so_simple Posted August 11, 2005 at 06:33 PM Report #2803 Posted August 11, 2005 at 06:33 PM Como é que fazer para na barra de endereço aparecer só ex. http://www.dominio.com/ em vez de aparecer http://www.dominio.com/home.php?id=1 etc... e para alterar o icon que esta ao lado??
satanuke Posted August 11, 2005 at 07:50 PM Report #2806 Posted August 11, 2005 at 07:50 PM Bem, ocultar o endereço não sei mas para mudar o icon tens que deixar um ficheiro com nome "favicon.ico" na pasta principal do dominio, isto pelo menos com o Apache funciona assim, não sei se é uma coisa comum a todos os servidores HTTP. Se descobrires essa de ocultar a barra de endereço avisa. tek.readers blog
Grettir Posted August 12, 2005 at 01:03 PM Report #2824 Posted August 12, 2005 at 01:03 PM Heyas pessoal, a questao é simples, existem 2 metodos de passar variaveis - GET e POST. O metodo GET passa as variaveis na URL, logo ficamos com o dominio misturado com ?nomeVariavel=valorVariavel&nomeVariavel=valorVariavel.... por ai fora. Este metodo é ligeiramente mais rapido que o metodo POST, e como permite visualizar as variaveis na URL, enquanto se esta a desenvolver permite fazer um pequeno debugging do ficheiro emissor das variaveis. A grande desvantagem é que a barra de endereço tem um numero limitado de caracteres, logo se for para passar muita coisa de uma so vez, o metodo GET é para esquecer. O metodo POST passa as variaveis dentro das tags <HEAD> (os Headers). Desse modo, ficam "ocultas" e nao tem numero limite de caracteres. Aqui esta a explicaçao. Fiquem bem, Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
satanuke Posted August 12, 2005 at 01:53 PM Report #2825 Posted August 12, 2005 at 01:53 PM Sim, mas penso que deve existir outra forma de fazer isso sem ser evitando o metodo GET, por exemplo este forum, se entrares na página através do www.portugal-a-programar.tk reparas que a barra de endereço fica sempre igual e no entanto todos os links do forum usam o metodo GET e a barra não muda. tek.readers blog
perdido_e_sozinho Posted August 12, 2005 at 02:42 PM Report #2827 Posted August 12, 2005 at 02:42 PM Penso isso tem a ver com o facto do endereço portugal-a-programar.tk ser "virtual", os dominios .tk ocultam a real localização dos sites. O uso do POST requere algumas caracteristicas do servidor, mas em geral é a melhor solução.
satanuke Posted August 12, 2005 at 05:43 PM Report #2828 Posted August 12, 2005 at 05:43 PM Tive a googlar isto e não é necessário o uso nem de GET nem POST, coisa que eu tava a achar estranho visto que o uso do metodo GET é indispensavél para quem desenvolve um site dinamico. Simplesmente cria-se uma página com um frameset com 2 frames, uma delas com uma altura de 100%, onde vai carregar o site em questão, ficando no browser sempre o URL da página inicial que criou o frameset. O código da página de index será qualquer coisa assim : <html> <head> </head> <frameset rows="100%,*"> <frame name="other_domain" src="http://www.example.com/"> </frameset> </html> tek.readers blog
Grettir Posted August 12, 2005 at 07:18 PM Report #2831 Posted August 12, 2005 at 07:18 PM Heyas pessoal, bem satanuke estas a confundir algumas coisas....o metodo GET é INDISPENSAVEL ??? Desde quando ? Por alguma razao existem 2 metodos de passar variaveis - GET e POST O resultado final é semelhante, ambos passam os dados...NO ENTANTO, temos algumas restriçoes aos seus funcionamentos. GET - passa as variaveis na URL. Ligeiramente mais rapido que o POST, no entanto tem um numero de caracteres limitado POST - passa as variaveis dentro dos HEADERS. Nao tem numero limite de caracteres. Uma pagina dinamica pode utilizar qualquer um desses metodos. Pessoalmente, prefiro usar o metodo POST uma vez que um site dinamico nao se limita a passar variaveis de pesquisas, ou identificadores para construçao de areas... Outra questao, e se por alguma razao o browser do user nao aceitar Framesets ?? Como é que descalças essa bota ? A utilizaçao de framesets é interessante sem duvida, no entanto é considerado boa pratica criar sempre uma alternativa...temos as tags <NOFRAMES>...ok. Mas assim, a alternativa volta a ter o mesmo problema que originou este topico... Fiquem bem, Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
satanuke Posted August 12, 2005 at 07:40 PM Report #2832 Posted August 12, 2005 at 07:40 PM A meu entender o metodo GET é indispensavel, não falo em passar textos de 200 linhas numa variavel através de GET mas para passar identificadores é a melhor forma, eu não percebo muito de programação web e começei á pouco tempo no PHP mas pelo que sei, o metodo POST é usado nas actions dos formulários e o GET é usado em links. Vejamos, se tivermos o link desta secção do forum, que está ali em cima. http://www.portugal-a-programar.hugosoft.net/viewforum.php?f=18 O "f" indica o ID do forum. Como é que o ficheiro "viewforum.php" conseguia identificar o forum se o link não o identificasse? Podem dizer que estou a fazer alguma confusão mas não acham um bocado extremo evitar o metodo GET ? A unica forma que vejo é usando um formulário com "submit" em vez de cada link ou existe alguma alternativa? Como é que eu através de um link passo uma variavel para outra página usando o POST? tek.readers blog
Grettir Posted August 12, 2005 at 10:21 PM Report #2847 Posted August 12, 2005 at 10:21 PM Heyas, estas mesmo a fazer uma grande confusao. O facto de estares a passar uma variavel pela URL nao é suficiente para que o ficheiro PHP de destino a encontre. Vejamos, tens http://www.portugal-a-programar.hugosoft.net/posting.php?mode=reply o ficheiro "posting.php" tera algures no seu codigo-fonte qualquer coisa como $_GET['mode'] ou seja, é uma variavel que passou via metodo GET. Se estivesses a utilizar o metodo POST, ele nao apareceria na URL e no codigo-fonte do ficheiro de destino terias qualquer coisa como $_POST['mode'] Percebeste assim ? Nao é nada extremo nao utilizares o metodo GET. Depende mesmo de um gosto pessoal, digamos assim....em alguns casos, és mesmo impossibilitado de utilizar esse metodo, mas isso sao outros quinhentos. Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
satanuke Posted August 13, 2005 at 12:52 AM Report #2850 Posted August 13, 2005 at 12:52 AM Sim, eu já compreendo tudo isso á muito tempo, só estava a perguntar o seguinte : Agarrando no link de reply a esta thread : http://www.portugal-a-programar.hugosoft.net/posting.php?mode=reply&t=286 Se eu quisesse usar o metodo POST em vez de GET como é que, dentro do script "posting.php", as variaveis $_POST['mode'] = "reply"; e $_POST['t']=286; assumiam estes valores por apenas ter clicado num link sem a QUERY_STRING (?mode=reply&t=286). Encontrei isto que é capaz de explicar a minha duvida e contém a resposta, a unica forma de usar o metodo POST é através da Action de uma FORM, logo, um link nunca poderá usar o metodo POST, a única forma seria usar o esquema de criar forms ocultas para cada link. http://www.irt.org/script/622.htm Já percebeste qual era o meu problema e porque digo que o metodo GET é indispensavel num site de conteudo dinamico em que existem milhares de links? Usar o POST é muito bonito e por mim não usava outra coisa, mas se eu apenas quiser mostrar um link que passe para a página seguinte, ou mostre os detalhes de um registo qualquer é impensavel usar o metodo POST. Mas se já estás a falar de ter um formulário com 4 ou 5 campos é obvio que o metodo POST será usado. Eu só estou a tentar provar que tanto um metodo como o outro são indispensaveis, por isso é que existem os 2. tek.readers blog
gimbras Posted November 17, 2005 at 02:24 AM Report #6824 Posted November 17, 2005 at 02:24 AM 😛 Ei vcs andaram a debater tanta programação!!! Que n tinha nada mmo nada a ver com GET ou POST a cena do endereço é mesmo com frames. Isso já é bem velhinho. Eu tinha um dominio linkado (www.meutelemovel.com) a uma pasta noutro dominio (www.lmcnet.net/sms)e foi usado uma frame invisivel no topo do www.meutelemovel.com que assim escondia o verdadeiro url www.lmcnet.net/sms Isso td para evitar ter que pagar um server extra ou um subdomínio. 😄 N é preciso andar a ser master para estes truques tao simples. 😉 Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
Recommended Posts