Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, gostaria de me iniciar em Pascal, e já comecei por ler um tutorial/guia que encontrei aqui no fórum.

Alguém me pode dizer um bom editor de Pascal (ou um editor que dê para todas as linguagens), onde posso fazer o download, algumas dicas, alguns conselhos?

Obrigado, fiquem bem e parabéns pelo fórum 😛

Posted

Boas.

Antes de mais aconcelho-te vivamente que leias a FAQ de iniciação à programação, para que tenhas uma pequena noção para alem do Pascal o que podes vir a encontrar noutro tipo de linguágens. Não sei se és iniciante ou não mas deves sempre ler esta FAQ:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=878

Como compilador aconcelho-te o Dev-Pascal ou o Free Pascal dependendo de se queres utilizar o compilador em modo Windows ou DOS.

Como dicas, só te posso dizer que o Pascal é uma boa linguagem para iniciação porque é muito estruturada e muito simples, dentro dos possíveis.

Aconcelho-te ainda a teres um cuidado especial quando chegares à parte das Functions e dos Procedures (Funções e Procedimentos) pois estes são capazes de ser os factores mais difíceis de decorar no Pascal e pode ser uma verdadeira perda de tempo cada vez que precises de utilizar um procedimento fora do normal teres de ir ao manual para ver qual é o que se apropria melhor À situação.

Espero que compreendas bem a linguagem e boa sorte, Continua a vaguear pelo P@P que ainda serás um grande programador.  😛

Cumps. Overrun

Posted

Obrigado pela ajuda Overrun.

Em relação aos programas, esqueci-me de dizer que como Sistema Operativo principal uso o Linux (Ubuntu). Alguém sabe de um compilador (que não seja DOS) para Linux?

Fiquem bem 😛

Posted

Mas o FreePascal não é em ambiente DOS?

É que eu preferia "ver" o que estou a fazer, não sei, e como ainda não percebo muito de programação (apenas de linguagens web), penso que seja mais fácil a aprendizagem e motivação em ambiente gráfico.

Alguém conhece um compilador de ambiente gráfico que funcione em Linux?

Posted

Viva.

Nesta situação eu não nenhum pró nem de longe de programação, só dou mesmo uns toques. Mas sinseramente se queres começara  programar em Modo Gráfico, penso k estas a meter o carro a frente dos bois. É melhor começares com programação em linhas de codigo, tipo Pascal, C ou C++ para teres conhecimentos de programação mais basica, conheceres os ciclos, sabesres trabalhar com eles, e dp passar para o modo gráfico.

Sem duvida para linux existe o Kylix da Borland, é em tudo semelhante ao Delphi e ao Turbo C, e a linguagem de programação no Kylix é Turbo C.

Penso não ter dito nenhuma bacorada, se disse, pf digam.

Fiquem Bem  🙂

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Posted

Mas o FreePascal não é em ambiente DOS?

É que eu preferia "ver" o que estou a fazer, não sei, e como ainda não percebo muito de programação (apenas de linguagens web), penso que seja mais fácil a aprendizagem e motivação em ambiente gráfico.

Alguém conhece um compilador de ambiente gráfico que funcione em Linux?

Eu kuando comecei tbm kria mas nao podemos ter tudo ao mesmo tempo, é como o Blue_Acid diz, primeiro o mais basico (e nao acho C basico LOL)

Posted

Bem em falei no C porque ele quer trabalhar em Linux. Se fosse eu windows, é claro que o meu conselho é sem duvida o Pascal.

E falei tb no C devido ao Kylix, a base de programação e C.

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Posted

Bem em falei no C porque ele quer trabalhar em Linux. Se fosse eu windows, é claro que o meu conselho é sem duvida o Pascal.

E falei tb no C devido ao Kylix, a base de programação e C.

Ya na boa, só dei a minha opinião em relaçao à linguagem em questão 🙂

Mas se realmente quer trabalhar em Linux e tal ... era C e até é de pequenino que se torce o pepino, como C tem muitas vertentes ficavas já preparado, apesar de eu achar Pascal mais facil para iniciação 🙂

Posted

Não sei se podemos dizer Pascal "mais facil para iniciação"...

Para o iniciante o dificil não é a sintaxe. E sim a lógica de programação...

Então, tanto faz se for pascal ou c o iniciante tera dificuldades nos mesmos pontos...

Bom, e na minha opnião a sintaxe do Pascal é bem confusa e visualmente poluida....

Mas...

Mas, C ao meu ver eh muito mais "util" do que Pascal.

Bom... Mas o Delphi é sem duvidas uma ferramenta de produtividade muito grande...

Pena que a Borland ta querendo se desfazer do mercado de IDE...

Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...

Posted
Higor' timestamp='1146608922' post='25373']

Não sei se podemos dizer Pascal "mais facil para iniciação"...

Para o iniciante o dificil não é a sintaxe. E sim a lógica de programação...

Então, tanto faz se for pascal ou c o iniciante tera dificuldades nos mesmos pontos...

Bom, e na minha opnião a sintaxe do Pascal é bem confusa e visualmente poluida....

Mas...

Mas, C ao meu ver eh muito mais "util" do que Pascal.

Bom... Mas o Delphi é sem duvidas uma ferramenta de produtividade muito grande...

Pena que a Borland ta querendo se desfazer do mercado de IDE...

Discordo totalmente, aqueles { e } só servem para baralhar, já para nao falar nos int x e char *a ... pah sao opinioes se calhar eu estou mais habituado a Pascal e acho C confuso e vice-versa ... mas pelo que vi de C comparando com pascal C torna-se mais confuso de entender e de "fazer" tipo

var
a:integer
b:real
c:char
d:string

int a
float b
char c
char *d

para mim é mais compreensivel primeiro dizermos que vamos declarar :

var

Do que estar sempre com cenas para 1 delaraçao ... :S tipo

int a,b,c
float d,e,f

Nao e MT confuso mas acho que e mais facil para o iniciante C 🙂

Eu posso dizer que nao sou INICIANTE, pk ja sei algumas coisas , as suficientes para fazer programas com Blocos If's LOL!! e ainda nao percebo C ... :S

Fika Bem [AM]Higor

Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C?

Já sabes a minha opinião (Pascal) apesar de se te deres bem com tutos e explicaçoes de C aconselho-te VIVAMENTE C pk tem mtas vertentes ... mt mais que Pascal, tipo Pascal é Pascal, C é Java, C++, C# nao tanto mas tbm ... vê as duas e se tiveres duvidas posta no forum 🙂

Posted

Antes disso ainda te aconselho a melhor linguagem de todas: Pseudocódigo.

O que interessa não é a linguagem com a qual implementas o algoritmo, mas sim a maneira de o resolveres (lógica).

Por isso aconselhava-te a dares uma vista de olhos ao que se relaciona com lógica e algoritmia e talvez depois (quanto a mim) passares para Pascal, que se assemelha mais à "linguagem falada" (granda bico na gramática...). Isto é uma opinião, eu até acho que C te dá muito mais liberdade, mas se souberes resolver os algoritmos em pseudocódigo, basta traduzires e tens o programa feito em Pascal.

Mais tarde, quando dominares o Pascal, aí sim, aconselho-te a passar para C.

Quanto às dúvidas qua vás tendo (acontece a todos) vai postando que aí o pessoal especializado vai-te dando umas ajudas  🙂

Cumps,

Posted

Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C?

Boas vnep 😄

Eu apesar de nao saber muito (ainda) aconselho-te "Introdução à programação usando o Pascal" de J. Pavão Martins.

Tem tudo o que precisas para começar, e é um livro muito bom porque apesar de se basear no pascal fala~te de outras linguagens e dá exemplos de programas em pascal e noutras linguagens. Para alem disso explica tudo muito bem e tem uma optima introdução onde te fala dos famosos algoritmos. 🙂

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

Posted

Discordo totalmente, aqueles { e } só servem para baralhar, já para nao falar nos int x e char *a ... pah sao opinioes se calhar eu estou mais habituado a Pascal e acho C confuso e vice-versa ... mas pelo que vi de C comparando com pascal C torna-se mais confuso de entender e de "fazer" tipo

Hehehe...

Eu tambem discordo com você quantoa utilização das { e }  e da forma como definimos as variaveis... Eu prefiro muito mais a do C... Principalmente a { e } que delimitam um bloco de comando. E muito mais pratico, definiro tipo e depois as variveis desse tipo.

Mas, nesse caso é questão de gosto e adaptação...

E como disse la em cima... Comece com portugol e depois escolha uma das duias...

Bom uma vantagem a comecar com pascal é que depois você terá que aprender C por necessidade, talvez...  Mas programando em C, talvez você "nunca" aprenda pascal.

Mas, mesmo assim sugiro comecar com C e depois aprender pascal, usando Delphi ou Kylix...

Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...

Posted

Então sendo assim, se calhar vou começando por ler uns tutoriais de C.

Já que dizem que é muito parecido, mas que o C tem mais vertentes e mais funcionalidades :/

Em relação ao compilador, existe algum (bom 😄 ) para Ubuntu Linux?

Fiquem bem

Posted

Então sendo assim, se calhar vou começando por ler uns tutoriais de C.

Já que dizem que é muito parecido, mas que o C tem mais vertentes e mais funcionalidades :/

Em relação ao compilador, existe algum (bom 😄 ) para Ubuntu Linux?

Fiquem bem

O teu Ubuntu traz eMacs ? Procura por lá pela barra de iniciação e depois diz qq coisa pq se tiveres o eMacs é compilador acho eu...

Caso nao tenhas, vais para o Dev-C++ que da para compilares tanto C como C++ nao sei é se há para Linux...

Posted

Várias correcções:

- O Kylix não tem por base apenas o C++, mas sim e primordialmente o Object Pascal aka Delphi.

Apenas a versão 3 do Kylix suporta o compilador C++.

- O Emacs não é um compilador, mas sim um editor de texto e algo mais, mas nunca um compilador.

Um compilador é totalmente diferente de um IDE ou editor de texto.

Aconselho a consulta a estas definições:

IDE: http://en.wikipedia.org/wiki/Integrated_development_environment

Compilador: http://en.wikipedia.org/wiki/Compilers

Agora a questão principal:

Quanto às diferenças e vantagens entre as linguagens Pascal e C, a diferença não se prende exactamente com a sintaxe, mas com a forma como um programa está estruturado em ambas as linguagens.

O Pascal é uma linguagem que permite escrever programas mais legíveis do que o C, mas isto não tem a ver como se declaram variáveis ou chavetas,

mas sim com a estrutura lógica de cada linguagem.