Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

tou a fazer um prog mto simples para explorar o commondialog, graças a vcs e aos recursos da net já sei abrir ficheiros, gravar ficheiros, mudar as cores das letras, mudar o tipo de letra, etc...mas agora deparei-me com uma duvida...entao e se o utilizador quisser que o programa inicie com aquele tipo de letra?Ou com aquela cor? Entao decidi construir um profile que irá correr sempre que o programa iniciar.

Duvida1 : como posso fazer para "apanhar" o tipo de letra e a cor que estao na altura escolhidos?

Duvida2:  como fazer o prog carregar esse ficheiro feito na duvida 1

Posted

CommonDialog1.ShowColor

txtTitle.ForeColor                                      =  CommonDialog1.color

aqui o que nos queremos mudar----------aqui chama as cores 

CommonDialog1.ShowFont

txtTitle.Font                                              = CommonDialog1.FontName

aqui o que queremos mudar ------------- aqui chama as fontes 

para mostrar as impressoras coloca-se este: CommonDialog.ShowPrinter

Posted

se puderes por exemplos agradecia  😉

tipo, tenhu uma grande caixa de texto e queru mudar a cor ou a fonte de uma frase...

como faço? seleciono o texto e depois abro as commondialog?

se puderem postar um code +/- com um exemplo desse estilo agradecia

cumps  😉

Posted
CommonDialog1.ShowColor
txtTitle.ForeColor = CommonDialog1.color

se fizeres assim muda o tipo de letra dakilo que esta dentro da caixa. Mas mudar para afectar apenas uma frase ja nao sei.

So precisas de colocar qualquer coisa no caso de carregarem em Cancel senao dá erro.

Posted

A melhor solução é guardares essas configuraçoes num ficheiro, e sempre q o programa é iniciado vai a esse ficheiro e carrega as configs. Só tens q saber como ler os dados do ficheiro para saberes onde tens de por cada uma das configurações que lá tiver armazenadas.

Posted

Pois foi o que pensei, existir um ficheiro chamado (nomequalquer) e cada vez que o prog iniciar ir buscar esse ficheiro, se nao existir usar uma configuracao "base", o problema esta em nao saber como iniciar, apenas algumas dicas era o suficiente para apartir dai fazer o que estou a pensar.

Posted

boas!!! lol sou eu outra vez  ?

tenhu mais uma duvida...  ?

ja consigu por as CommonDialog1.ShowColor e CommonDialog1.ShowFont a funcionar mas na CommonDialog1.ShowFont ele não me aumenta o tamanho da letra nem poe em italico, negrito, etc... so muda mesmo o tipo de letra... eu acho que é porque so pus isto a frente CommonDialog1.FontName mas tambem n sabia os nomes das outras propriedades...

cumps  👍

P.S.- tenham paciencia  😁

Posted

Ja agora, eu agora estava a experimentar e acrescentei um botao com isto:

Private Sub cmdTudo_Click()
CommonDialog1.ShowFont

CommonDialog1.CancelError = False

Text1.Font = CommonDialog1.FontName

Text1.FontSize = CommonDialog1.FontSize

Text1.FontBold = CommonDialog1.FontBold

Text1.FontItalic = CommonDialog1.FontItalic
End Sub

Assim ja da para mudar com apenas 1 botão a fonte, o tamanho, bold, italico.

Posted

boas!

como fica um código para imprimir?...

eu pus assim:

Private Sub print_Click(Index As Integer)
If MsgBox("Deseja mesmo imprimir este documento?", vbQuestion + vbYesNo, "Sair") = vbYes Then
    CommonDialog1.ShowPrinter
    CommonDialog1.CancelError = False
    text1.print
    Else
    Form1.Show
    End If
End Sub

comigo não funcionou... axo k a propriedade print do text n existe...

como faço?

cumps  😉

Posted

UnKnowN tas a usar o code em VB6? no meu n dava erros  😛

PreTenDer666 axo k aquela explicação n ajudou muito, pelo menos não vi lá nada do genero que pretendo fazer  :down: mas obrigado  👍

cumps  😄

Posted

UnKnowN e as propriedades do commondialog estão correctas? Senao tveres, ele diz k nao tem fontes instaladas e cenas assim.

TIpo dá me erro em BlaBla.ShowFont ou uma cena assim :|