Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas  😉

É o seguinte, estou a fazer um site de portfolio, onde estou a pensar organizar todos os meus trabalhos, e como nas outras duas outras versões do site (esta é a versão 3), levei as coisas um bocado a brincar, preocupando-me apenas com o aspecto, agora, estou-me a dedicar a um 'projecto' mais demorado, mas melhor elaborado e complexo.

A minha experiência com PHP e MySQL é pouca, o pouco que sei, aprendi a fazer downloads do HotScripts quando precisava, e modificáva-os segundo as minhas necessidades.

Mas, como não encontrei nada que se parecesse com isto (e como já disse, quero algo que seja o mais aproximado possível do definitivo), decidi criar um género de um script.

O que tinha na ideia (ou seja, o algoritmo, como já li em alguns tutoriais e revistas, o processo de obtenção da solução, era este) :

Criar na base de dados uma tabela que registasse todos os dados referentes a cada artwork (trabalho), que fosse inserido no site. O artwork seria inserido no site através de um formulário (que só poderia ser acessado, caso passa-se num formulário de login, em que se estivesse certo o login e pass (apenas definido um user), passando ao .php file que contesse o formulário).

O formulário, deveria tomar duas 'atitudes' consoante o que inserissemos no formulário, o resultado seria postado (em HTML) no site (e depois estilizado em CSS), e também enviaria para a base de dados, os dados que nele foram inseridos.

--

Eu sei que parece complicado pedir que me ajudem, mas como já comecei, as ajudas não serão muito grandes. Já comecei por criar a tabela no MySQL, o resultado que obtive foi:

/*

*

* ARTWORK ENTRIES

* Copyright 2006 - 2007 (c) DESIGN LAB

* http://www.designlab.cinexl.net
* Autor: Valter Nepomuceno @ Vnepomuceno@hotmail.com

* 

*/

CREATE TABLE `Artwork_Entries` (
  `id` BIGINT( 2 ) NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY ,
  `date` DATE NOT NULL ,
  `programs` TEXT NULL ,
  `languages` TEXT NULL ,
  `category` TEXT NOT NULL ,
  `description` TEXT NOT NULL
) TYPE = MyISAM ;

(Está tudo certo? A tabela tem 6 linhas, um id, uma 'data de inserção', uma linha 'programas utilizados no trabalho', uma linha 'linguagens utilizadas no trabalho', uma 'categoria' e uma 'descrição'.)

Agora que me dessem uma ajudinha no resto, é que não sei restringir o acesso, consoante o correcto preenchimento de um form (login), e depois dentro do formulário de inserção, não sei que funções deveria atribuir  ao formulário, para enviar os dados para a base de dados, e para um iframe, que iria ser introduzido no site.

Fiquem bem e quem leu este testamento até ao fim...obrigado, lol  😉

• Replies 49
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Para restringir terás de ler alguma coisa sobre sessões em PHP:

http://pt.php.net/manual/pt_BR/ref.session.php

http://www.phpfreaks.com/tutorials/41/0.php

http://www.cgi-bin.com/Detailed/2323.html

Não será muito difícil se compreenderes o seu funcionamento. Claro que tambem precisarás de umas bases de PHP...

Acho que será melhor para ti até: aprendes a programar o básico em PHP e realizas o projecto. Com umas duas semanitas de estudo é bem provável que implementes isso e fiques a trabalhar devidamente.

Cumps

Posted

A tabela parece-me que está correcta.

Para usares o login tens que usar SESSIONS

Não penses que SESSIONS é um bicho de 7 cabeças porque na verdade não o é. É muito fácil perceber as SESSIONS.

Pensa assim, a SESSION é um array que te guarda variáveis durante a sessão.

Para iniciares uma SESSION basta fazeres no inicio da página

session_start();

em todas as páginas que vão ser usadas deve conter o seesion_start(), pois se a sessao ainda foi aberta ele abre a sessao.

Tendo isto em conta agora só precisas de validar os utilizadores.

Crias uma tabela na base de dados para os utilizadores...

No form de login a página que recebe o POST vai guardar, caso login válido uma variavel controladora na SESSION

por exemplo:

$_SESSION['valLogin']=true;

Assim sendo nas páginas que queres tornar confidenciais basta pores uma condição que verifica essa variável e que caso esteja a true permite o acesso.

Caso contrário faz um redirect para a pagina de login.

Ajudei alguma coisa ou nem por isso?

Cumps,

Pedantilva

Posted

Sim, muito obrigado pela explicação que me deste e pelos links dos guias que me forneceram.

Estive a ler um guia de PHP muito bom, que explica tudo muito bem.

Aqui fica o link para quem estiver interessado:

http://www.numaboa.com.br/informatica/webmaster/PHP/

Agora que já sei os básicos, vou começar a ler uns tutoriais mais avançados para ver se consigo acompanhar e perceber o código, porque se for para não percebe-lo é a mesma coisa que fazer copy paste :/

• 2 weeks later...
Posted

Bem, a maior parte do "sistema de login" já está feita. Não é nenhum sistema de login, é apenas um script (minusculo, como ainda sou noob em PHP), que num formulário, de variáveis $username e $password, é aplicado o seguinte if:

<?php

if($username == "teste" and $password == "teste")
{
	echo("Usuario correcto");
}
else
{
	echo("Usuario incorrecto");
}

?>

Bem, pelo menos funciona, e como para o que é não é preciso mais, alguem me pode dizer uma função de direcionamento de páginas?

Ou seja, se o login estiver correcto, vai para a página tal, se estiver incorrecto, vai para a página taloides.

Fiquem bem 😛

Posted

Pelo que compreendi do teu modelo de dados, pelo menos os campos 'programs', 'languages' e 'category' deviam ser foreign keys  para outras tabelas.

Ou seja, devias ter uma tabela de 'programs', onde listas todos os programas, 'languages', onde listas todas as linguagens, e uma tabela de 'categoty', onde listas todas as categorias. Depois, cada entrada na tabela 'Artwork_Entries' faz referência a uma, ou mais, depende do desenho do modelo, 'language' e 'category'.

Este modelo permite mais flexibilidade, reutilização de informação e redução de erros.

Antes de construires a base de dados é melhor desenhá-lo ao nível lógico.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Bem, a maior parte do "sistema de login" já está feita. Não é nenhum sistema de login, é apenas um script (minusculo, como ainda sou noob em PHP), que num formulário, de variáveis $username e $password, é aplicado o seguinte if:

<?php

if($username == "teste" and $password == "teste")
{
	echo("Usuario correcto");
}
else
{
	echo("Usuario incorrecto");
}

?>

Bem, pelo menos funciona, e como para o que é não é preciso mais, alguem me pode dizer uma função de direcionamento de páginas?

Ou seja, se o login estiver correcto, vai para a página tal, se estiver incorrecto, vai para a página taloides.

Fiquem bem 👍

Para sistemas de login recomendo que uses SESSION e também uma base de dados ou um txt com pass encriptada.

o redirecionamento de paginas é uma coisa que estão sempre a pedir e que tamos sempre a responder.

Podes encontrar aqui a solução.

Cumps,

Pedantilva

Posted

Obrigado pelo link e desculpa não ter feito um search antes.

Btw, sessões são ainda um bocado complexas para mim, e como estou apenas a fazer um site de portfolio, acho que não é tão preciso.

• 3 months later...
Posted

A tabela parece-me que está correcta.

Para usares o login tens que usar SESSIONS

Não penses que SESSIONS é um bicho de 7 cabeças porque na verdade não o é. É muito fácil perceber as SESSIONS.

Pensa assim, a SESSION é um array que te guarda variáveis durante a sessão.

Para iniciares uma SESSION basta fazeres no inicio da página

session_start();

em todas as páginas que vão ser usadas deve conter o seesion_start(), pois se a sessao ainda foi aberta ele abre a sessao.

Tendo isto em conta agora só precisas de validar os utilizadores.

Crias uma tabela na base de dados para os utilizadores...

No form de login a página que recebe o POST vai guardar, caso login válido uma variavel controladora na SESSION

por exemplo:

$_SESSION['valLogin']=true;

Assim sendo nas páginas que queres tornar confidenciais basta pores uma condição que verifica essa variável e que caso esteja a true permite o acesso.

Caso contrário faz um redirect para a pagina de login.

Ajudei alguma coisa ou nem por isso?

Cumps,

Pedantilva

Sim, claro que ajudaste, mas como ainda sou um bocadinho novo nisto, precisava de uma mãozinha  ?

É o seguinte, abandonei aquela if else statement, porque isso não daria com nada como seria de esperar, e segui o tutorial da tofas (http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1446)

O meu formulário de login é:

<form action="includes/login/action.php" method="post">
Username:<br /> <input type="text" value="" name="username" size="30" /><br /><br />
Password:<br /> <input type="password" value="" name="password" size="30" /><br /><br />
<input type="submit" value="Login Username" name="validate" /> <input type="reset" value="Reset" name="reset" />
</form>

E a action é:

<?
$username=$_POST["username"];
$password=$_POST["password"];

$conectar=mysql_connect("localhost", "root","" ) or die ("Falhou ao tentar ligar ao servidor");

$bdd=mysql_select_db("cinelnet_designlab", $conectar) or die ("Falhou ao tentar ligar à base de dados");

$pesquisa="select password from login_userdata where username='$username';";

$resultado=mysql_query($pesquisa);

$num=mysql_num_rows($resultado);

if( $num!=0 ) { 
while( list($pass)= @ mysql_fetch_row($resultado) )
{  
   $query=$pass;
}

if( $query==$password)
{ 
     ?> <script language="JavaScript">window.location="../../index.php";</script> <? ;
}
else 
{
    echo "Password or Username wrong";
}
}

else {
  echo "Username not found on the database";
}

mysql_close($conectar);
?>

Podem-me agora dar uma mãozinha para inserir neste sistema de login as sessions? É que dos tutoriais que me deram, apenas este está activo (http://pt.php.net/manual/pt_BR/ref.session.php), e já o li, mas não refere nada que me possa ajudar, apenas a teoria...

Posted

Tenho outra dúvida. Por exemplo, neste exemplo, no ficheiro de acção de formulário, são definidas as variáveis introduzidas no formulário:

$username=$_POST["username"];

$password=$_POST["password"];

Agora, estou a construir uma "home.php" para o utilizador ligado. Como posso a partir dessa página buscar a variável $username, para construir algo do tipo:

Logged in as: $username

Se pudessem me responder a estas duas perguntas agradecia muito 😛

Posted

Para isso tens de usar sessions ou cookies mas penso ser mais aconselhado sessions.

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

• 2 months later...
Posted

Bem, metade do painel de administração já está feito, agora restam as pequenas dúvidas. Por agora fica só uma: como podem ver no screenshot do painel de administração, têm lá um link no footer que diz Logout, o problema é que não sei como avivá-lo. Sei que o código ficará:

session_destroy();

Mas metê-lo onde? Já tentei no href, e logo que actualizava a página, a sessão ia-se, também já tentei em todos (acho) os onACTION e também nenhum deles funcionou. Alguém dá uma ajudinha?

Posted

1- Porque é que no .php aparece o session_start(); ?

2- No "script" do Ped@ntilva, o logaritmo é definir o url da página actual (a tal da session_start()) e depois destruir a sessão e redireccionar para o url inicial (definido), é isso não é?

Posted

Yap, não se pode destruir uma sessão que nunca foi iniciada:

"session_destroy(): Trying to destroy uninitialized session"

Sendo assim, em todos os CMS tem de haver uma página de logout certo?

Obrigado pela ajuda