Jump to content

.EXE's com Ruby ?


Recommended Posts

Gostaria de aprender uma nova linguagem de programação, para criar 3 programas standalone para Windows com GUI, executáveis, ou seja, ficheiros .EXE, gostaria de vos perguntar se é possível via Ruby e se sim, com que IDE/Editor ?

Pergunto isto, porque sou novo em Ruby e tenho lido que Ruby é uma linguagem "interpretada", de "scripts" e li na página de um IDE para Ruby (RDE), que os programas feitos nele, apenas podiam ser executados via linha de comandos ou com o IDE aberto, ou seja, deu-me a entender que não se podia compilar e executar através de um ficheiro executável criado ?

Se me puderem ajudar com estas dúvidas agradecia.

Obrigado

Link to post
Share on other sites
neon_prannock

Sim Ruby é uma linguagem interpretada e por isso o modo de utilização normal é a criação de scripts .rb que depois serão interpretados pela aplicação 'ruby', 'ruby.exe' no caso de estar a trabalhar em Windows.

Existem no entanto alternativas. Se o utilizador da aplicação tiver já ruby instalado, poderá criar um simples ficheiro batch que corra "ruby.exe ficheiro.rb". Se este estiver bem configurado, apenas um duplo-clique no ficheiro .rb seria suficiente.

Mas existem alguns compiladores, ou semelhantes, para criar ficheiros executáveis, embora sejam menos populares. Uma pesquisa rápida no google levou-me ao http://www.erikveen.dds.nl/rubyscript2exe/ por exemplo.

Se o que queres mesmo é criar aplicações com GUIs, então aconselho-te o Shoes(http://shoooes.net/). Funciona tanto em Windows, como GNU/Linux e Mac, utiliza Ruby e o resultado final é um executável senão me engano.

Boa sorte  👍

Link to post
Share on other sites

Oops, respondi inicialmente ao tópico "Compilador de Ruby", mas já o apagei e está aqui a minha resposta:

Pessoal, tenho uma dúvida, sou novo em Ruby, queria aprender uma nova linguagem e após ver a sintaxe, decidi-me plo Ruby, mas não sei se fiz a escolha acertada...

Este tópico fala sobre "compiladores", pois eu andava à procura de um IDE para programar em Ruby, mas tenho lido que esta é uma linguagem "interpretada", de "scripts", ao ver um editor de Ruby, o mesmo dizia que para correr os programas em Windows, tinha que ter o editor aberto para poder executar, ora o meu problema é que eu preciso de fazer 3 aplicações standalone para Windows e queria que fossem executáveis (.exe), é possivel fazer isto com Ruby ?

Agradeço a ajuda que me poderem dar. Obrigado

Tens razão, ruby é uma lingaugem interpretada e não compilada. Acho que o jruby, que utiliza a Java VM, pode ser compilada para ficheiros .class, mas não tenho a certeza porque ainda não usei muito.

O teu editor/IDE serve para editar os programas. Depois podes corre-los dentro do IDE para não teres ir para a linha de consola, para ser mais rapido. Nada te impede de fechar o editor/IDE e depois correr à mão, a partir da linha de comandos o teu script fazendo: "ruby hello.rb" Alias, eu quando programo em Ruby uso Textmate junto com a linha de consola, é uma maravilha! ;)

Precisas mesmo de criar executaveis? Ou basta passares o directorio pelos computadores e depois executa-lo la? Se os outros computadores tiverem o Ruby já instalado com as gems que necessitas, então acho que só precisas de passar os scripts e já está.

Se queres mesmo criar executaveis, que basicamente são packages que trazem um interpretador de ruby la dentro, junto com as gems que precisas e os ficheiros do teu programa para correr, então tens o Crate e RubyScript2Exe. Acho que há outras, mas não estou a lembrar dos nomes neste momento.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.