Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
fed07

[Dúdiva] Pascal com Calendário?

Recommended Posts

fed07

Antes de mais sorry pelo testamento hehe..

Boas pessoal, então é assim eu estou num curso profissional de gestão e programação informática e para a disciplina de Programação tenho de apresentar um programa elaborado em pascal com tudo o que aprendi até agora, a minha dúvida é:

Eu estou a pensar em fazer um gestor de despesas, mas para tal eu tinha de trabalhar com um, ou uma espécie de calendário.

Por exemplo: Se abrir o programa no dia 24 e escolher a opção Adicionar Nova Despesa, convinha que ele adiciona-se no dia 24 (reconhecendo o dia automaticamente), se o abrir no dia 25 adiciona no dia 25 .. etc..

Há alguma forma de meter o pascal a ir buscar a data do PC ou alguma forma de gerar um calendário no pascal?

PS: Já dei basicamente tudo o que há para dar em pascal, ficheiros, estruturas de repetição, arrays, matrizes, records etc.. etc.. penso que a única coisa com que ainda não trabalhei e nem aprendi a trabalhar foi com modo gráfico.

thx pela ajuda  😳

fed07

Bem já descobri a resolução, para irmos buscar a data ao PC basta fazermos um Getdate(a,m,d,ds);

sendo que:

a -> ano

m -> mês

d -> dia

ds -> dia da semana

Num procedimento seria algo como isto...

procedure data;

const dias: array[0..6] of string[15] =
('Domingo','Segunda-Feira','Terça-Feira','Quarta-Feira','Quinta-Feira',
'Sexta-Feira','Sábado');

var a,m,d,ds : Word;

begin
clrscr;
GetDate(a,m,d,ds);
writeln(dias[ds],', ',d:0,'-',m:0,'-',a:0); {output de: Terça-Feira, 25-11-2008}
readln; {Para conseguirem ver o output}
end;

PS: Devem usar a biblioteca de dados Windos e o Crt(para o clrscr);

thats all