Jump to content

Recommended Posts

Posted

Gostava que me falassem das vossas experiencias pessoais ou de conhecidos em relaçao a cursos profissionais e tecnológicos, as vantagens e desvantagens de cada um e a matéria que se dá em cada um (de informática).

Fiquem Bem []  😉

• Replies 82
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Bem existem diferenças e não são poucas 🙂

Vou contar um pouco da minha história:

Eu no 9º ano só pensava que a minha única opção era Informática. Dava programação (Pascal,VB e outros) e era "feliz". Tinha Matemática B e FQ B o que era mau para a universidade mas o que eu queria era ser feliz 😉

Quando cheguei para fazer a matricula mudei para o curso de Ciências e Tecnologias. Sabes que mais? Hoje em dia dou graças a deus por estar neste curso!

Eu tenho notas bem melhores do que iria ter... a média de notas na turma de informática é entre negativas e 12 😉 Existem uma ou duas excepções mas enfim...

Eu prefiro vir bem preparado em Matemática e FQ, para um curso de engenharias no IST, do que em programação que continuo a praticar nos tempos livres 😛

Posted

Ou seja, nem vás para um, nem para outro.... 😉

Lol não sejas assim 😉 Tás a intimidar 😛

Pá uma coisa é certa. Se queres trabalhar muito agora e ver bons results na univ, vai para o Cientifico. Se não quiseres ir mais à frente vai para o Tecnológico 🙂

Posted
Em 06/05/2006 às 12:09, QuickFire disse:

Lol não sejas assim 😛 Tás a intimidar 🙂

Pá uma coisa é certa. Se queres trabalhar muito agora e ver bons results na univ, vai para o Cientifico. Se não quiseres ir mais à frente vai para o Tecnológico 🙂

mas ele não falou do científico, falou de profisssional e tecnológico.... 😉

por mim científico é a opção, não fosse eu um techno science man... (mas se poderes evita a biologia-geologia.... cansas-te pa krlh e tens pior nota que a geometria descritiva... )

Posted

Eu tambem partilho da mesma opinião do QuickFire e do AriOps.

No 9º ano achei que engenharia informática seria tudo aquilo que queria e que era a única forma de me sentir realizado a fazer aquilo que gostava. Cheguei a ponderar entrar para um tecnológico de informática, mas isso fazia com que tivesse mais dificuldade em entrar para a universidade, pois iria ter Matemática B e FQ B. Escolhi o agrupamento de Ciências e Tecnologias e não me arrependo.

Entretanto, descobri que a engenharia informática não era o unico curso que me poderia fazer feliz. Descobri outros cursos como a Gestão e Engenharia Industrial, que se enquadram com a minha maneira de ser e com aquilo que realmente quero para o meu futuro. Não digo que até ao fim do 12º não mude de ideias, mas para já é para isso que vou lutando.

Posso sempre aprender programação como hobbie e tenho cadeiras da área no meu curso para fazer... 😉

Escolhas o que escolheres, lembra-te que as decisões nunca são definitivas na vida e que podes sempre mudar. A mudança pode significar, em ultimo caso, a perda de um ano, mas se for para o teu bem que seja. Mais vale perder um ano agora do que passares a tua vida inteira a fazer uma coisa que não gostes. 😉

Posted

Lolololol...

Bem, mas para não ser este mais um tópico inútil vou dizer o porquê de achar o que achjo, e que já expressei acima.

Tal como o QuickFire, passei todo o meu 9º ano a sonhar com o grande passo que daria na minha vida ao entrar na Secundária para um curso Tecnológico de Informática...

O que mais me motivava é que teria a disciplina de Bases de Porgramação onde aprenderia com a ajuda dum professor o que eu realmente gosto e me faz estar neste fórum.

Cheguei a falar nos últimos dias do secundário com o QuickFire (ainda não o conhecia) e ambos referimos que íriamos para um curso tecnológico de informática (lmao), acabámos por ir para a mesma turma do científico.

Tudo isto porquê?... bem a mim foi porque nos últimos dias reparei em algo na matriz que não me agradou, e que por acaso foi a minha mãe a dizer-me porque senão nem reparava. Ao entrar para um tecnológico teria Mat B e Físico-Química B.

Para alguns até poderia parecer melhor -> mais fácil. Mas eu pessoalmente não achei piada nenhuma. Hoje verifica-se que fiz bem..

Quem está num tecno aprende mat B mas quando quiser entrar para uma Univ terá de fazer exame de matemática A. Ora se a B é mais fácil e o exame de A já é díficil para quem a tem, quanto mais para os da matemática B.

Não aprendo o que gosto é certo, tenho de aturar as rochas metamórmoficas e o DNA dos seres vivos, mas isso também só enriquece a minha cultura geral.

Basiucamente é isto... 😉

Posted

Bem, eu antes de escolher seja o que for recomendo a consulta de um psicologo.

Não é o psicologo da escola porque esses só mandam fazer uns testes e dizem "Estás vocacionado para ....", aconselho ir a um psicologo particular.

Paga-se é verdade, mas vale muito a pena.

Como diz o deathseeker se te enganares e perderes um ano não é nada de grave, as pessoas mudam muito de opinião.

Por isso mesmo a consulta do psicologo é aconselhavel.

Com a ajuda do psicologo soube exatamente se deveria ir pa cientifico, tecnologico ou profissional.

Cada pessoa tem a sua forma de ser e não somos todos iguais.

Eu ao contrário do que se está a dizer digo que ir para tecnológico é melhor.

Ñão sei se o ensino mudou, mas no meu tempo eu (só estou no 2ºano da faculdade) eu tive matemática normal, tive fisico-quimica e tive fisica no 12º.

Posso dizer que fiquei com boas bases para entrar em Engenharia Informática, graças aos optimos professores que tive. O meu agradecimento a eles.

Ao ir para tecnológico comecei a dar linguagens de programação e agora na faculdade em relação aos meus colegas que foram para cientifico posso dizer que entrei muito mais bem preparado.

Quanto a cursos profissionais tem o seu lado bom e mau. Se pretendes entrar na faculdade não te aconselho porque o ensino profissional é para a entrada directa no mercado de trabalho e não muito boa para a continuação do estudo. (Penso eu).

Como tal digo que para mim o melhor é seguir o tecnológico de informática, e sim as notas são memso baixas o pessoal pensa que aquilo é tudo fácil e vai para informática e depois arrependem-se, tenho colegas assim. Mas com esforço tira-se boas notas.

Cumps,

Pedantilva

Posted

Se o ensino mudou o tecnológico de informatica para matemática B é um erro tremendo.

Acho que isso está muito mal.

Não tinha conhecimento disso.

Assim sendo já n sei se é assim tão bom ir para tecnológico....

Maldito governo!!!!!

Posted

Eu não compreendo o ministério da educação. Escolaridade obrigatória até o 12.ºano, porquê?

Depois para facilitar ainda mais os alunos, e tornar mais fácil os exames.

Qualquer dia o exame para acesso a universidade é simplesmente escrever o nome e o seu número.

O IST já está a realizar exames aos calórios para ver o seu nível, se isto piorar, cada universidade começa a ter o seu exame de admissão.

Posted

Lolololol...

Bem, mas para não ser este mais um tópico inútil vou dizer o porquê de achar o que achjo, e que já expressei acima.

Tal como o QuickFire, passei todo o meu 9º ano a sonhar com o grande passo que daria na minha vida ao entrar na Secundária para um curso Tecnológico de Informática...

O que mais me motivava é que teria a disciplina de Bases de Porgramação onde aprenderia com a ajuda dum professor o que eu realmente gosto e me faz estar neste fórum.

Cheguei a falar nos últimos dias do secundário com o QuickFire (ainda não o conhecia) e ambos referimos que íriamos para um curso tecnológico de informática (lmao), acabámos por ir para a mesma turma do científico.

Tudo isto porquê?... bem a mim foi porque nos últimos dias reparei em algo na matriz que não me agradou, e que por acaso foi a minha mãe a dizer-me porque senão nem reparava. Ao entrar para um tecnológico teria Mat B e Físico-Química B.

Para alguns até poderia parecer melhor -> mais fácil. Mas eu pessoalmente não achei piada nenhuma. Hoje verifica-se que fiz bem..

Quem está num tecno aprende mat B mas quando quiser entrar para uma Univ terá de fazer exame de matemática A. Ora se a B é mais fácil e o exame de A já é díficil para quem a tem, quanto mais para os da matemática B.

Não aprendo o que gosto é certo, tenho de aturar as rochas metamórmoficas e o DNA dos seres vivos, mas isso também só enriquece a minha cultura geral.

Basiucamente é isto... 😉

Pois mas de rochas e seres vivos estou eu farto queria mesmo ir para um curso relacionado com informático, em relaçao a isso dos exames na Univ. a Mat. A e um gajo no tecnológico só ter Mat. B está mal ... :| Acho que da parte do governo foram mt estupidos ... entao se sabem que um gajontem de fazer exame a Ma. A vao por-nos a dar Mat. B ? tipo see fosse no Profissional ainda era compreendisvel mas no tecnológico , que é para seguir uma carreira universitária ... :| que mal feito ...

Bem, eu antes de escolher seja o que for recomendo a consulta de um psicologo.

Não é o psicologo da escola porque esses só mandam fazer uns testes e dizem "Estás vocacionado para ....", aconselho ir a um psicologo particular.

Paga-se é verdade, mas vale muito a pena.

Como diz o deathseeker se te enganares e perderes um ano não é nada de grave, as pessoas mudam muito de opinião.

Por isso mesmo a consulta do psicologo é aconselhavel.

Com a ajuda do psicologo soube exatamente se deveria ir pa cientifico, tecnologico ou profissional.

Cada pessoa tem a sua forma de ser e não somos todos iguais.

Eu ao contrário do que se está a dizer digo que ir para tecnológico é melhor.

Ñão sei se o ensino mudou, mas no meu tempo eu (só estou no 2ºano da faculdade) eu tive matemática normal, tive fisico-quimica e tive fisica no 12º.

Posso dizer que fiquei com boas bases para entrar em Engenharia Informática, graças aos optimos professores que tive. O meu agradecimento a eles.

Ao ir para tecnológico comecei a dar linguagens de programação e agora na faculdade em relação aos meus colegas que foram para cientifico posso dizer que entrei muito mais bem preparado.

Quanto a cursos profissionais tem o seu lado bom e mau. Se pretendes entrar na faculdade não te aconselho porque o ensino profissional é para a entrada directa no mercado de trabalho e não muito boa para a continuação do estudo. (Penso eu).

Como tal digo que para mim o melhor é seguir o tecnológico de informática, e sim as notas são memso baixas o pessoal pensa que aquilo é tudo fácil e vai para informática e depois arrependem-se, tenho colegas assim. Mas com esforço tira-se boas notas.

Cumps,

Pedantilva

Nao estava mt numa de ir a psicólogos ... por isso fiz este Post aqui, acho que é melhor ver e partilhar experiencias e opinioes, comecei a ler os vossos post's e a mudar de opinião quanto ao curso que vou escolher, mas dps li isto no Post do vbmaster :

E quem nao gostou fui eu de ler esta parte ... :| Nao gosto do que aprendo, mas lá terá de ser, é mais ou menos este o espírito, agr tu dizes : Mas é sempre melhor, faço um sacrifício para a minha vida futura de faculdade e vou aturando rochas e esatas cenas que nao gramo nada ... estou confuso ... chego ao momento em que realmente quero enveredar para uma via mais informática que só TIC :| e vejo-me deparado com estas situaçoes do... é melhor, mas pior ... será que compensa o sacrifício ? :|

Obrigado pelas Opiniões deathseeker25, vbmaster, QuickFire e Ped@ntilva

Espero por mais 😉

Posted

Acredita que vale a pena o sacríficio.

Não é que não goste de biologia-geologia, é só que acho secante por vezes... e podes sempre ter geometria descritiva em vez de teres bio-geo... tens melhor nota e cansas-te menos.

De resto gosto de tudo específcico do meu curso, adoro mat A, FQ A....

filosofia é que não, mas isso apanhas em todos... 😉

Posted

Eu acho que compensa o sacrifício.

No fundo, vai chegar uma altura em que nem vais achar que é um sacrifício pois conseguirás integrar-te com a matéria. O truque está na dedicação que colocas na matéria: se te dedicares a uma coisa que não gostas vais acabar por começar a gostar. É uma questão de esforço.

Agora, não estejas á espera de ter tudo o que gostas ao longo da tua vida. Vais apanhar muitas coisas que detestas e muitas outras que adoras. Tens é de tentar ver o que é melhor para ti.

Posted

Ya eu compreendo o que dizem, mas SE fosse para o tecnológico ...tenho de ver bem... segundo voces iria para ciencias e tecnologias, mas vces estam a pensar seguir informática ?

Posted

Acho que o cientifico é a melhor solução. Porque te prepara melhor em termos gerais.

(não conheço o de ciencias e tecnologias)

Continuo a achar que a ida ao psicologo é o melhor porque eles estão sempre informados sobre os cursos e sabem explicar bem as coisas.

Se queres mesmo ir para informatica aconselho-te a ir aprendendo linguagens  porque assim chegas à faculdade e já tens conhecimento extra e safas-te melhor.

E como já se sabe aqui, neste fabuloso forum,  tiram-se muitas duvidas....