Jump to content

Recommended Posts

Posted

ja perdi muito tempo a tentar descobrir qual o algoritmo que devo usar para usar num sistema de pontuação, ou seja:

| _ _ _ _ _ _ |    2 peças = 1 ponto

| _ _ o _ o _ |    3 peças = 3 pontos

| _ o x _ x _  |    4 peças = 6 pontos

| o o x x o x  |    5 peças = 10 pontos

| o x x o o x  |    6 peças = 15 pontos

^^^^^^^^^  7 peças = 21 pontos

isto é um tabuleiro de um jogo em que ganha quem tiver mais peças seguidas(segmentos), ou seja, neste caso a pontuação das peças 'o' seria 7*1 + 1*3 = 10 pontos e das 'x' seria 6*1 + 2*3 = 12 pontos

os segmentos sao feitos em todos os sentidos, incluindo diagonais....e no codigo em si estou a utiliazar uma lista de listas, em k cada lista da lista principal é uma COLUNA do tabuleiro

a minha duvida pressiste mesmo em arranjar um algoritmo para este sistema de pontuação.

obrigado

Posted

Não seria melhor utilizar um array bidimensional?

Depois era só comparar cada casa com as adjacentes. Se não tivesse uma peça igual acima, à esquerda ou na diagonal cima-esquerda, contar todas as iguais abaixo, à direita, ou na diagonal baixo direita, respectivamente. Isto para todas as posições ocupadas, excepto a coluna mais à direita e a linha do fundo.

Desaparecido.

• 4 weeks later...
Posted

Concordo. pois é muito mais fácil você trabalhar com arrays bidimensionais do que com listas, especialmente se você trabalhar com listas encadeadas por vetores. mas, neste caso, é fácil contar os pontos feitos em colunas. Para contar os pontos feitos nas linhas e diagonais, recomendo criar um array de apontadores que corre as listas verticalmente contabilizando os pontos. O mesmo pode ser elaborado para as diagonais, mas eu teria bastante dificuldades em implementar.