Vnepomuceno Posted April 29, 2006 at 05:00 PM Report #24824 Posted April 29, 2006 at 05:00 PM Olá, gostaria de me iniciar em Pascal, e já comecei por ler um tutorial/guia que encontrei aqui no fórum. Alguém me pode dizer um bom editor de Pascal (ou um editor que dê para todas as linguagens), onde posso fazer o download, algumas dicas, alguns conselhos? Obrigado, fiquem bem e parabéns pelo fórum 😛
Overrun™ Posted April 29, 2006 at 05:41 PM Report #24826 Posted April 29, 2006 at 05:41 PM Boas. Antes de mais aconcelho-te vivamente que leias a FAQ de iniciação à programação, para que tenhas uma pequena noção para alem do Pascal o que podes vir a encontrar noutro tipo de linguágens. Não sei se és iniciante ou não mas deves sempre ler esta FAQ: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=878 Como compilador aconcelho-te o Dev-Pascal ou o Free Pascal dependendo de se queres utilizar o compilador em modo Windows ou DOS. Como dicas, só te posso dizer que o Pascal é uma boa linguagem para iniciação porque é muito estruturada e muito simples, dentro dos possíveis. Aconcelho-te ainda a teres um cuidado especial quando chegares à parte das Functions e dos Procedures (Funções e Procedimentos) pois estes são capazes de ser os factores mais difíceis de decorar no Pascal e pode ser uma verdadeira perda de tempo cada vez que precises de utilizar um procedimento fora do normal teres de ir ao manual para ver qual é o que se apropria melhor À situação. Espero que compreendas bem a linguagem e boa sorte, Continua a vaguear pelo P@P que ainda serás um grande programador. 😛 Cumps. Overrun
[AM]Higor Posted April 29, 2006 at 07:13 PM Report #24860 Posted April 29, 2006 at 07:13 PM Hmmm... Pode usar tambem o PZim(PascalZim) http://pascalzim.tripod.com/ Muito bom... Qualquer coisa, é só perguntar. Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...
Vnepomuceno Posted April 29, 2006 at 07:40 PM Author Report #24872 Posted April 29, 2006 at 07:40 PM Obrigado pela ajuda Overrun. Em relação aos programas, esqueci-me de dizer que como Sistema Operativo principal uso o Linux (Ubuntu). Alguém sabe de um compilador (que não seja DOS) para Linux? Fiquem bem 😛
UnKnowN Posted April 29, 2006 at 09:12 PM Report #24886 Posted April 29, 2006 at 09:12 PM http://www.freepascal.org/download.html Fika Bem , e vê se ajuda 😛
Vnepomuceno Posted May 1, 2006 at 08:37 PM Author Report #25155 Posted May 1, 2006 at 08:37 PM Mas o FreePascal não é em ambiente DOS? É que eu preferia "ver" o que estou a fazer, não sei, e como ainda não percebo muito de programação (apenas de linguagens web), penso que seja mais fácil a aprendizagem e motivação em ambiente gráfico. Alguém conhece um compilador de ambiente gráfico que funcione em Linux?
[AM]Higor Posted May 1, 2006 at 08:52 PM Report #25160 Posted May 1, 2006 at 08:52 PM Kylix Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...
Blue_Acid Posted May 1, 2006 at 08:59 PM Report #25163 Posted May 1, 2006 at 08:59 PM Viva. Nesta situação eu não nenhum pró nem de longe de programação, só dou mesmo uns toques. Mas sinseramente se queres começara programar em Modo Gráfico, penso k estas a meter o carro a frente dos bois. É melhor começares com programação em linhas de codigo, tipo Pascal, C ou C++ para teres conhecimentos de programação mais basica, conheceres os ciclos, sabesres trabalhar com eles, e dp passar para o modo gráfico. Sem duvida para linux existe o Kylix da Borland, é em tudo semelhante ao Delphi e ao Turbo C, e a linguagem de programação no Kylix é Turbo C. Penso não ter dito nenhuma bacorada, se disse, pf digam. Fiquem Bem 🙂 SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
UnKnowN Posted May 1, 2006 at 09:14 PM Report #25167 Posted May 1, 2006 at 09:14 PM Mas o FreePascal não é em ambiente DOS? É que eu preferia "ver" o que estou a fazer, não sei, e como ainda não percebo muito de programação (apenas de linguagens web), penso que seja mais fácil a aprendizagem e motivação em ambiente gráfico. Alguém conhece um compilador de ambiente gráfico que funcione em Linux? Eu kuando comecei tbm kria mas nao podemos ter tudo ao mesmo tempo, é como o Blue_Acid diz, primeiro o mais basico (e nao acho C basico LOL)
Blue_Acid Posted May 2, 2006 at 08:16 PM Report #25323 Posted May 2, 2006 at 08:16 PM Bem em falei no C porque ele quer trabalhar em Linux. Se fosse eu windows, é claro que o meu conselho é sem duvida o Pascal. E falei tb no C devido ao Kylix, a base de programação e C. SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
UnKnowN Posted May 2, 2006 at 08:23 PM Report #25325 Posted May 2, 2006 at 08:23 PM Bem em falei no C porque ele quer trabalhar em Linux. Se fosse eu windows, é claro que o meu conselho é sem duvida o Pascal. E falei tb no C devido ao Kylix, a base de programação e C. Ya na boa, só dei a minha opinião em relaçao à linguagem em questão 🙂 Mas se realmente quer trabalhar em Linux e tal ... era C e até é de pequenino que se torce o pepino, como C tem muitas vertentes ficavas já preparado, apesar de eu achar Pascal mais facil para iniciação 🙂
[AM]Higor Posted May 2, 2006 at 10:28 PM Report #25373 Posted May 2, 2006 at 10:28 PM Não sei se podemos dizer Pascal "mais facil para iniciação"... Para o iniciante o dificil não é a sintaxe. E sim a lógica de programação... Então, tanto faz se for pascal ou c o iniciante tera dificuldades nos mesmos pontos... Bom, e na minha opnião a sintaxe do Pascal é bem confusa e visualmente poluida.... Mas... Mas, C ao meu ver eh muito mais "util" do que Pascal. Bom... Mas o Delphi é sem duvidas uma ferramenta de produtividade muito grande... Pena que a Borland ta querendo se desfazer do mercado de IDE... Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...
Vnepomuceno Posted May 3, 2006 at 01:39 PM Author Report #25428 Posted May 3, 2006 at 01:39 PM Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C?
UnKnowN Posted May 3, 2006 at 01:53 PM Report #25435 Posted May 3, 2006 at 01:53 PM Higor' timestamp='1146608922' post='25373']Não sei se podemos dizer Pascal "mais facil para iniciação"... Para o iniciante o dificil não é a sintaxe. E sim a lógica de programação... Então, tanto faz se for pascal ou c o iniciante tera dificuldades nos mesmos pontos... Bom, e na minha opnião a sintaxe do Pascal é bem confusa e visualmente poluida.... Mas... Mas, C ao meu ver eh muito mais "util" do que Pascal. Bom... Mas o Delphi é sem duvidas uma ferramenta de produtividade muito grande... Pena que a Borland ta querendo se desfazer do mercado de IDE... Discordo totalmente, aqueles { e } só servem para baralhar, já para nao falar nos int x e char *a ... pah sao opinioes se calhar eu estou mais habituado a Pascal e acho C confuso e vice-versa ... mas pelo que vi de C comparando com pascal C torna-se mais confuso de entender e de "fazer" tipo var a:integer b:real c:char d:string int a float b char c char *d para mim é mais compreensivel primeiro dizermos que vamos declarar : var Do que estar sempre com cenas para 1 delaraçao ... :S tipo int a,b,c float d,e,f Nao e MT confuso mas acho que e mais facil para o iniciante C 🙂 Eu posso dizer que nao sou INICIANTE, pk ja sei algumas coisas , as suficientes para fazer programas com Blocos If's LOL!! e ainda nao percebo C ... :S Fika Bem [AM]Higor Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C? Já sabes a minha opinião (Pascal) apesar de se te deres bem com tutos e explicaçoes de C aconselho-te VIVAMENTE C pk tem mtas vertentes ... mt mais que Pascal, tipo Pascal é Pascal, C é Java, C++, C# nao tanto mas tbm ... vê as duas e se tiveres duvidas posta no forum 🙂
maiden Posted May 3, 2006 at 03:39 PM Report #25471 Posted May 3, 2006 at 03:39 PM Antes disso ainda te aconselho a melhor linguagem de todas: Pseudocódigo. O que interessa não é a linguagem com a qual implementas o algoritmo, mas sim a maneira de o resolveres (lógica). Por isso aconselhava-te a dares uma vista de olhos ao que se relaciona com lógica e algoritmia e talvez depois (quanto a mim) passares para Pascal, que se assemelha mais à "linguagem falada" (granda bico na gramática...). Isto é uma opinião, eu até acho que C te dá muito mais liberdade, mas se souberes resolver os algoritmos em pseudocódigo, basta traduzires e tens o programa feito em Pascal. Mais tarde, quando dominares o Pascal, aí sim, aconselho-te a passar para C. Quanto às dúvidas qua vás tendo (acontece a todos) vai postando que aí o pessoal especializado vai-te dando umas ajudas 🙂 Cumps,
Carloz Posted May 4, 2006 at 11:02 AM Report #25632 Posted May 4, 2006 at 11:02 AM Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C? Boas vnep 😄 Eu apesar de nao saber muito (ainda) aconselho-te "Introdução à programação usando o Pascal" de J. Pavão Martins. Tem tudo o que precisas para começar, e é um livro muito bom porque apesar de se basear no pascal fala~te de outras linguagens e dá exemplos de programas em pascal e noutras linguagens. Para alem disso explica tudo muito bem e tem uma optima introdução onde te fala dos famosos algoritmos. 🙂 "Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)
[AM]Higor Posted May 4, 2006 at 04:45 PM Report #25644 Posted May 4, 2006 at 04:45 PM Discordo totalmente, aqueles { e } só servem para baralhar, já para nao falar nos int x e char *a ... pah sao opinioes se calhar eu estou mais habituado a Pascal e acho C confuso e vice-versa ... mas pelo que vi de C comparando com pascal C torna-se mais confuso de entender e de "fazer" tipo Hehehe... Eu tambem discordo com você quantoa utilização das { e } e da forma como definimos as variaveis... Eu prefiro muito mais a do C... Principalmente a { e } que delimitam um bloco de comando. E muito mais pratico, definiro tipo e depois as variveis desse tipo. Mas, nesse caso é questão de gosto e adaptação... E como disse la em cima... Comece com portugol e depois escolha uma das duias... Bom uma vantagem a comecar com pascal é que depois você terá que aprender C por necessidade, talvez... Mas programando em C, talvez você "nunca" aprenda pascal. Mas, mesmo assim sugiro comecar com C e depois aprender pascal, usando Delphi ou Kylix... Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...
Vnepomuceno Posted May 5, 2006 at 11:36 AM Author Report #25746 Posted May 5, 2006 at 11:36 AM Então sendo assim, se calhar vou começando por ler uns tutoriais de C. Já que dizem que é muito parecido, mas que o C tem mais vertentes e mais funcionalidades :/ Em relação ao compilador, existe algum (bom 😄 ) para Ubuntu Linux? Fiquem bem
UnKnowN Posted May 5, 2006 at 12:45 PM Report #25763 Posted May 5, 2006 at 12:45 PM Então sendo assim, se calhar vou começando por ler uns tutoriais de C. Já que dizem que é muito parecido, mas que o C tem mais vertentes e mais funcionalidades :/ Em relação ao compilador, existe algum (bom 😄 ) para Ubuntu Linux? Fiquem bem O teu Ubuntu traz eMacs ? Procura por lá pela barra de iniciação e depois diz qq coisa pq se tiveres o eMacs é compilador acho eu... Caso nao tenhas, vais para o Dev-C++ que da para compilares tanto C como C++ nao sei é se há para Linux...
knightcoder Posted May 5, 2006 at 01:48 PM Report #25779 Posted May 5, 2006 at 01:48 PM Várias correcções: - O Kylix não tem por base apenas o C++, mas sim e primordialmente o Object Pascal aka Delphi. Apenas a versão 3 do Kylix suporta o compilador C++. - O Emacs não é um compilador, mas sim um editor de texto e algo mais, mas nunca um compilador. Um compilador é totalmente diferente de um IDE ou editor de texto. Aconselho a consulta a estas definições: IDE: http://en.wikipedia.org/wiki/Integrated_development_environment Compilador: http://en.wikipedia.org/wiki/Compilers Agora a questão principal: Quanto às diferenças e vantagens entre as linguagens Pascal e C, a diferença não se prende exactamente com a sintaxe, mas com a forma como um programa está estruturado em ambas as linguagens. O Pascal é uma linguagem que permite escrever programas mais legíveis do que o C, mas isto não tem a ver como se declaram variáveis ou chavetas, mas sim com a estrutura lógica de cada linguagem.
Recommended Posts