Jump to content

Recommended Posts

Posted

A FEUP promove de 5 a 7 de Maio a 9ª edição do Concurso/Encontro Nacional de Programação em Lógica e Funcional - .

À semelhança das oito edições anteriores, este evento como objectivos:

- Estimular o gosto dos alunos do ensino superior pela resolução de problemas e enigmas lógicos;

- Explorar os paradigmas da Programação em Lógica e Funcional aplicados à descoberta de soluções para problemas complexos;

- Promover o contacto, a discussão e a partilha de experiências, científicas e humanas, entre os docentes envolvidos no ensino da Programação em Lógica e Funcional nas melhores Universidades Portuguesas e os estudantes universitários.

No CeNPLf'06 será utilizada, à semelhança da edição anterior exclusivamente linguagens de Programação em Lógica para resolver os dez problemas propostos ao longo do dia principal do concurso.

http://paginas.fe.up.pt/~cenplf06/

Posted

Estes exercicios nao sao para fazer em C. Eu não vou participar, mas já recebi emails do concurso (ando na FEUP).

No CeNLPf 2006 utilizar-se-ão, à semelhança da edição anterior, exclusivamente linguagens de Programação em Lógica (SWI Prolog, Yap Prolog) e Funcionais (Haskell, OCaml e Scheme) para resolver os problemas propostos ao longo do dia principal do concurso.

Destas linguagens só aprendi um pouco de Scheme... mas não gostei nada... espero por PROLOG daki a uns tempinhos... 🙂   dp vê-se ...

Não li os exercícios mas a lógica de resolução com estas linguagens é substancialmente diferente de C ou C++ penso que foi por isso k nao percebeste nada.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

Para dizer a verdade fiquei muito admirado quando li que Scheme era uma das linguagens... não gostei nada da linguagem e, sinceramente, não estou a ver a utilidade de utilizar Scheme para resolver os problemas  ?

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

• 4 months later...
Posted

hmmm , então Scheme é uma linguagem de lógica ?

Scheme, tanto quanto sei, é um dialecto de Lisp que é um tipo de linguagem que está relacionado ao paradigma  declarativo funcional (apesar de ter sido usada durante bastante tempo, e ainda é hoje em dia, em coisas relacionadas com  lógica e inteligência artificial).

Se és novato em C acho muito normal que aches esquisito porque Lisp não tem rigorosamente nada a ver... C é uma linguagem imperativa que é o oposto do paradigma declarativo... Em linguagens declarativas diz-se o que se quer fazer e nao os promenores de como fazer determinada coisa... Com a prática percebes o que isto quer dizer 😄

Para dizer a verdade fiquei muito admirado quando li que Scheme era uma das linguagens... não gostei nada da linguagem e, sinceramente, não estou a ver a utilidade de utilizar Scheme para resolver os problemas  ?

Acredito que não tenhas gostado de scheme já que scheme é um dialecto de lisp (Lots of Irritanting Silly Parenthesis) para além de que tal como o lisp é irritantemente prefixa e... feia.

Prolog... É engraçado, é um bocadinho de nada mais bonito mas, dá problemas em cima de problemas por causa da inexistência de tipos e quase total ausência de mensagens de erro (as mensagens variam de interpretador/compilador mas normalmente prolog é tão solto e flexível que quase nao permite a que hajam erros)... A única coisa que o vês a dizer é yes, no e quando dá um erro mesmo esquisito por fazeres algo muito estranho, mas muito mesmo, ele diz que és um creep 👍 Gosto mais de depurar código C do que código Prolog (o que também é natural porque programo em C à 6 anos, desde o 11º, para o bem e para o mal 😛 ).