Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

KreetOr

[VB6] Ajuda em Query's

Recommended Posts

KreetOr

Boas

Estou a fazer um programa para final de modulo em VB6..

Já fiz tudo, excepto as querys.

O meu projecto consiste numa Livraria.

Tenho 3 tabelas.

-Clientes

-Livros

-LivrosAlugados.

e a minha duvida consiste em:

o que eu qeria era criar um botao que ao clicar nele, elimina-se o registo da tabela livros e cria-lo na livros alugados..

só que o pior é faze-lo.. por isso é q vim aqui pedir ajuda..

Alguém pode postar o codigo para o fazer ??

Aguardo

Cumpz.

vbtipo

Para fazeres isso, basta pegares na informação do teu registo, copiá-lo para um array ou em várias variáveis, como queiras, de seguida pagas o teu registo. Vais apontar o teu recordset para a nova tabela e basta criar um novo registo, de seguida copias os teus dados que estão no array ou em várias variáveis para esse registo.

E já está ...

Ps: Acho que não compliquei na explicação...

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.

KreetOr

Achas ? Eu acho que complicas-te.. :S

Eu tenho 7 Livros.. como é que posso passar qualquer um deles para o nova tabela ??

TEnho de criar variaveis para todos os dados (Titulo do livro; autor; editora; Genero) de cada livro ?

jpaulino

o que eu qeria era criar um botao que ao clicar nele, elimina-se o registo da tabela livros e cria-lo na livros alugados..

só que o pior é faze-lo.. por isso é q vim aqui pedir ajuda..

Isso não tem lógica nenhuma (na minha opinião!).

A melhor maneira de registares essa informação nunca é apagar de um lado e gravar em outro. Fazes assim:

Na tabela Livros tens um campo que te indica o estado (alugado ou não) e na tabela LivrosAlugados só colocas o histórico ... id do livro, id do cliente, data emprestimo, etc.

Depois, quando o livro é devolvido, escreves na tabela de LivrosAlugados a data de chegada e na tabela Livros o novo estado do livro, ou seja, não alugado.

Dá para entender ?

KreetOr

Tipo... Tenho de criar, basicamente, 2 tabelas iguais..

Simplesmente, tenho que acrescentar o campo, Alugado..

Certo ??

jpaulino

Não, não só tens uma tabela e o campo alugado indica se está a lugado ou não. Não dupliques trabalho!