Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem este é o meu primeiro post no portugal-a-programar  😁

E então a duvida é a seguinte:

neste codigo:

#include <stdio.h>
#include <string.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct sPessoa
{
  int Idade;
  char Nome[20+1];
  struct sPessoa *Prox;
} PESSOA;

typedef PESSOA* FILA ;

void Inic(FILA* Fila)
{
  *Fila=NULL;
}

void Inserir(FILA* Fila, int Idade, char* Nome)
{
  if (*Fila==NULL)
 {
	*Fila = (PESSOA*) malloc(sizeof(PESSOA));
	if (*Fila==NULL) return;
	(**Fila).Idade = Idade;
	strcpy((**Fila).Nome, Nome);
	(**Fila).Prox=NULL;
 }
  else
 Inserir(& (**Fila).Prox, Idade, Nome);
}

E n tou perceber muito bem o que acontece nesta linha: 

*Fila = (FILA) malloc(sizeof(PESSOA));

A minha ideia é que sendo FILA um pointer para estrutura PESSOA o que ele vai fazer é alocar em *fila(que é um pointer que tá a ser usado por outro) uma estrutura PESSOA que tá ser apontada pelo pointer *fila.... e para acedermos a essa estrutura temos de **fila .... exemplo (**fila).idade ...

Ésta e ideia com que tou .... mas n tenho bem a certeza .... podiam comentar sff  😄 ...

Posted

ele aloca memória necessária por um tip de dados PESSOA, e cria um apontador para FILA, cujo nome do apontador será 'fila'. malloc aloca memória que tu pedes, útil nas situações que tanto podes querer trabalhar com 3 elementos como 5000. neste caso, ele cria um apontador, que aponta para um endereço na memória, que o programa reservou para alojar aquela PESSOA, e *fila é um apontador para isso.

não sei se era esta a tua duvida...

Posted

obrigadão  🙂 ... era mais ou menos isso... resumindo ele vai alocar um tipo PESSOA que e este tipo PESSOA tá a ser apontado por *fila....

isto é : fila = Endereco de *fila....  *fila = Endereço de PESSOA  .... **fila = A estrutura PESSOA .... 😄

E o que aquela linha de codigo fez foi  em *fila que era igual NULL ....  pos a *fila a apontar para uma estrutura PESSOA que ficou alocada em memoria  😄 ...

Se me confirmarem o raciocinio tenho a minha duvida esclarecida  😄