Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

turkis

Qual escolher? Matemática ou Informática?

Recommended Posts

turkis

olá.

tenho 34 anos, estudo de noite deste o 7º ano. e neste momento estou no 12º ano do curso tecnológico de informática(escola secundária josé estêvão-aveiro).

entre as várias disciplinas que tenho, dou-me bem com matemática(:confused: e bases de programação, com uma média de 17 e 19, respectivamente. às outras disciplinas vou-me safando, e a média do 10º e do 11º é de +/- 16 valores.

estou a pensar seriamente entrar para a universidade para o próximo ano, pois tenho a UA(Universidade de Aveiro) ao lado de casa, e tenho um trabalho em que posso frequentar as aulas todas.(programação de CNC's numa empresa de moldes)

a minha dúvida é qual o curso a escolher...

-Matemática aplicada à computação:Curso Mestrado

-Engenharia de computadores e telemática:Curso+Mestrado

eu gostava bastante de entrar para matemática, mas o meu receio é andar a perder tempo com um curso sem saída...além do mais, não sei se vou minimamente preparado com matemática b, mas em contra-partida acho que levo uma boa preparação em programação...

Dêm a vossa opinião pf.

Share this post


Link to post
Share on other sites
djthyrax

Sobre MCC, o Rui Carlos acho que tirou o curso, ele deve poder-te falar sobre isso. :)


Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Share this post


Link to post
Share on other sites
JoaoRodrigues

Vai à UA e vê o que eles fazem em cada curso :) Conversa com as pessoas que acabaram cada curso ou com os coordenadores dos mesmos. É o melhor que podes fazer :)

Share this post


Link to post
Share on other sites
turkis

Matemática B :\ , não te iludas com a nota que tiras-te a essa disciplina.

sim ,eu estou consciente disso, por isso é que estou naquela....ir para lá com a matemática que dei no secundário é um risco...mas por exemplo em programação já me safava melhor...ter que estudar é o destino em qualquer curso, e de certo que neste vou ter que o fazer na mesma =)

mas pelo que já falei com colegas que lá andam, o curso era o indicado para mim, porque em matemática e programação corro por gosto...a minha dúvida é saber se esta minha teimosia irá dar alguma coisa...se matemática dá saída para algo de interessante, sem ser o ensino, claro.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Njay

Não sei como é o curso de matemática aí em Aveiro, mas no IST há um curso chamado "Matemática aplicada", e é um curso de mat. menos "teórico" do que o de matemática e mais orientado para a computação. Pessoas que saiem deste curso, tanto quanto sei, estão a trabalhar mais na área da informática.

Um curso universitário de matemática é duro, provar teoremas, etc etc. Não sei como é o teu curso nocturno, mas pelo que vejo de amigos que estudaram à noite, a exigência é menor do que por exemplo as aulas diurnas. Portanto, informa-te mesmo muito bem antes de te lançares num curso de matemática... e quanto a estudar, matemática exige muito mais, pois não vais lá com marranço e com entendimento prático; vais precisar de reflectir muito.


Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams.com

Share this post


Link to post
Share on other sites
Rui Carlos

Eu concluí recentemente o curso de Matemática e Ciências de Computação (Universidade do Minho), e se fosse hoje, voltaria a escolhê-lo em vez de um curso de Engenharia Informática.

Acho que era um curso bastante bom, que misturava nas doses certas a Matemática e a Informática.

Pelo que estive a ver, o curso de Matemática Aplicada à Computação é muito mais centrado na Matemática do que o meu. Poderá ser interessante para quem gosta de Matemática, mas as suas saídas profissionais parecem-me bastante diferentes das de um curso de informática.

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrosorio

Só uma pequena correcção: a razão pela qual o curso tem uma componente bastante maior de Matemática é porque o seu nome é "Matemática Aplicada e Computação". Ou seja, trata-se de um curso de Matemática que tem uma pequena vertente de computação e não um curso de matemática cujo destino é a computação.

http://fenix.ist.utl.pt/lmac?locale=pt


Não respondo a dúvidas por mensagem.

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

Parece que sou o primeiro que tem este opinão...

Eu aconselho-te sem qualquer dúvida a ires para Engenharia de computadores e telemática.

Os cursos de matemática são mais académicos. São mais feitos para deitar cá para fora pessoal que se vai movimentar em meios mais teóricos e mais académicos. Tendo em conta que tens 34 anos, a não ser que a matemática seja um grande sonho de infancia, ou uma grande paixão, vais ter uma desvantagem enorme em relação a pessoas que acabam o curso com 22 anos. Não estou a falar em termos de conhecmento ou competencia, estou a falar da forma como olham para ti. Vais apanhar com o preconceito da idade com tanta intensidade que vais ter dificuldade em sequer ter oportunidades para mostrar o teu valor enquanto profissional.

Isto porque as entidades que empregam matemáticos estão à procura daquele pessoal com inaptidões sociais e óculos de fundo de garrafa, etc. enfim, pré-concepções ridículas.

Um curso de informática/ciencias da computação é muito mais realista na minha opinião no diz respeito à realidade do mercado de trabalho. Vais aprender coisas que vais de facto usar, não quero usar o chavão de dizer "é mais facil" porque considero que esse tipo de afirmações não faz grande sentido, mas é concerteza um curso onde a motivação é muito mais facil de encontrar para muito mais pessoas devido às suas aplicações práticas directas.

Em termos de emprego os cursos de informática são provavelmente o paradigma de um curso cujo o objectivo é ensinar conhecimento requerido pelo mercado de trabalho.

Isto é a opinião de um gajo que nem sequer frequentou um curso de informática, tirei eng electrotecnica.

OT:Para um gajo que já passou a idade da doideira, Aveiro é um sítio 5* para se tirar um curso.

Força nisso, eu acho que deves avançar, se for para aprender só fazes bem.

Share this post


Link to post
Share on other sites
turkis

agradeço a vossa opinião, mas confesso que vai ser uma luta...lol um gajo com 34 anos e ainda não sabe o que quer heheeh

quanto à dificuldade do curso, estou perfeitamente consciente disso, mas, sendo eu uma pessoa que gosta de reflectir sobre os "porquês" das coisas(não gosto de decorar fórmulas e conceitos apenas por decorar, salvo se for mesmo fora do meu alcance intelectual), acho que ia ser uma luta por gosto. é precisamente isso que os meus colegas que lá andam dizem...que eu ia adorar a coisa, pela minha maneira de olhar o mundo e pela minha insatisfação por não saber o "porquê" das coisas.

quanto ao futuro na matemática, já não me importava nada de subir um bocado na carreira, como por exemplo ser formador de CNC's e programação aplicada aos controladores numéricos. não tenciono muito sair desta área, por até ganho razoavelmente, e gosto do meu trabalho.

se calhar vou mesmo para matemática...vamos lá ver..heheheh

já agora, o ensino nocturno não é todo igual...sei que somos beneficiados em relação às notas, em algumas disciplinas o nível de exigência não será tão acentuado, mas eu e os meus colegas que lá andam temos de fazer os três anos sem reprovar a nenhum módulo, com a mesma matéria dos de dia e com a agravante de trabalhar oito horas por dia...este curso é puxado, com um horário terrível(19:00-23:45). não é um "novas oportunidades", onde eu apenas com o que tive que estudar para análise de sistemas escrevi mais do que eles para fazer o 12º completo...

não me sinto prejudicado...se fosse para um mais fácil, não tinha tido a oportunidade de ter filosofia, de estudar Pessoa, entre outras vantagens de tirar um curso minimamente decente no aspecto pedagogo. ainda bem =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.