Ir para o conteúdo
Vnepomuceno

Iniciação

Mensagens Recomendadas

Vnepomuceno    0
Vnepomuceno

Olá, gostaria de me iniciar em Pascal, e já comecei por ler um tutorial/guia que encontrei aqui no fórum.

Alguém me pode dizer um bom editor de Pascal (ou um editor que dê para todas as linguagens), onde posso fazer o download, algumas dicas, alguns conselhos?

Obrigado, fiquem bem e parabéns pelo fórum :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Overrun™    2
Overrun™

Boas.

Antes de mais aconcelho-te vivamente que leias a FAQ de iniciação à programação, para que tenhas uma pequena noção para alem do Pascal o que podes vir a encontrar noutro tipo de linguágens. Não sei se és iniciante ou não mas deves sempre ler esta FAQ:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=878

Como compilador aconcelho-te o Dev-Pascal ou o Free Pascal dependendo de se queres utilizar o compilador em modo Windows ou DOS.

Como dicas, só te posso dizer que o Pascal é uma boa linguagem para iniciação porque é muito estruturada e muito simples, dentro dos possíveis.

Aconcelho-te ainda a teres um cuidado especial quando chegares à parte das Functions e dos Procedures (Funções e Procedimentos) pois estes são capazes de ser os factores mais difíceis de decorar no Pascal e pode ser uma verdadeira perda de tempo cada vez que precises de utilizar um procedimento fora do normal teres de ir ao manual para ver qual é o que se apropria melhor À situação.

Espero que compreendas bem a linguagem e boa sorte, Continua a vaguear pelo P@P que ainda serás um grande programador.  :P

Cumps. Overrun

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vnepomuceno    0
Vnepomuceno

Obrigado pela ajuda Overrun.

Em relação aos programas, esqueci-me de dizer que como Sistema Operativo principal uso o Linux (Ubuntu). Alguém sabe de um compilador (que não seja DOS) para Linux?

Fiquem bem :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vnepomuceno    0
Vnepomuceno

Mas o FreePascal não é em ambiente DOS?

É que eu preferia "ver" o que estou a fazer, não sei, e como ainda não percebo muito de programação (apenas de linguagens web), penso que seja mais fácil a aprendizagem e motivação em ambiente gráfico.

Alguém conhece um compilador de ambiente gráfico que funcione em Linux?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Blue_Acid    0
Blue_Acid

Viva.

Nesta situação eu não nenhum pró nem de longe de programação, só dou mesmo uns toques. Mas sinseramente se queres começara  programar em Modo Gráfico, penso k estas a meter o carro a frente dos bois. É melhor começares com programação em linhas de codigo, tipo Pascal, C ou C++ para teres conhecimentos de programação mais basica, conheceres os ciclos, sabesres trabalhar com eles, e dp passar para o modo gráfico.

Sem duvida para linux existe o Kylix da Borland, é em tudo semelhante ao Delphi e ao Turbo C, e a linguagem de programação no Kylix é Turbo C.

Penso não ter dito nenhuma bacorada, se disse, pf digam.

Fiquem Bem  :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
UnKnowN    0
UnKnowN

Mas o FreePascal não é em ambiente DOS?

É que eu preferia "ver" o que estou a fazer, não sei, e como ainda não percebo muito de programação (apenas de linguagens web), penso que seja mais fácil a aprendizagem e motivação em ambiente gráfico.

Alguém conhece um compilador de ambiente gráfico que funcione em Linux?

Eu kuando comecei tbm kria mas nao podemos ter tudo ao mesmo tempo, é como o Blue_Acid diz, primeiro o mais basico (e nao acho C basico LOL)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Blue_Acid    0
Blue_Acid

Bem em falei no C porque ele quer trabalhar em Linux. Se fosse eu windows, é claro que o meu conselho é sem duvida o Pascal.

E falei tb no C devido ao Kylix, a base de programação e C.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
UnKnowN    0
UnKnowN

Bem em falei no C porque ele quer trabalhar em Linux. Se fosse eu windows, é claro que o meu conselho é sem duvida o Pascal.

E falei tb no C devido ao Kylix, a base de programação e C.

Ya na boa, só dei a minha opinião em relaçao à linguagem em questão :)

Mas se realmente quer trabalhar em Linux e tal ... era C e até é de pequenino que se torce o pepino, como C tem muitas vertentes ficavas já preparado, apesar de eu achar Pascal mais facil para iniciação :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
[AM]Higor    0
[AM]Higor

Não sei se podemos dizer Pascal "mais facil para iniciação"...

Para o iniciante o dificil não é a sintaxe. E sim a lógica de programação...

Então, tanto faz se for pascal ou c o iniciante tera dificuldades nos mesmos pontos...

Bom, e na minha opnião a sintaxe do Pascal é bem confusa e visualmente poluida....

Mas...

Mas, C ao meu ver eh muito mais "util" do que Pascal.

Bom... Mas o Delphi é sem duvidas uma ferramenta de produtividade muito grande...

Pena que a Borland ta querendo se desfazer do mercado de IDE...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
UnKnowN    0
UnKnowN
Higor' timestamp='1146608922' post='25373']

Não sei se podemos dizer Pascal "mais facil para iniciação"...

Para o iniciante o dificil não é a sintaxe. E sim a lógica de programação...

Então, tanto faz se for pascal ou c o iniciante tera dificuldades nos mesmos pontos...

Bom, e na minha opnião a sintaxe do Pascal é bem confusa e visualmente poluida....

Mas...

Mas, C ao meu ver eh muito mais "util" do que Pascal.

Bom... Mas o Delphi é sem duvidas uma ferramenta de produtividade muito grande...

Pena que a Borland ta querendo se desfazer do mercado de IDE...

Discordo totalmente, aqueles { e } só servem para baralhar, já para nao falar nos int x e char *a ... pah sao opinioes se calhar eu estou mais habituado a Pascal e acho C confuso e vice-versa ... mas pelo que vi de C comparando com pascal C torna-se mais confuso de entender e de "fazer" tipo

var
a:integer
b:real
c:char
d:string

int a
float b
char c
char *d

para mim é mais compreensivel primeiro dizermos que vamos declarar :

var

Do que estar sempre com cenas para 1 delaraçao ... :S tipo

int a,b,c
float d,e,f

Nao e MT confuso mas acho que e mais facil para o iniciante C :)

Eu posso dizer que nao sou INICIANTE, pk ja sei algumas coisas , as suficientes para fazer programas com Blocos If's LOL!! e ainda nao percebo C ... :S

Fika Bem [AM]Higor

Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C?

Já sabes a minha opinião (Pascal) apesar de se te deres bem com tutos e explicaçoes de C aconselho-te VIVAMENTE C pk tem mtas vertentes ... mt mais que Pascal, tipo Pascal é Pascal, C é Java, C++, C# nao tanto mas tbm ... vê as duas e se tiveres duvidas posta no forum :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
maiden    0
maiden

Antes disso ainda te aconselho a melhor linguagem de todas: Pseudocódigo.

O que interessa não é a linguagem com a qual implementas o algoritmo, mas sim a maneira de o resolveres (lógica).

Por isso aconselhava-te a dares uma vista de olhos ao que se relaciona com lógica e algoritmia e talvez depois (quanto a mim) passares para Pascal, que se assemelha mais à "linguagem falada" (granda bico na gramática...). Isto é uma opinião, eu até acho que C te dá muito mais liberdade, mas se souberes resolver os algoritmos em pseudocódigo, basta traduzires e tens o programa feito em Pascal.

Mais tarde, quando dominares o Pascal, aí sim, aconselho-te a passar para C.

Quanto às dúvidas qua vás tendo (acontece a todos) vai postando que aí o pessoal especializado vai-te dando umas ajudas  :)

Cumps,

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ziwdon    0
Ziwdon

Então assim já não percebo nada, começo afinal por Pascal ou por C?

Boas vnep :D

Eu apesar de nao saber muito (ainda) aconselho-te "Introdução à programação usando o Pascal" de J. Pavão Martins.

Tem tudo o que precisas para começar, e é um livro muito bom porque apesar de se basear no pascal fala~te de outras linguagens e dá exemplos de programas em pascal e noutras linguagens. Para alem disso explica tudo muito bem e tem uma optima introdução onde te fala dos famosos algoritmos. :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
[AM]Higor    0
[AM]Higor

Discordo totalmente, aqueles { e } só servem para baralhar, já para nao falar nos int x e char *a ... pah sao opinioes se calhar eu estou mais habituado a Pascal e acho C confuso e vice-versa ... mas pelo que vi de C comparando com pascal C torna-se mais confuso de entender e de "fazer" tipo

Hehehe...

Eu tambem discordo com você quantoa utilização das { e }  e da forma como definimos as variaveis... Eu prefiro muito mais a do C... Principalmente a { e } que delimitam um bloco de comando. E muito mais pratico, definiro tipo e depois as variveis desse tipo.

Mas, nesse caso é questão de gosto e adaptação...

E como disse la em cima... Comece com portugol e depois escolha uma das duias...

Bom uma vantagem a comecar com pascal é que depois você terá que aprender C por necessidade, talvez...  Mas programando em C, talvez você "nunca" aprenda pascal.

Mas, mesmo assim sugiro comecar com C e depois aprender pascal, usando Delphi ou Kylix...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vnepomuceno    0
Vnepomuceno

Então sendo assim, se calhar vou começando por ler uns tutoriais de C.

Já que dizem que é muito parecido, mas que o C tem mais vertentes e mais funcionalidades :/

Em relação ao compilador, existe algum (bom :D) para Ubuntu Linux?

Fiquem bem

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
UnKnowN    0
UnKnowN

Então sendo assim, se calhar vou começando por ler uns tutoriais de C.

Já que dizem que é muito parecido, mas que o C tem mais vertentes e mais funcionalidades :/

Em relação ao compilador, existe algum (bom :D) para Ubuntu Linux?

Fiquem bem

O teu Ubuntu traz eMacs ? Procura por lá pela barra de iniciação e depois diz qq coisa pq se tiveres o eMacs é compilador acho eu...

Caso nao tenhas, vais para o Dev-C++ que da para compilares tanto C como C++ nao sei é se há para Linux...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
knightcoder    1
knightcoder

Várias correcções:

- O Kylix não tem por base apenas o C++, mas sim e primordialmente o Object Pascal aka Delphi.

Apenas a versão 3 do Kylix suporta o compilador C++.

- O Emacs não é um compilador, mas sim um editor de texto e algo mais, mas nunca um compilador.

Um compilador é totalmente diferente de um IDE ou editor de texto.

Aconselho a consulta a estas definições:

IDE: http://en.wikipedia.org/wiki/Integrated_development_environment

Compilador: http://en.wikipedia.org/wiki/Compilers

Agora a questão principal:

Quanto às diferenças e vantagens entre as linguagens Pascal e C, a diferença não se prende exactamente com a sintaxe, mas com a forma como um programa está estruturado em ambas as linguagens.

O Pascal é uma linguagem que permite escrever programas mais legíveis do que o C, mas isto não tem a ver como se declaram variáveis ou chavetas,

mas sim com a estrutura lógica de cada linguagem.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
UnKnowN    0
UnKnowN

- O Emacs não é um compilador, mas sim um editor de texto e algo mais, mas nunca um compilador.

Um compilador é totalmente diferente de um IDE ou editor de texto.

Get It :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vnepomuceno    0
Vnepomuceno

Tive a pesquisar umas coisas e acho que já encontrei o programa.

Na verdade encontrei dois, só que acho que um é mais adequado que o outro.

O que acho que é o melhor é o KDevelop:

capturaecra15yo.th.png

O segundo, (penso que já não seja tão adequado, por ser quase só para Java) é o Eclipse:

capturaecra1ig.th.png

Qual acham melhor? O primeiro certo?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vnepomuceno    0
Vnepomuceno

Já tentei instalar o Anjuta, mas aparece-me o seguinte erro ao executar os comandos:

cd <directório>

./configure

configure: error: XML::Parser perl module is required for intltool

Já re-instalei os packs de perl, mas o problema continua, alguém me pode ajudar?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade