Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite, e o seguinte .

tenho uma tabela chamada users com os seguintes campos:

cod_user

cod_func

cod_postal

nome

datanasc

telemovel.

e queria o seguinte:

no campo datanasc o utilizador inserir a sua data de nascimento, tenho o type 'datetime', mas com isso aparece tambem as horas e eu so queria o dia/mes/ano.

no campo telemovel tenho numeric(9,0), com isto nao deixa inserir mais, mas deixa inserir menos digitos, e eu queria que fosse obrigatorio inserir 9 digitos.

tenho tambem dificuldades nos campos cod_func e cod_postal, ou seja so da para inserir um user se esses campos estiverem correctamente inseridos, para tentar contrariar isso nas tabelas principais desses campos (funcao, codigopostal) tirei o NULL, e na tabela users meti NULL nesses dois campos.

O que eu quero e que seja obrigatorio inserir isso quando tou a criar uma funcao e um codigo postal novo, mas quando tou a adicionar um user nao seja obrigatorio preencher esses campos.

se alguem puder ajudar  ?

Posted

o datanasc (só aparecer a data) e o telemovel (9 numeros) é resolvido na aplicação e não na base dados (normalmente)

Se meteres not null nos campos que queres obrigatórios ele não deixa inserir registos sem esses campos, isso basta

Muito obrigado.

ja gora, alguem sabe como posso por o codigo postal com o seguinte formato(ex:4460-240) sera' tambem na aplicacao ?

Posted

Muito obrigado.

ja gora, alguem sabe como posso por o codigo postal com o seguinte formato(ex:4460-240) sera' tambem na aplicacao ?

Boas , quanto ao datanasc podes usar smalldatetime, quanto ao telemovel nao sei se não será boa ideia usares varchar, visto que assim podes guardar o indicativo internacional por ex(+351 ou 00351).