Jump to content

construtores


diogo.delgaudio
 Share

Recommended Posts

pois bem, galera... estava conversando com um amigo meu sobre construtores e suas necessidades e ele me disse q não usa mto -que é raro a utilização -nem no trabalho dele, nem no projeto final, pois nunca viu a necessidade. não sei se o meu conceito estava errado, pois eu usava construtor (com parametros) para quase todas as minhas classes, até q vi q n necessitava tanto assim, pois algumas informações q eu passava, poderiam ser tranquilamente  passadas por parametros nos métodos, e surgir com esse assunto com ele... pois eu pergunto,

-quando vcs usam um método construtor com parâmetros?

-em algum caso é obrigatório usar ou extremamente aconselhável?

-com que frequência usam esses construtores?

- Roger that.<br />- Affirmative.

Link to comment
Share on other sites

Não existe nenhuma resposta definitiva para a tua questão. Falando por mim, uso construtores sempre que acho que façam sentido (que costuma ser em praticamente todas as classes), normalmente para inicializar atributos da classe. Também são úteis para passar dados e referências para outros objectos no momento de criação da classe. Na minha opinião faz mais sentido passar essas referências apenas uma vez, assim não precisas de passar em todos os métodos que chamas (onde isso seja necessário, claro).

<3 life

Link to comment
Share on other sites

Agora com o C# 3.5 o construtores cairam um pouco, pois existe a possibilidade de se iniciar as propriedades da classe sem ser necessario usar o constructor.

"There are two kinds of programmers. Those who write something to get the work done and those who want to write good code."João BrandãoWebsite e blog: http://jamab.blogspot.com/

Link to comment
Share on other sites

Boas Diogo,

Estou a colar a resposta que enviei-te no fórum MSDNBrasil, pois não sei se você chegou a ler... O tópico continua em aberto:

-quando vcs usam um método construtor com parâmetros?

Utilizamos construtores com parâmetros para facilitar a vida do programador, ou então, para obrigar que o usuário informe os parâmetros mínimos necessários para que seja possível construir a classe.

Com o C# 3.0, veio a possibilidade de instanciar as classes e já inicializar algumas propriedades, então muita gente vem deixando de criar construtores com parâmetros apenas para facilitar a vida do programador...

-em algum caso é obrigatório usar ou extremamente aconselhável?

Sim. Algumas classes precisam de algumas informações mínimas para que você consiga instanciá-las.

Um exemplo é a classe StreamReader, que está no namespace System.IO. Para conseguir instanciar um StreamReader, você precisa, pelo menos, informar o nome do arquivo ou então um objeto do tipo Stream... Não é possível instanciar um StreamReader sem informar pelo menos um parâmetro.

-com que frequência usam esses construtores?

É muito comum. Em todos os projetos que ja trabalhei (até mesmo antes do .NET, quando trabalhava com C++), sempre tinha algumas classes que possuiam construtores com parâmetros. A maioria das vezes apenas para facilitar o uso da classe, e algumas vezes (poucas) para obrigar o usuário a informar o mínimo que a classe precisava para ser instanciada.

Abraços,

Caio Proiete

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.