Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Rorsch

[Resolvido] Escrever dado de uma estructura de dados no ecrã

Recommended Posts

Rorsch

Não estou a conseguir escrever no ecrã dados de uma estructura que defini:

struct registo {

int ident;

int money;

} saldo[PESSOAS];

printf("Tem actualmente %d fichas.\n", &saldo[posb].money);

Devolve-me um aviso e escreve um número marado.

I would rather be a ghost drifting by your side as a condemned soul than enter heaven without you... Because of your love, I will never be a lonely spirit.

pmg

Faz assim:

printf("Tem actualmente %d fichas.\n", saldo[posb].money);

A diferença entre esta instrução e a tua é na inexistência do &.

Com o &, estás a passar o endereço de memória para o printf() e a pedir-lhe para ele interpretar esse endereço como um int. Tiveste sorte em ele não te formatar o disco :)

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Rorsch

Nem mais 😳 obrigado mais uma vez

I would rather be a ghost drifting by your side as a condemned soul than enter heaven without you... Because of your love, I will never be a lonely spirit.

Ribamar

Faz assim:

printf("Tem actualmente %d fichas.\n", saldo[posb].money);

A diferença entre esta instrução e a tua é na inexistência do &.

Com o &, estás a passar o endereço de memória para o printf() e a pedir-lhe para ele interpretar esse endereço como um int. Tiveste sorte em ele não te formatar o disco ;)

formatar o disco estando a aceder à memoria?

E mesmo a memoria n é "danificada" uma vez que o SO protege a zona de memoria que o SO esta a usar

Jeronimus Linuxius
Devolve-me um aviso e escreve um número marado.

Esse número é o endereço da variável está alocada, e não consta que esteja marado. :-P

formatar o disco estando a aceder à memoria?

E mesmo a memoria n é "danificada" uma vez que o SO protege a zona de memoria que o SO esta a usar

Acho que ele estava a gozar...

JJ

pmg
printf("%d\n", &something);
Acho que ele estava a gozar...

Mais ou menos ;)

Numa máquina "normal" actual (Windows ou Linux), é impossível aquele código formatar o disco.

Mas ... e no computador duma injecção electrónica ... ou num computador dum detector de incêndios?

E num compudator de há 20 anos? E num computador daqui a 30 anos?

Em suma ... não façam isso. Se é para imprimir um int ("%d") não forneças ao printf() um ponteiro!

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Jeronimus Linuxius
Em suma ... não façam isso. Se é para imprimir um int ("%d") não forneças ao printf() um ponteiro!

Ia dizer que em termos de operação do printf isso não é nada mas não é verdade: acho que converter ints em ponteiros cai em undefined behaviour, e geralmente o que está em causa nesses casos é mesmo undefined. :-)

Portanto, neste sentido, passar um ponteiro a um printf para ele o imprimir como int tem tanta probabilidade de te formatar o disco como de te sair um número "marado".

http://c-faq.com/ansi/undef.html

Lê a este propósito o parágrafo 7.

JJ