Remoting visto que também não sei o que é e ele é que domina essa área totalmente. O facto de veres mais alojamentos com PHP/MySQL é pelo facto de serem open-source e de serem (normalmente) sistemas *NIX e não Windows, logo não existe custo em software e o orçamento é todo gasto em hardware e ligações internet. Em alojamento Windows já ± é assim porque existem licenças para pagar logo não é tão comum. tek.readers blog
Grettir Posted August 15, 2005 at 11:46 AM Report #2948 Posted August 15, 2005 at 11:46 AM Heyas, Flash Remoting....bem, antes de explicar o que é, vou expor toda a ideia por detras desta historia.... Hoje em dia o Flash é um software que permite ligaçoes a BD's, quer seja via PHP, via XML, via WebServices, etc... O que se passa é que se utilizarmos WebServices, utilizamos o protocolo SOAP que nao é nada mais que a transmissao de "pacotes" XML que serao processados no Flash Player (leia-se no computador do utilizador). Caso sejam grandes "pacotes" de informaçao, entao o resultado final em termos de performance nao é o esperado, pois o PC ira ter de processar tudo antes de poder utilizar essa informaçao. Existem tecnicas para contornar esses problemas, como o "Lazy Decoding"...nada mais do que o Flash processar S“ a parte do "pacote" que nos interessa AGORA (!!). A outra alternativa é utilizar o Flash Remoting...nada mais do que incluir linguagem Actionscript no Servidor para que todo o processamento de informaçao seja feito no servidor e nao no PC. Neste momento é possivel estarem a questionar, "mas que raio....Actionscript no servidor e depois ?" Yeap...o Actionscript no Servidor processa a informaçao e cria as Arrays de Objects. Depois, SEM qualquer linguagem server-side, o Flash recebe essas Arrays prontas a utilizar nos locais... Outra das vantagens é a utilizaçao do protocolo AMF, ou seja, em vez de se passar dados em formato TEXTO via XML, os dados vao em BINARIO (rouba menos largura de banda). A contrapartida do Flash Remoting é que só funciona em servidores JRun, Coldfusion e .NET. Por isso, dependendo do Server onde estamos a alojar o trabalho do cliente, escolhe-se a tecnologia a utilizar....WebServices ou Flash Remoting. Ja agora, para os "destraidos" (eheheh), os WebServices podem ser .NET, J2EE, PHP... Em suma, o Flash só nao comunica com o que nao quisermos 😄 Espero que comecem a olhar para o Flash com outros olhos, pois a epoca em que servia para fazer animaçao somente ja ERA...agora, o principal potencial vem da construçao de aplicaçoes estaveis em que a informaçao é renovada ao minuto...sem recorrer a Refresh do browser ou a Events por parte do User... Ja tive acesso a uma aplicaçao de uma empresa de corretagem nos States, que é uma loucura...imaginar que essa aplicaçao é A aplicaçao que TODA a empresa utiliza nos diversos escritorios....via WEB. Bombastico... Fiquem bem, Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
Bruno Posted August 15, 2005 at 11:59 AM Report #2950 Posted August 15, 2005 at 11:59 AM Já agora pergunto uma coisita que ja me mói a algum tempo! 😛 Eu n percebo mto de flash...mas acho estranho n ver um único forum feito em flash! (Não seria um sucesso? Poderia ter mtas vantagens perante os actuais!)
Grettir Posted August 15, 2005 at 12:04 PM Report #2951 Posted August 15, 2005 at 12:04 PM Heyas Bruno, um forum em Flash ? Eu ja vi um, e estava curtido. Ja agora, outra situaçao onde é raro se ver Flash empregue...Portais!! Pois é, para quem nao sabe, o site do ano de 2003 foi um portal feito em Flash. http://www.rr.com/flash Foi feito pela empresa "Fantasy Interactive". Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
max Posted August 15, 2005 at 04:17 PM Author Report #2985 Posted August 15, 2005 at 04:17 PM Obrigado por me dares essas luzes sobre o flash remoting. É realmente verdade que usando a componente de programação do flash (action script) se faz muita coisa! Eu já mexoi no flash uns anos, e no principio só fazia animações. Mas desde um tempo para cá, todos os meus movies em flash, são feito num unico frame e o resto é tudo programação. Não é dificil fazer um forum em flash. Porque o background do forum é feito mesma em php ou asp... E fazer portais em flash é sem duvida a a meta de um futuro muito breve... Não sabia que o nome que se dava programação de flash no lado do servidor era flash remoting... Mas Grettir, então existe muita coisa que se faz com flash e o asp.net que não é possivel com o php, certo? É que estava justamente a ter uma conversa com o satanuke noutro topico em que ele diz que o php e o asp fazem a mesma coisa. Apenas um é open source, e o outro é pago.
Grettir Posted August 15, 2005 at 05:02 PM Report #2987 Posted August 15, 2005 at 05:02 PM Heyas, consegues fazer quase tudo igual. Repara que tanto o .NET, JRun, PHP, Coldfusion permitem criar WebServices, ou gerar ficheiros XML (sem ser via WebServices). Para se utilizar a tecnologia Flash Remoting, entao teras obrigatoriamente de ter um servidor JRun, .NET ou Coldfusion A tecnologia .NET nao tem de ser obrigatoriamente ASP.NET...tens VB.NET e C#.NET By the way, o Flash serve para diversao tambem...nao sei se repararam, mas alguns dos jogos do Messenger ja sao feitos em Flash. Nos States existem varias empresas que sobrevivem a construir e vender jogos feitos em Flash. No Japao, despediram muitos JavaDevelopers para contratarem FlashDevelopers com o intuito de revolucionar as plataformas moveis (PocketPC e Telemoveis). A tecnologia tem destas coisas... Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
satanuke Posted August 15, 2005 at 07:54 PM Report #2994 Posted August 15, 2005 at 07:54 PM É que estava justamente a ter uma conversa com o satanuke noutro topico em que ele diz que o php e o asp fazem a mesma coisa. Apenas um é open source, e o outro é pago. Atenção, não sei se fazem a mesma coisa porque de ASP não sei nada. Apenas sei o que PHP consegue fazer e que o facto de ser open-source é uma ajuda valiosa. tek.readers blog
max Posted August 16, 2005 at 03:33 PM Author Report #3047 Posted August 16, 2005 at 03:33 PM Para se utilizar a tecnologia Flash Remoting, entao teras obrigatoriamente de ter um servidor JRun, .NET ou Coldfusion Ou seja, não é possivel usar flash remoting atraves de php, certo? Estamos então perante uma limitação do php? Satanuke: O php é open source, ok, para se usar não se tem de pagar nada a ninguém. Mas se eu quiser usar asp.net vou ter despesa? Eu não posso agarrar num notepad e programar em asp.net? E depois publicar num servidor? Ou seja, não estou a usar nenhum software explicito... Tenho de pagar alguma coisa, neste caso microsoft? 1 abraço, Max
satanuke Posted August 16, 2005 at 04:03 PM Report #3051 Posted August 16, 2005 at 04:03 PM Para se utilizar a tecnologia Flash Remoting, entao teras obrigatoriamente de ter um servidor JRun, .NET ou Coldfusion Ou seja, não é possivel usar flash remoting atraves de php, certo? Estamos então perante uma limitação do php? Satanuke: O php é open source, ok, para se usar não se tem de pagar nada a ninguém. Mas se eu quiser usar asp.net vou ter despesa? Eu não posso agarrar num notepad e programar em asp.net? E depois publicar num servidor? Ou seja, não estou a usar nenhum software explicito... Tenho de pagar alguma coisa, neste caso microsoft? 1 abraço, Max Limitação, não me pareçe que seja assim tão limitado, dá uma olhadela a este site - http://www.amfphp.org/ Quanto á programação ASP, tem custos mas não para o programador, sim para as firmas de webhosting. Era nesse contexto que me estava a referir, visto que eles tem que pagar pelo interpretador de ASP. tek.readers blog
AriOps Posted August 16, 2005 at 05:44 PM Report #3055 Posted August 16, 2005 at 05:44 PM podes crer que não vais pagar pouco pelo teu hosting em ASP. O meu site teve de ser convertido devido ao pequeno facto do hosting mais barato que encontrei ser de 100 euros... em php o hosting saiu-me borla Daniel Correia
satanuke Posted August 16, 2005 at 05:47 PM Report #3056 Posted August 16, 2005 at 05:47 PM Era mesmo ai que queria chegar... Um alojamento em windows com ASP, fica bastante mais caro que uma alternativa em que não existe custos com software, pelo menos em sitemas operativos e aplicações de servidor. É ovio que um CPanel ou DirectAdmin ou seja o que for não é gratuito, excepto o Zpanel, mas acho que este também vai deixar de ser gratuito. tek.readers blog
max Posted August 16, 2005 at 07:32 PM Author Report #3079 Posted August 16, 2005 at 07:32 PM Compreendo... Mas eu não encontrei essa descrepância de preços. Ok, há quem goste de usar servers gratis em php. Mas eles tb existem em ASP. O brinkster é um exemplo disso. Eu pessoalmente não uso servidores gratis. tenho o meu site alojado num servidor php, e vi ontem que esse servidor tem suporte de asp e de base de dados sql. (é dos raros que encontro essa base de dados) E vejam lá este comparativo: php - 5 ‚¬ mes asp - 6 ‚¬ mes podem constatar aqui Por isso custa-me acreditar que os motivos de escolha entre o uso de linguagens php ou asp.net passem por razões monetárias. Eu connheço esse alojamento. E só tenho a dizer coisas boas. Não sinto lentidão. Nunca senti o meu site offline. Quando foi preciso comunicar com eles recebi uma resposta por mail em menos de 5 minutos. (só digo isto porque pode-se pensar: "ok, tem alojamento asp / sql a 6 euros mes, mas... deve ser uma porcaria") 1 abraço. Max[/url]
satanuke Posted August 16, 2005 at 07:37 PM Report #3082 Posted August 16, 2005 at 07:37 PM Atenção a esses alojamentos baratinhos e que suportam ASP, eles não usam um interpretador puro de ASP. Usam isto - http://www.apache-asp.org/ que é gratuito e pode ser usado num sistema unix juntamente com PHP, MySQL mas necessitam de PERL. tek.readers blog
AriOps Posted August 16, 2005 at 07:40 PM Report #3084 Posted August 16, 2005 at 07:40 PM ya já sei, é tipo o chilisoft da SUN Microsystems né? Daniel Correia
satanuke Posted August 16, 2005 at 07:43 PM Report #3085 Posted August 16, 2005 at 07:43 PM Creio que existam por ai algumas alternativas para correr ASP em unix, até existe um modulo do apache que é baseado no projecto mono (.NET para *nix), existem uns quantos mas penso que este modulo de Perl é o mais usado nestes alojamentos baratos e que interpretam ASP. tek.readers blog
satanuke Posted August 16, 2005 at 07:48 PM Report #3086 Posted August 16, 2005 at 07:48 PM 55‚¬ por mês é um bocado caro, qual é o espaço do alojamento? Onde o forum está alojado neste momento é aqui - http://www.chiptecmm.com/hosting/index.php?extra=planos Que achas destes preços, tendo em conta as features e o trafego nacional e ilimitado? Se queres um mesmo baratissimo, dá uma olhadela aqui - http://www.factorysp.com/ - Tráfego Internaciona. tek.readers blog
Recommended Posts