Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem como alguns ja devem saber que com a linguagem assembly podemos modficar o firmware de dvds etc...

E para por os "joguinhos" na calculadora tambem é com o assembly

O assembly tambem tem um programa chamado disassembler que serve para descodificar é bastante pratico não sei bem em que tipo de programas dá.

Para fazer download

http://www.geocities.com/~sangcho/disasm.html

www.sutchamos.blogspot.com

Posted

Os disassembler são apenas programas para reverter de código binário para código fonte (em assembler) no entanto a leitura deste tipo de sintaxe é muito complicada devido aos endereços de memória.

O uso comum desta prática é denominado reverse-engineering e é preciso mesmo muita paciência para se dominar esta área. As pessoas que mais utilizam este tipo de soluções são os crackers.

Exemplo simples de um programa Hello World

#########

format PE GUI 4.0

include 'C:\dev\asm\INCLUDE\win32a.inc'

section '.code' code readable executable

invoke MessageBox,0,hellomsg,hellolb,MB_OK+MB_ICONINFORMATION

invoke ExitProcess,0

section '.data' data readable writable

hellomsg db 'Hello, World!',0

hellolb db 'Hello World',0

data import

library user32,'user32.dll',kernel32,'kernel32.dll'

include 'C:\dev\asm\INCLUDE\apia\user32.inc'

include 'C:\dev\asm\INCLUDE\apia\kernel32.inc'

end data

############

Depois de feito o *.exe o output num disassembler comum..

http://img358.imageshack.us/img358/9478/asm2fa.jpg

€ direita o código revertido. € esquerda o programa em binário.

perl is a prismthrough which chaos breeds order.perfection attained.

  • 9 months later...
Posted

Por acaso sou um adepto da Reverse-engeneering, ou Reengenharia, se é que é essa a tradução em portugues (alguém sabe que possa dizer?).

é muito aliciante, uma vez que se podem fazer alterações insólitas, como colocar numeração de linhas/colunas no notepad do windows, ou endereçar o mapa das minas do minesweeper.

A reverse-engeneering é também o método primordial pelo qual se analisam falhas de programas/protocolos (reverse engeneering não é apenas assembly. Também pode ser analizar exaustivamente um protocolo, ou recriar um circuito electrónico)

Contudo, segundo a evolução natural das coisas, os productores de tecnologia tentam-se defender da reengenharia, nomeadamente no software e no hardware.

No software (principalmente no software pago e em software que utiliza credenciais de autenticação) é utilizada encriptação do programa, que se desencripta conforme vai sendo executado, é também utilizadas várias checksums, e avançados algoritmos de CRC.

No hardware, a simples utilização de chips, de placas de curcuito impresso multi-camadas, e mesmo a utilização de máscaras entre as camadas para não permitir a passagem de luz para não se verem as silhuetas dos circuitos.

Mas nada é imune. O hardware é muitíssimo mais complicado, mas o software é relativamente simples.

A única forma do software ser imune à "Reengenharia", é não ser executável. Nem pelo utilizador legítimo.Tal como um cofre que nem pelo dono pode ser aberto.

A china é conhecida por comprar máquinas na europa e EUA e "Reengenheira-las" de modo a produzir máquinas idênticas, sem precisar de as comprar.

Passem Bem 😄

Posted

hum realmente esse termo tem uma traducao dificil mas nao e reengenharia esse termo tambem existe, e nao so na area de informatica, e aplica-se a re-analise de um processo de engenaria conhecido ou à aplcacao de principios de engenharia a um processo que nao os tinha antes. a traducao mais proxima em portugues talvez seja engenharia de revesao ou engenharia reversa que consiste em retirar o processo de fabrico a partir de um produto final. E uma pratica muito comum em informatica nomeadamente em protocolos de rede (por exemplo foi preciso fazer reverse-egineering para que o trillian e outros messengers conseguissem comunicar com o msn messenger) mas tambem em codigo fonte e hardware. E preciso fazer reverse-engineering para fazer cracking mas tambm por exemplo para conseguir por jogos copiados a funcionar nas consolas, enfim pode-se aplicao reverse-enginnering a tudo, de uma forma mais ou menos facil consuante o caso.

EDIT: Mais um exemplo de reverse-engimeering sao os medicamentos genericos...

Posted

Tens razão qnt a palavra, pensado bem n é mesmo a mais adequada..

Por acaso estou d certo modo dentro do assunto dos medicamentos genéricos, e sou capaz d dizer k não sao fruto da reverse engeneering.

Existem dois tipos de medicamentos considerados como "genéricos"

os Genéricos mesmo genéricos

e as cópias

os primeiros tratam-se da substância original vendida de certo modo "a vulso", não associada a nenhuma marca (pelo menos deveria d ser assim, mx existem N marcas do mesmo genérico, contudo de todas essas apenas um é realmente o genérico. os outro são cópias - fruto da engenharia invertida (será que é assim?). O genérico verdadeiro é o k é proveniente da casa-mãe, ou seja, do laboratório que inventou a substância., ou do laboratório cuja casa-mãe deu autorização para produção de genérico.

contudo são todos equiparados uns aos outros..paciência..

Passem bem 😄

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.