Gurzi Posted May 7, 2006 at 04:42 PM Report #26185 Posted May 7, 2006 at 04:42 PM Vejam lá este exercicio do Técnico de Lisboa e diga-me a dificuldade, eu fiquei apanhar do ar, acho aquilo mt mt advanced , grr 😄 👍
[AM]Higor Posted May 7, 2006 at 06:05 PM Report #26190 Posted May 7, 2006 at 06:05 PM Por alto, achei de nível intermediário... Mas, pode ter alguns probleminhas na hora de fazer... Com o conteúdo de programação II da faculdade, é capaz de fazer... Higor... Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...
untouchables Posted May 7, 2006 at 06:16 PM Report #26193 Posted May 7, 2006 at 06:16 PM vendo assim, o programa tem de comparar as palavras do conteúdo do email com a lista de spam, não é? não parece que seja assim muito complicado de implementar...
dark_splinter Posted May 7, 2006 at 08:57 PM Report #26221 Posted May 7, 2006 at 08:57 PM A mim acontece-me sempre a mesma treta .... quando leio algum projecto fica sempre a mesma ideia na cabeça "está m**** mesmo facil!!!" mas depois quando vou a fazer a implementação 😁
untouchables Posted May 7, 2006 at 09:18 PM Report #26230 Posted May 7, 2006 at 09:18 PM se bem percebi, temos de verificar palavra a palavra, compara-las todas com 1 lista de palavras-chave. se as palavras corresponderem, o indice de palavras iguais aumenta 1 unidade, e a palavra chave é retirada da lista, porque se tiver "spam spam spam" só conta uma vez a palavra. de seguida, é aplicar a mesma coisa para o restante texto. o ciclo para quando acabarem as palavras, ou quando já for considerado spam (ou seja, se ja tiver 3 palavras que estao na lista de spam). não penso que seja muito complicado 👍
MrAnderson Posted May 8, 2006 at 12:05 AM Report #26280 Posted May 8, 2006 at 12:05 AM Isso de facil não tem assim tanto como quanto pode parecer. Para começar a complecidade deve ser O(N), depois o ideal é usar-mos hash tables, coisa que ainda vamos aprofundar, e isto é já para terça.
untouchables Posted May 8, 2006 at 07:48 AM Report #26286 Posted May 8, 2006 at 07:48 AM complexidade O(N), e hash tables? o que é isso, podem explicar? :\ bem, comparando o trabalho com o que tenho de fazer, penso que o meu seja mais difícil... encontram-no AQUI
MrAnderson Posted May 8, 2006 at 10:47 AM Report #26301 Posted May 8, 2006 at 10:47 AM complexidade O(N), e hash tables? o que é isso, podem explicar? :\ bem, comparando o trabalho com o que tenho de fazer, penso que o meu seja mais difícil... encontram-no AQUI Complecidade O(N) é o tempo de execução estar relacionado com os dados que tem que processar de forma linear ( ou seja se 1 elemento demora 1 segundo a processar, 2 vai demorar 2segundos, se demorar por exemplo 4segundos já a complecidade deve rondar algo como o(N^2) hash tables não sei bem o que é, mas codifica um array, lista, e depois devido a isso, que ainda não sei bem como, quando queres achar alguma coisa no array, aquilo não faz procura, simplesmente dá o sitio, o que se traduz num ganho de tempo porque deixa de ser O(n) e passa a ser O(k) ( tempo constante independetemente do tamanho) Se o teu é mais dificil ou não não sei, essas coisas gráficas sao chines para mim 👍
untouchables Posted May 8, 2006 at 11:00 AM Report #26302 Posted May 8, 2006 at 11:00 AM isso do sítio, não te referes a endereços de memória? o meu não tem nada de gráfico, é C puro. tens de criar um array (se possível com memória dinâmica), e nele pôr caracteres, conforme seja necessário. por exemplo, um ponto na 2ª linha, 3ª coluna, tinhas de fazeros cálculos para o colocar lá na matriz. é claro que o ponto é um caso simples, linhas, circulos ou elipses já tens de mexer com fórmulas matemáticas, torna-se complicado. para além disso, tens de fazer montes de operações com esses "objectos gráficos". no fundo,não passam de caracteres 👍
theproject Posted May 9, 2006 at 01:29 AM Report #26524 Posted May 9, 2006 at 01:29 AM boas, já fiz essa cadeira... n é mt dificil... se um gajo for apanhando as cenas dd k comeca é na boa... complexidade O(N), e hash tables? o que é isso, podem explicar? :\ AQUI eu fiz um mini tutorial a explicar pa quem nao sabe o que sao as compexidades assimptoticas nesta thread aqui complexidade O(N), e hash tables? o que é isso, podem explicar? :\ bem, comparando o trabalho com o que tenho de fazer, penso que o meu seja mais difícil... encontram-no AQUI Complecidade O(N) é o tempo de execução estar relacionado com os dados que tem que processar de forma linear ( ou seja se 1 elemento demora 1 segundo a processar, 2 vai demorar 2segundos, se demorar por exemplo 4segundos já a complecidade deve rondar algo como o(N^2) hash tables não sei bem o que é, mas codifica um array, lista, e depois devido a isso, que ainda não sei bem como, quando queres achar alguma coisa no array, aquilo não faz procura, simplesmente dá o sitio, o que se traduz num ganho de tempo porque deixa de ser O(n) e passa a ser O(k) ( tempo constante independetemente do tamanho) Se o teu é mais dificil ou não não sei, essas coisas gráficas sao chines para mim 🙂 A ideia de uma hashtable e mt simples.. é teres uma lista mas partida em N bocados, assim ficas com N listas mais pequenas, e ao contrario do que disseste nao consegues procurar em tempo constante numa hashtable, o que consegues é passar a pesquisa de O(M) para O(M/N) onde M é o numero de elementos na hashtable e N é o numero médio de elemento em cada lista da hashtable... ou seja se tiveres tipo 200 objectos numa lista e queres procurar um deles, obviamente tens de percorrer (no pior caso) os 200 bakanos... se tiveres uma hashtable de dimensao 10, já so tens de procurar em 200/10 = 20 elementos . A "magia" é que tu ao inserires fazes uma conta com o objecto e essa conta dáte um valor entre 0 e 9 que sao os valores do array (neste caso) e tu inseres na lista que esta na posicao tal do array... ou seja.. kuando procurares por um dado objecto, fazes essa conta date X e sabes que se ele existir só pode estar na lista da posicao X.... isto tudo para uma hashtable dita "normal" e com uma funcao de hash normal, pk podes inventar umas mais estranhas e deixas de ter estes beneficios... De kk maneira, nao sendo a maneira mais eficiente de tratar o problema , ela funciona pq (para este caso) consegues fazer a mesma procura em 1 décimo do tempo... é obvio que quanto maior for o teu array mais rapido em média consegues fazer a procura, mas isso dps custa na quantidade de memoria que usas... Mas vais dar isso em AED ... tou so a dar uma explicacao de aluno para aluno pq pode ser mais facil de perceber.. fikem []
MrAnderson Posted May 20, 2006 at 03:25 PM Report #28482 Posted May 20, 2006 at 03:25 PM Heys Obrigado pelos esclarecimentos, já os tinha lido antes de dar as hash, mas acabei por não responder ? entretando já dei as hash tables, realmente, não é tão dificil quanto pode fazer parecer à 1º vista (isto para funcionar, uma muito bem implementada já é outra conversa ). Bem, teoricamente até podem ser constante, se a função de hash escolhida seja de tal maneira boa que não há colisões 😛 Já agora, está aqui o enunciado do 3º projecto, no fundo é um aprofundamento do 2º projecto, com umas formulas matemáticas pelo meio:
ptrci Posted December 30, 2006 at 07:33 PM Report #73545 Posted December 30, 2006 at 07:33 PM todos os anexos do fórum dão este erro: 404 - Anexo não encontrado
Hipnoted Posted December 30, 2006 at 09:16 PM Report #73559 Posted December 30, 2006 at 09:16 PM Bem-vindo ao fórum ptrci. Se ainda não o fizeste podes deixar a tua apresentação aqui. 👍 todos os anexos do fórum dão este erro: 404 - Anexo não encontrado Devem ter sido apagados dado que a última resposta a este tópico foi de Maio deste ano... 😉 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
_elf Posted December 31, 2006 at 04:33 AM Report #73645 Posted December 31, 2006 at 04:33 AM https://fenix.ist.utl.pt/publico/executionCourse.do?sectionID=3615&executionCourseID=45280&method=section tens ai os tres projectos dessa cadeira
undercover Posted January 29, 2007 at 02:46 AM Report #79145 Posted January 29, 2007 at 02:46 AM Pá entrei no técnico em 2005, e tive de fazer essa cadeira com esse mesmo projecto, posso dizer que todos os projectos do técnico parecem fáceis à 1ª vista e só depois é k damos conta k estamos metidos em trampa até ao pescoço, fdx. PS: Fui o unico a ter 20 nesse projecto, no meu POLO(Tagus) 😉
Recommended Posts