Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
softklin

[Resolvido] Fixar tamanho de um form

Recommended Posts

softklin

Boas pessoal.

Ao fazer um form, gostava que ele pudesse redimensionar para o máximo do ecrã (maximizar), mas que não desse para redimensionar para um valor inferior ao pretendido. Tenho um código que resolve este problema:

Private Sub frmMain_Resize(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Resize
        ' prevenir que o formulário fique mais pequeno que o predefinido
        Const MINW As Integer = 600
        Const MINH As Integer = 400

If Me.Width < MINW Then Me.Width = MINW
        If Me.Height < MINH Then Me.Height = MINH
    End Sub

Pus no meu form (frmMain), na rotina Resize. Funciona, mas fica um efeito meio estranho, que permite que o rato continue a redimensionar a janela, e esta volta à posição mínima que pretendo, ficando assim numa "luta" enquanto não largar o rato.

O que queria (se possível) erá que o rato, ao redimensionar para medidas inferiores às que queria, ficasse bloqueado ao arrastar, não consigo explicar melhor... :P Em suma, era importante que a janela, dados aquele limites, não fosse possível reduzir mais.

Alguma ideia?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

anolsi

Tens a propriedade MinimumSize do formulário que serve para dizer qual o mínimo tamanho que o formulário pode atingir

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

softklin

Era isso mesmo...  😳 Obrigado Anolsi, pela chamada de atenção!  :P Pensei que tinha de haver código mais elaborado, afinal havia uma propriedade específica para isto :)

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.