UnKnowN Posted May 6, 2006 at 09:08 AM Report #25986 Posted May 6, 2006 at 09:08 AM Gostava que me falassem das vossas experiencias pessoais ou de conhecidos em relaçao a cursos profissionais e tecnológicos, as vantagens e desvantagens de cada um e a matéria que se dá em cada um (de informática). Fiquem Bem [] 😉
QuickFire Posted May 6, 2006 at 09:33 AM Report #25990 Posted May 6, 2006 at 09:33 AM Bem existem diferenças e não são poucas 🙂 Vou contar um pouco da minha história: Eu no 9º ano só pensava que a minha única opção era Informática. Dava programação (Pascal,VB e outros) e era "feliz". Tinha Matemática B e FQ B o que era mau para a universidade mas o que eu queria era ser feliz 😉 Quando cheguei para fazer a matricula mudei para o curso de Ciências e Tecnologias. Sabes que mais? Hoje em dia dou graças a deus por estar neste curso! Eu tenho notas bem melhores do que iria ter... a média de notas na turma de informática é entre negativas e 12 😉 Existem uma ou duas excepções mas enfim... Eu prefiro vir bem preparado em Matemática e FQ, para um curso de engenharias no IST, do que em programação que continuo a praticar nos tempos livres 😛
vbmaster Posted May 6, 2006 at 09:56 AM Report #25993 Posted May 6, 2006 at 09:56 AM Ou seja, nem vás para um, nem para outro.... 😉
QuickFire Posted May 6, 2006 at 10:09 AM Report #25995 Posted May 6, 2006 at 10:09 AM Ou seja, nem vás para um, nem para outro.... 😉 Lol não sejas assim 😉 Tás a intimidar 😛 Pá uma coisa é certa. Se queres trabalhar muito agora e ver bons results na univ, vai para o Cientifico. Se não quiseres ir mais à frente vai para o Tecnológico 🙂
AriOps Posted May 6, 2006 at 10:10 AM Report #25997 Posted May 6, 2006 at 10:10 AM eu sou da mesma opinião do Quickfire, não me arrependo nada de estar num agrupamento geral de ciências e tecnologias. Daniel Correia
vbmaster Posted May 6, 2006 at 10:37 AM Report #26003 Posted May 6, 2006 at 10:37 AM Em 06/05/2006 às 12:09, QuickFire disse: Lol não sejas assim 😛 Tás a intimidar 🙂 Pá uma coisa é certa. Se queres trabalhar muito agora e ver bons results na univ, vai para o Cientifico. Se não quiseres ir mais à frente vai para o Tecnológico 🙂 mas ele não falou do científico, falou de profisssional e tecnológico.... 😉 por mim científico é a opção, não fosse eu um techno science man... (mas se poderes evita a biologia-geologia.... cansas-te pa krlh e tens pior nota que a geometria descritiva... )
deathseeker25 Posted May 6, 2006 at 10:43 AM Report #26006 Posted May 6, 2006 at 10:43 AM Eu tambem partilho da mesma opinião do QuickFire e do AriOps. No 9º ano achei que engenharia informática seria tudo aquilo que queria e que era a única forma de me sentir realizado a fazer aquilo que gostava. Cheguei a ponderar entrar para um tecnológico de informática, mas isso fazia com que tivesse mais dificuldade em entrar para a universidade, pois iria ter Matemática B e FQ B. Escolhi o agrupamento de Ciências e Tecnologias e não me arrependo. Entretanto, descobri que a engenharia informática não era o unico curso que me poderia fazer feliz. Descobri outros cursos como a Gestão e Engenharia Industrial, que se enquadram com a minha maneira de ser e com aquilo que realmente quero para o meu futuro. Não digo que até ao fim do 12º não mude de ideias, mas para já é para isso que vou lutando. Posso sempre aprender programação como hobbie e tenho cadeiras da área no meu curso para fazer... 😉 Escolhas o que escolheres, lembra-te que as decisões nunca são definitivas na vida e que podes sempre mudar. A mudança pode significar, em ultimo caso, a perda de um ano, mas se for para o teu bem que seja. Mais vale perder um ano agora do que passares a tua vida inteira a fazer uma coisa que não gostes. 😉
vbmaster Posted May 6, 2006 at 10:48 AM Report #26007 Posted May 6, 2006 at 10:48 AM Eu tambem partilho da mesma opinião do QuickFire e do AriOps. e eu? sou preto? 😉
deathseeker25 Posted May 6, 2006 at 10:52 AM Report #26008 Posted May 6, 2006 at 10:52 AM Em 06/05/2006 às 12:48, vbmaster disse: e eu? sou preto? 😉 Quando postei vi que já havia um novo post mas nem vi de quem era... Seja como for, tambem partilho ali da opinião do preto... 😉
vbmaster Posted May 6, 2006 at 11:08 AM Report #26014 Posted May 6, 2006 at 11:08 AM Lolololol... Bem, mas para não ser este mais um tópico inútil vou dizer o porquê de achar o que achjo, e que já expressei acima. Tal como o QuickFire, passei todo o meu 9º ano a sonhar com o grande passo que daria na minha vida ao entrar na Secundária para um curso Tecnológico de Informática... O que mais me motivava é que teria a disciplina de Bases de Porgramação onde aprenderia com a ajuda dum professor o que eu realmente gosto e me faz estar neste fórum. Cheguei a falar nos últimos dias do secundário com o QuickFire (ainda não o conhecia) e ambos referimos que íriamos para um curso tecnológico de informática (lmao), acabámos por ir para a mesma turma do científico. Tudo isto porquê?... bem a mim foi porque nos últimos dias reparei em algo na matriz que não me agradou, e que por acaso foi a minha mãe a dizer-me porque senão nem reparava. Ao entrar para um tecnológico teria Mat B e Físico-Química B. Para alguns até poderia parecer melhor -> mais fácil. Mas eu pessoalmente não achei piada nenhuma. Hoje verifica-se que fiz bem.. Quem está num tecno aprende mat B mas quando quiser entrar para uma Univ terá de fazer exame de matemática A. Ora se a B é mais fácil e o exame de A já é díficil para quem a tem, quanto mais para os da matemática B. Não aprendo o que gosto é certo, tenho de aturar as rochas metamórmoficas e o DNA dos seres vivos, mas isso também só enriquece a minha cultura geral. Basiucamente é isto... 😉
Ped@ntilva Posted May 6, 2006 at 11:13 AM Report #26016 Posted May 6, 2006 at 11:13 AM Bem, eu antes de escolher seja o que for recomendo a consulta de um psicologo. Não é o psicologo da escola porque esses só mandam fazer uns testes e dizem "Estás vocacionado para ....", aconselho ir a um psicologo particular. Paga-se é verdade, mas vale muito a pena. Como diz o deathseeker se te enganares e perderes um ano não é nada de grave, as pessoas mudam muito de opinião. Por isso mesmo a consulta do psicologo é aconselhavel. Com a ajuda do psicologo soube exatamente se deveria ir pa cientifico, tecnologico ou profissional. Cada pessoa tem a sua forma de ser e não somos todos iguais. Eu ao contrário do que se está a dizer digo que ir para tecnológico é melhor. Ñão sei se o ensino mudou, mas no meu tempo eu (só estou no 2ºano da faculdade) eu tive matemática normal, tive fisico-quimica e tive fisica no 12º. Posso dizer que fiquei com boas bases para entrar em Engenharia Informática, graças aos optimos professores que tive. O meu agradecimento a eles. Ao ir para tecnológico comecei a dar linguagens de programação e agora na faculdade em relação aos meus colegas que foram para cientifico posso dizer que entrei muito mais bem preparado. Quanto a cursos profissionais tem o seu lado bom e mau. Se pretendes entrar na faculdade não te aconselho porque o ensino profissional é para a entrada directa no mercado de trabalho e não muito boa para a continuação do estudo. (Penso eu). Como tal digo que para mim o melhor é seguir o tecnológico de informática, e sim as notas são memso baixas o pessoal pensa que aquilo é tudo fácil e vai para informática e depois arrependem-se, tenho colegas assim. Mas com esforço tira-se boas notas. Cumps, Pedantilva
Ped@ntilva Posted May 6, 2006 at 11:17 AM Report #26019 Posted May 6, 2006 at 11:17 AM Se o ensino mudou o tecnológico de informatica para matemática B é um erro tremendo. Acho que isso está muito mal. Não tinha conhecimento disso. Assim sendo já n sei se é assim tão bom ir para tecnológico.... Maldito governo!!!!!
vbmaster Posted May 6, 2006 at 11:21 AM Report #26020 Posted May 6, 2006 at 11:21 AM É mesmo... eu não os compreendo.... :|
brink@ero Posted May 6, 2006 at 11:36 AM Report #26029 Posted May 6, 2006 at 11:36 AM Eu não compreendo o ministério da educação. Escolaridade obrigatória até o 12.ºano, porquê? Depois para facilitar ainda mais os alunos, e tornar mais fácil os exames. Qualquer dia o exame para acesso a universidade é simplesmente escrever o nome e o seu número. O IST já está a realizar exames aos calórios para ver o seu nível, se isto piorar, cada universidade começa a ter o seu exame de admissão.
UnKnowN Posted May 6, 2006 at 11:38 AM Author Report #26030 Posted May 6, 2006 at 11:38 AM Lolololol... Bem, mas para não ser este mais um tópico inútil vou dizer o porquê de achar o que achjo, e que já expressei acima. Tal como o QuickFire, passei todo o meu 9º ano a sonhar com o grande passo que daria na minha vida ao entrar na Secundária para um curso Tecnológico de Informática... O que mais me motivava é que teria a disciplina de Bases de Porgramação onde aprenderia com a ajuda dum professor o que eu realmente gosto e me faz estar neste fórum. Cheguei a falar nos últimos dias do secundário com o QuickFire (ainda não o conhecia) e ambos referimos que íriamos para um curso tecnológico de informática (lmao), acabámos por ir para a mesma turma do científico. Tudo isto porquê?... bem a mim foi porque nos últimos dias reparei em algo na matriz que não me agradou, e que por acaso foi a minha mãe a dizer-me porque senão nem reparava. Ao entrar para um tecnológico teria Mat B e Físico-Química B. Para alguns até poderia parecer melhor -> mais fácil. Mas eu pessoalmente não achei piada nenhuma. Hoje verifica-se que fiz bem.. Quem está num tecno aprende mat B mas quando quiser entrar para uma Univ terá de fazer exame de matemática A. Ora se a B é mais fácil e o exame de A já é díficil para quem a tem, quanto mais para os da matemática B. Não aprendo o que gosto é certo, tenho de aturar as rochas metamórmoficas e o DNA dos seres vivos, mas isso também só enriquece a minha cultura geral. Basiucamente é isto... 😉 Pois mas de rochas e seres vivos estou eu farto queria mesmo ir para um curso relacionado com informático, em relaçao a isso dos exames na Univ. a Mat. A e um gajo no tecnológico só ter Mat. B está mal ... :| Acho que da parte do governo foram mt estupidos ... entao se sabem que um gajontem de fazer exame a Ma. A vao por-nos a dar Mat. B ? tipo see fosse no Profissional ainda era compreendisvel mas no tecnológico , que é para seguir uma carreira universitária ... :| que mal feito ... Bem, eu antes de escolher seja o que for recomendo a consulta de um psicologo. Não é o psicologo da escola porque esses só mandam fazer uns testes e dizem "Estás vocacionado para ....", aconselho ir a um psicologo particular. Paga-se é verdade, mas vale muito a pena. Como diz o deathseeker se te enganares e perderes um ano não é nada de grave, as pessoas mudam muito de opinião. Por isso mesmo a consulta do psicologo é aconselhavel. Com a ajuda do psicologo soube exatamente se deveria ir pa cientifico, tecnologico ou profissional. Cada pessoa tem a sua forma de ser e não somos todos iguais. Eu ao contrário do que se está a dizer digo que ir para tecnológico é melhor. Ñão sei se o ensino mudou, mas no meu tempo eu (só estou no 2ºano da faculdade) eu tive matemática normal, tive fisico-quimica e tive fisica no 12º. Posso dizer que fiquei com boas bases para entrar em Engenharia Informática, graças aos optimos professores que tive. O meu agradecimento a eles. Ao ir para tecnológico comecei a dar linguagens de programação e agora na faculdade em relação aos meus colegas que foram para cientifico posso dizer que entrei muito mais bem preparado. Quanto a cursos profissionais tem o seu lado bom e mau. Se pretendes entrar na faculdade não te aconselho porque o ensino profissional é para a entrada directa no mercado de trabalho e não muito boa para a continuação do estudo. (Penso eu). Como tal digo que para mim o melhor é seguir o tecnológico de informática, e sim as notas são memso baixas o pessoal pensa que aquilo é tudo fácil e vai para informática e depois arrependem-se, tenho colegas assim. Mas com esforço tira-se boas notas. Cumps, Pedantilva Nao estava mt numa de ir a psicólogos ... por isso fiz este Post aqui, acho que é melhor ver e partilhar experiencias e opinioes, comecei a ler os vossos post's e a mudar de opinião quanto ao curso que vou escolher, mas dps li isto no Post do vbmaster : Não aprendo o que gosto é certo, tenho de aturar as rochas metamórmoficas e o DNA dos seres vivos, mas isso também só enriquece a minha cultura geral. E quem nao gostou fui eu de ler esta parte ... :| Nao gosto do que aprendo, mas lá terá de ser, é mais ou menos este o espírito, agr tu dizes : Mas é sempre melhor, faço um sacrifício para a minha vida futura de faculdade e vou aturando rochas e esatas cenas que nao gramo nada ... estou confuso ... chego ao momento em que realmente quero enveredar para uma via mais informática que só TIC :| e vejo-me deparado com estas situaçoes do... é melhor, mas pior ... será que compensa o sacrifício ? :| Obrigado pelas Opiniões deathseeker25, vbmaster, QuickFire e Ped@ntilva Espero por mais 😉
vbmaster Posted May 6, 2006 at 11:52 AM Report #26033 Posted May 6, 2006 at 11:52 AM Acredita que vale a pena o sacríficio. Não é que não goste de biologia-geologia, é só que acho secante por vezes... e podes sempre ter geometria descritiva em vez de teres bio-geo... tens melhor nota e cansas-te menos. De resto gosto de tudo específcico do meu curso, adoro mat A, FQ A.... filosofia é que não, mas isso apanhas em todos... 😉
deathseeker25 Posted May 6, 2006 at 11:57 AM Report #26035 Posted May 6, 2006 at 11:57 AM Eu acho que compensa o sacrifício. No fundo, vai chegar uma altura em que nem vais achar que é um sacrifício pois conseguirás integrar-te com a matéria. O truque está na dedicação que colocas na matéria: se te dedicares a uma coisa que não gostas vais acabar por começar a gostar. É uma questão de esforço. Agora, não estejas á espera de ter tudo o que gostas ao longo da tua vida. Vais apanhar muitas coisas que detestas e muitas outras que adoras. Tens é de tentar ver o que é melhor para ti.
vbmaster Posted May 6, 2006 at 12:04 PM Report #26036 Posted May 6, 2006 at 12:04 PM Até porque na universidade há muita gente que gosta muito de programação e nada de matemática e no primeiro ano só apanha esta última.
UnKnowN Posted May 6, 2006 at 12:10 PM Author Report #26037 Posted May 6, 2006 at 12:10 PM Ya eu compreendo o que dizem, mas SE fosse para o tecnológico ...tenho de ver bem... segundo voces iria para ciencias e tecnologias, mas vces estam a pensar seguir informática ?
Ped@ntilva Posted May 6, 2006 at 12:14 PM Report #26038 Posted May 6, 2006 at 12:14 PM Acho que o cientifico é a melhor solução. Porque te prepara melhor em termos gerais. (não conheço o de ciencias e tecnologias) Continuo a achar que a ida ao psicologo é o melhor porque eles estão sempre informados sobre os cursos e sabem explicar bem as coisas. Se queres mesmo ir para informatica aconselho-te a ir aprendendo linguagens porque assim chegas à faculdade e já tens conhecimento extra e safas-te melhor. E como já se sabe aqui, neste fabuloso forum, tiram-se muitas duvidas....
Recommended Posts