Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

bertolo

Legislação para programas de facturação

Recommended Posts

bertolo

Gostaria de saber onde posso ver a legislação para "homolgar" (nao sei se e assim q se diz lol) um programa.

Há programas free "homolgados" ?

ps: homolagado = legal

cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

Não é uma área onde tenha vastos conhecimentos. Mas pelo que sei aplicam-se a programas informáticos todos os requisitos dos sistemas de facturação convencionais:

Emissão de um documento numerado, com a data e detalhes sobre a transacção e manutenção de um registo para fins contabilisticos.

Se às finanças forem entregues quer vendas a dinheiro por parte de compradores, quer contabilidade por parte de empresas, de forma coerente e intiligível, penso que o programa está então legal.

Um programa open source de facturação que por aí andava era o evaristo. Não sei entertanto como está esse projecto.

Share this post


Link to post
Share on other sites
elcsat

eu andei a procura de um programa de facturaçao pra aplicar em linux da categoria gnu, e descobrir alguns como o projecto colibri, que tem uma parte gratis, mas se leres no forum possuir erros a parte gratis, como quem o estar a utilizar podem criar facturas em teu nome, deve ser a procura de um programa gratis que andas a procura,

se quiseres um pago eu possote aconselhar um de 49,80 monoposto que é o que eu uso e nao tenho reclamaçoes, tem tudo e chega prefeitamente para uma pequena e media empresa da t&t.

espero que isto te seja util

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

Pessoal, mantenham-se on-topic.

Bertolo, não sei se há requisitos para além dos que já te disse. Quanto a registo, acredito que não haja nenhuma entidade que registe o que quer que seja.

Mas talvez enviar um email a um dos projectos open-source te conduza a melhores esclarecimentos. Refiro os de open-source pois a comunidade open-source é tipicamente mais afável.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Njay

O que sei é o seguinte: Os requisitos são apenas os que constam da Lei (está muita coisa no CIVA, mas não sei se é tudo de lá), como por exemplo que elementos devem constar numa factura. Não há homologação de aplicações informáticas, o que pode acontecer é as Finanças recusarem por exemplo uma factura por ela não ser válida (não conter os dados necessários). As aplicações devem ser capazes de exportar os dados em SAFT-PT.


Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com

Share this post


Link to post
Share on other sites
bertolo

ah ok. então precisava era da lista dos requesitos. depois de a ter posso fazer software quase ao meu belo prazer. porreiro. pedrotuga LOOOOOL como moderador tás pc confiante no P@P.

Share this post


Link to post
Share on other sites
slack_guy

Este post é uma cópia actualizada de um post meu na ZWAME (ex-Techzone):

A certificação de aplicações informáticas para a emissão de facturas nunca existiu. O que existe são requisitos para a emissão destes documentos. De acordo com as disposições legais (Código do CIVA, Lei 147/2003, Ofícios 60015 de 26-3-1989 e 165347 de 1991) as facturas ou documentos equivalentes devem ser datados e numerados sequencialmente e devem conter os elementos referidos no n.º 5 do Art.º 35 do CIVA e no n.º 2 do DL 45/89 de 11 de Fevereiro. Acresce, que os programas informáticos que emitem facturas ou documentos equivalentes (e os programas informáticos de contabilidade) têm de produzir o relatório SAFT-PT.

Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2009, passa a ser exigida uma certificação por parte do Estado (Ministério das Finanças) destas aplicações. No entanto, os requisitos e as formas de obtenção dessa certificação não estão AINDA regulamentados. Assim, por enquanto, não há obrigatoriedade de certificação.

Esta certificação não tem nada que ver com a licença (livre, aberta, fechada, assim-assim, etc) sob a qual é distribuída a aplicação.


:q :q! :wq :w :w! :wq! :quit :quit! :help help helpquit quit quithelp :quitplease :quitnow :leave ^X^C ^C ^D ^Z ^Q QUITDAMMIT

Share this post


Link to post
Share on other sites
bertolo

epá muito obrigado mesmo. sendo assim se calhar uso um free e poupo o trabalho. a questão é o meu pai lool, ele e esquesito deve querer um feito à medida. logo vejo.

se alguem tiver para começar um projecto destes, fale cmg, podemos aliar esforços eventualmente.

Share this post


Link to post
Share on other sites
djthyrax

Grátis tens também a versão Express do software da Primavera BBS (Primavera Software).


Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.