Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

bsntuga

Falha humana causou pane no buscador do Google

Recommended Posts

bsntuga

0,,17316112-FMM,00.jpg

A pane no sistema de buscas do Google neste sábado (31), que identificava como “nocivos” sites teoricamente legítimos, como o próprio google.com.br, foi causada por falha humana, segundo o blog oficial da empresa. “Foi uma falha clara, e sentimos muito pela inconveniência causada aos nossos usuários”, disse em comunicado a vice-presidente do setor de buscas Marissa Mayer.

Segundo ela, a falha ocorreu quando o sinal “/” foi relacionado à lista de endereços da web que oferecem risco ao internauta. Essa monitoração é feita pelo Google a partir de uma lista organizada pelo grupo sem fins lucrativos StopBadware.org - site que ficou fora do ar durante horas neste sábado (31). A lista é atualizada por profissionais especializados, e não por mecanismos automáticos.

Como todo endereço da internet tem o sinal “/” em sua URL, as buscas efetuadas no Google passaram a indicar que os sites eram suspeitos e poderiam oferecer riscos ao usuário. Marissa afirma que esse procedimento de segurança é adotado para evitar que o internauta tenha acesso a sites que possam instalar pragas virtuais ou oferecer outras ameaças ao internauta.

40 minutos de erros

Ao buscar pela palavra “google”, por exemplo, o usuário recebia a lista de resultados e o alerta: “Este site pode contaminar seu computador”. Ao clicar no link, o internauta era levado a uma segunda página, que reforçava o alerta, com a sugestão “volte à página anterior e selecione outro resultado”. O aviso também recomendava que o usuário visitasse o site StopBadware.org para “obter mais informações”, mas a página estava fora do ar. Segundo o Google, a pane durou cerca de 40 minutos.

ps. Aconteceu-me :|, agora justifica-se porque :D

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.