Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

pythonshell

Tabelas em Excel

Recommended Posts

pythonshell

Saudações.

A minha dúvida pode parecer esquisita mas lá tem a sua razão de ser. É a seguinte: é possível aceder a valores dentro de uma tabela excel.

Imaginemos que temos uma tabela excel com um campo com o nome de peças e no campo ao lado o nº de peças existentes em stock. É possível aceder a esses campos, da mesma dorma como se fosse por absurdo uma BD (SELECT campo FROM tabela).

Como aparte penso programar em Python o programa em questão. Mas 1º gostaria de saber se é possível ou se alguém sabe ou ja fez algo parecido.

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Isto será mais uma pergunta para a zona de python, já que o acesso a ficheiros Excel dependerá da linguagem e das tecnologias disponíveis para essa linguagem.

Aceder aos dados usando .net é trivial, usar outras tecnologias já é mais complicado, o suporte varia muito e o tipo de acesso permitido também. Mas ler dados de uma determinada linha e coluna é, quase sempre, possível. Não será o mesmo que emitir um comando SELECT mas dará para aceder aos dados que pretendes.

Share this post


Link to post
Share on other sites
nruivo

Em python não sei como poderá ser feito, mas posso garantir-te que em .net, por exemplo, o que indicas como absurdo (usar a tabela de excel atraves de sql "SELECT campo FROM tabela"), é possível.

Pelo pouco que trabalhei com o .Net/excell posso assegurar-te que podes manipular um documento de excell como se de uma Bd se tratasse, podes fazer selects, updates e ate create table...

Mas o melhor mesmo  é colocares essa questão na area de phyton, pois pode ser que alguem te consiga indicar qual a melhor forma de "atacares" o problema.

Share this post


Link to post
Share on other sites
fnds

Usas o modulo PyWin32 (http://python.net/crew/mhammond/win32/)

import win32com.client
xl = win32com.client.Dispatch("Excel.Application")
wb = xl.Workbooks.Open ("c:\\data\\myspreadsheet.xls")

Acho que o M6 sabe sobre interação entre python e excel.

Sim, na proxima edicão da Revista Programar vai sair um artigo sobre a interação entre Python e o MS Office.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.