Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem, ocultar o endereço não sei mas para mudar o icon tens que deixar um ficheiro com nome "favicon.ico" na pasta principal do dominio, isto pelo menos com o Apache funciona assim, não sei se é uma coisa comum a todos os servidores HTTP.

Se descobrires essa de ocultar a barra de endereço avisa.

Posted

Heyas pessoal,

a questao é simples, existem 2 metodos de passar variaveis - GET e POST.

O metodo GET passa as variaveis na URL, logo ficamos com o dominio misturado com ?nomeVariavel=valorVariavel&nomeVariavel=valorVariavel.... por ai fora.

Este metodo é ligeiramente mais rapido que o metodo POST, e como permite visualizar as variaveis na URL, enquanto se esta a desenvolver permite fazer um pequeno debugging do ficheiro emissor das variaveis. A grande desvantagem é que a barra de endereço tem um numero limitado de caracteres, logo se for para passar muita coisa de uma so vez, o metodo GET é para esquecer.

O metodo POST passa as variaveis dentro das tags <HEAD> (os Headers). Desse modo, ficam "ocultas" e nao tem numero limite de caracteres.

Aqui esta a explicaçao.

Fiquem bem,

Ricardo Castelhano

-----------------------

FullStack Developer

Technical Manager

Trainer

Posted

Sim, mas penso que deve existir outra forma de fazer isso sem ser evitando o metodo GET, por exemplo este forum, se entrares na página através do www.portugal-a-programar.tk reparas que a barra de endereço fica sempre igual e no entanto todos os links do forum usam o metodo GET e a barra não muda.

Posted

Tive a googlar isto e não é necessário o uso nem de GET nem POST, coisa que eu tava a achar estranho visto que o uso do metodo GET é indispensavél para quem desenvolve um site dinamico.

Simplesmente cria-se uma página com um frameset com 2 frames, uma delas com uma altura de 100%, onde vai carregar o site em questão, ficando no browser sempre o URL da página inicial que criou o frameset.

O código da página de index será qualquer coisa assim :

<html>
<head>
</head>
<frameset rows="100%,*">
<frame name="other_domain" src="http://www.example.com/">
</frameset>
</html>
Posted

Heyas pessoal,

bem satanuke estas a confundir algumas coisas....o metodo GET é INDISPENSAVEL ??? Desde quando ?

Por alguma razao existem 2 metodos de passar variaveis - GET e POST

O resultado final é semelhante, ambos passam os dados...NO ENTANTO, temos algumas restriçoes aos seus funcionamentos.

GET - passa as variaveis na URL. Ligeiramente mais rapido que o POST, no entanto tem um numero de caracteres limitado

POST - passa as variaveis dentro dos HEADERS. Nao tem numero limite de caracteres.

Uma pagina dinamica pode utilizar qualquer um desses metodos.

Pessoalmente, prefiro usar o metodo POST uma vez que um site dinamico nao se limita a passar variaveis de pesquisas, ou identificadores para construçao de areas...

Outra questao, e se por alguma razao o browser do user nao aceitar Framesets ?? Como é que descalças essa bota ?

A utilizaçao de framesets é interessante sem duvida, no entanto é considerado boa pratica criar sempre uma alternativa...temos as tags <NOFRAMES>...ok. Mas assim, a alternativa volta a ter o mesmo problema que originou este topico...

Fiquem bem,

Ricardo Castelhano

-----------------------

FullStack Developer

Technical Manager

Trainer

Posted

A meu entender o metodo GET é indispensavel, não falo em passar textos de 200 linhas numa variavel através de GET mas para passar identificadores é a melhor forma, eu não percebo muito de programação web e começei á pouco tempo no PHP mas pelo que sei, o metodo POST é usado nas actions dos formulários e o GET é usado em links.

Vejamos, se tivermos o link desta secção do forum, que está ali em cima.

http://www.portugal-a-programar.hugosoft.net/viewforum.php?f=18

O "f" indica o ID do forum.

Como é que o ficheiro "viewforum.php" conseguia identificar o forum se o link não o identificasse?

Podem dizer que estou a fazer alguma confusão mas não acham um bocado extremo evitar o metodo GET ?

A unica forma que vejo é usando um formulário com "submit" em vez de cada link ou existe alguma alternativa?

Como é que eu através de um link passo uma variavel para outra página usando o POST?

Posted

Heyas,

estas mesmo a fazer uma grande confusao.

O facto de estares a passar uma variavel pela URL nao é suficiente para que o ficheiro PHP de destino a encontre.

Vejamos, tens

http://www.portugal-a-programar.hugosoft.net/posting.php?mode=reply

o ficheiro "posting.php" tera algures no seu codigo-fonte qualquer coisa como

$_GET['mode'] 

ou seja, é uma variavel que passou via metodo GET.

Se estivesses a utilizar o metodo POST, ele nao apareceria na URL e no codigo-fonte do ficheiro de destino terias qualquer coisa como

$_POST['mode']

Percebeste assim ?

Nao é nada extremo nao utilizares o metodo GET. Depende mesmo de um gosto pessoal, digamos assim....em alguns casos, és mesmo impossibilitado de utilizar esse metodo, mas isso sao outros quinhentos.

Fiquem bem

Ricardo Castelhano

-----------------------

FullStack Developer

Technical Manager

Trainer

Posted

Sim, eu já compreendo tudo isso á muito tempo, só estava a perguntar o seguinte :

Agarrando no link de reply a esta thread :

http://www.portugal-a-programar.hugosoft.net/posting.php?mode=reply&t=286

Se eu quisesse usar o metodo POST em vez de GET como é que, dentro do script "posting.php", as variaveis $_POST['mode'] = "reply"; e $_POST['t']=286; assumiam estes valores por apenas ter clicado num link sem a QUERY_STRING (?mode=reply&t=286).

Encontrei isto que é capaz de explicar a minha duvida e contém a resposta, a unica forma de usar o metodo POST é através da Action de uma FORM, logo, um link nunca poderá usar o metodo POST, a única forma seria usar o esquema de criar forms ocultas para cada link.

http://www.irt.org/script/622.htm

Já percebeste qual era o meu problema e porque digo que o metodo GET é indispensavel num site de conteudo dinamico em que existem milhares de links?

Usar o POST é muito bonito e por mim não usava outra coisa, mas se eu apenas quiser mostrar um link que passe para a página seguinte, ou mostre os detalhes de um registo qualquer é impensavel usar o metodo POST. Mas se já estás a falar de ter um formulário com 4 ou 5 campos é obvio que o metodo POST será usado. Eu só estou a tentar provar que tanto um metodo como o outro são indispensaveis, por isso é que existem os 2.

• 3 months later...
Posted

😛 Ei vcs andaram a debater tanta programação!!! Que n tinha nada mmo nada a ver com GET ou POST a cena do endereço é mesmo com frames.

Isso já é bem velhinho.

Eu tinha um dominio linkado (www.meutelemovel.com) a uma pasta noutro dominio (www.lmcnet.net/sms)e foi usado uma frame invisivel no topo do www.meutelemovel.com que assim escondia o verdadeiro url www.lmcnet.net/sms

Isso td para evitar ter que pagar um server extra ou um subdomínio.

😄 N é preciso andar a ser master para estes truques tao simples. 😉

Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/