PeterGoncalves Posted April 26, 2006 at 10:44 AM Report #24391 Posted April 26, 2006 at 10:44 AM Antes de Mais.. Os meus comprimentos ao Pessoal do forum. Peço deculpa.. pelo Post.. pois não m dei ao trabalho de ver..se já existe alguma coisa sobre o assunto. ? Malta começei agora com VB 2005, tenho um dia de andar á volta com o vb 2005.. A minha questão é a seguinte : Como fazer uma ligação via OBDC a uma Base SQL 2005 ? Sinto que estou a aprender uma nova linguagem de programação. E por akilo que vi é bem potente..reta-me aprender algo sobre a mesma. ?
Asgorath Posted April 26, 2006 at 12:23 PM Report #24404 Posted April 26, 2006 at 12:23 PM Boas existe 3 classes que deves conhecer MUITO bem : SQLConection, SQLCommand e SQLDataAdpater. Jorge "The Dark Side Clouds Everthing. Impossible To See The Future Is."My rig: Intel Core 2 Quad Q9450 | abit IP35P | 4G Kingston 800 Mhz | XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 | 2X WD5000AAJS 500Gb Sata 2 | PSU 600W || Caixa El-Diablo | Creative XMod
PeterGoncalves Posted April 26, 2006 at 02:16 PM Author Report #24421 Posted April 26, 2006 at 02:16 PM Boas Jorge .. Olha essas classes que falas, como as invoco ? é com o ADO.NET ? do génro ADO.SQLConection "descrição de connecção á BD" ? Desculpa a minha ingenuidade...
overcloked Posted May 1, 2006 at 03:12 AM Report #25035 Posted May 1, 2006 at 03:12 AM PeterGoncalves a ligação do VB 2005 -> SQL 2005 se n me engano é a mesma de que para o SQL 2000 Ora para o SELECT uso isto: ' Declaração de variaveis dim Connection, ProviderString, ResultSet, QueryString ' Ligacao usando ADO - ODBC Set Connection = Server.CreateObject("ADODB.Connection") ' Vamos usar o SQL Server 2000 Connection.Provider = "sqloledb" ' Caminho até à nossa database ProviderString = "Server=Host/ipServer;Database=NomeBaseDeDados;UID=user;PWD=password;" ' Abrir a ligação Connection.Open ProviderString ' Criar um resultset para obter os rows da nossa query Set ResultSet = Server.CreateObject("ADODB.Recordset") QueryString = "SELECT qq coisa FROM qq coisa" ' Configuracao do resultset e execucao da query ResultSet.ActiveConnection = Connection ResultSet.CursorType = 1 ResultSet.LockType = 3 ResultSet.Source = QueryString ResultSet.Open QueryString while not resultset.EOF 'variaveis que queres retirar vão para aqui resultset.MoveNext wend ResultSet.Close Connection.Close Para os outros (INSERT UPDATE etc...) uso isto: ' Declaração de variaveis dim Connection, ProviderString, QueryString, RowsAffected, resultset ' Ligacao usando ADO - ODBC Set Connection = Server.CreateObject("ADODB.Connection") ' Vamos usar o SQL Server 2000 Connection.Provider = "sqloledb" ' Caminho até à nossa database ProviderString = "Provider=SQLOLEDB; Data Source=NomeServer; Initial Catalog=BaseDeDados; User Id=user; Password=password;" 'Abrir a ligação Connection.Open ProviderString ' Aqui é feita a montagem da query a executar no SQL Server 2000 QueryString = "INSERT INTO u know the rest" ' Início das transacções a executar na base de dados Connection.BeginTrans ' Executar a transacção na base de dados Connection.Execute QueryString, RowsAffected ' Confirmação das transacções executadas na base de dados Connection.CommitTrans Connection.Close Acho que isto serve tb para o SQL 2005 se bem me lembro.... 🙂
PeterGoncalves Posted May 3, 2006 at 11:26 AM Author Report #25410 Posted May 3, 2006 at 11:26 AM overcloked _ Obrigado pela tua grande Ajuda . Vou testar com o teus exemplos. mais uma vez Muito Obrigado e desculpem lá, mas estou a começar com o VB 2005 🙂
overcloked Posted May 3, 2006 at 06:15 PM Report #25515 Posted May 3, 2006 at 06:15 PM PeterGoncalves esquece o que te disse acima isso é em ASP(tava com superbock a mais qnd escrevi aquilo 😄 ), provavelmente tb dá mas em VB eu faço assim: 'Fora da Class Imports System.Data.SqlClient Imports System.Data.Common 'Dentro da Class Public connBuilder As New SqlConnectionStringBuilder Public conn As New SqlConnection Public cmd As New SqlCommand 'Na Sub conn.ConnectionString = "data source=OteuServer;initial catalog=AtuaBD;persist security info=False;user id=admin;password=admin" cmd.CommandText = "SELECT nome, idade FROM Utilizadores" cmd.Connection = conn Dim reader As DbDataReader = Nothing Try conn.Open() reader = cmd.ExecuteReader(CommandBehavior.CloseConnection) 'percorre os dados do datareader Do While reader.Read nomeUtilizador = reader.GetString(0) 'o GetString(0) equivale ao nome na query idadeUtilizador = reader.GetValue(1) ' o GetValue(1) equivale à idade na query 'etc.... Loop Catch ex As Exception Finally reader.Close() conn.Close() End Try Isto é para quando queres retirar valores da BD, quando queres inserir já n me lembro, mas explora o DATA SOURCE do VB 2005 que é um mundo (alt+shift+D), com isto consegues construir queries atravez do *.xsd e depois executalas facilmente no codigo tipo me.ClientesTableAdapter.ListarClientes() onde listarcliente é a querie contruida no xsd, explora, bem o data source do VB 2005 aquilo dá para fazer uma data de cenas.... Muito Obrigado e desculpem lá, mas estou a começar com o VB 2005 Não tens nada de pedir desculpa em relação ao VB 2005 ainda tá tudo às apalpadelas (salvo seja) e é a perguntar que se aprende 🙂
Miguel Santana Posted October 7, 2009 at 04:51 PM Report #290485 Posted October 7, 2009 at 04:51 PM Gostaria de saber como criar uma base de dados em sql server 2005 express edition? Alguém me ajude! 👍
jpaulino Posted October 7, 2009 at 10:06 PM Report #290596 Posted October 7, 2009 at 10:06 PM Gostaria de saber como criar uma base de dados em sql server 2005 express edition? Alguém me ajude! 👍 Cria um novo tópico e não vás buscar antigos 😞 Podes procurar no meu blog, pois tens lá muita informação sobre isso. Por exemplo: http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-utilizando-o-controlo.html
Recommended Posts