Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
deathseeker25

Sapo Kids põe miúdos a programar sozinhos

Recommended Posts

deathseeker25

Imagine-se que a professora pede um trabalho sobre vulcões. Recorrendo ao sistema Scratch, integrado no Sapo Kids, que será lançado este mês, a criança pode criar um vídeo animado de forma a ilustrar a deslocação da lava.

Apresentado com mais uma janela do portal Sapo, a área dos miúdos oferecerá um painel de utensílios inovadores pensados especialmente para pequenos internautas entre os quatro e os 11 anos. "Trata-se de um espaço inteiramente dedicado a conteúdos pedagógicos e educativos", sublinha fonte da PT. O Sapo Kids permite acesso a múltiplos manuais escolares com respectivas tarefas, note-se, mas é a inclusão do sistema Scratch em português a sua grande mais-valia. Para exemplificar a sua utilidade a mesma fonte deu o exemplo do vulcão.

Criado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT)e inaugurado em Maio, o Scratch fornece gratuitamente o bê- a- bâ da programação informática. "Apresenta comandos de fácil utilização, com que se consegue montar imagens", explica a mesma fonte. A adesão das crianças norte-americanas tem sido de tal ordem que a cada dois minutos tem nascido um novo projecto.

Pela primeira vez noutra língua, a sua importação para Portugal prevê ainda instalação no computador Magalhães. A equipa da PT que preparou o modelo nacional preparou, inclusive, alguns ajustes para esse efeito. Por ser o primeiro país a adaptá-lo, Portugal serve também de laboratório para futuras aplicações do sistema noutros países. O contrato com a MIT contempla ainda os direitos de distribuição para os todos países de língua portuguesa.

Outra das suas vantagens é a garantia que dá aos pais. "Tem controlo parental nos acessos aos messenger e e-mail, definindo estes a lista de nomes para quem os filhos podem contactar".

@ Jornal de Notícias

É um facto que a programação começa a chegar cada vez mais velozmente à educação de todos, inclusivé das crianças. Será isto um potencial novo nicho de mercado ?  ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Tharis

Vi isto na SIC no Futuro Hoje e acho fixe! Apesar de ser muito básico, é o suficiente para desenvolver lógica e bases. A ver se no futuro temos melhores participações nas IOI. ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.