Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

TheGlorious

Visual Basic 2008

Mensagens Recomendadas

TheGlorious    0
TheGlorious

Boa noite!

Hoje o que me trás cá é mesmo o nome do tópico.

Domino o PHP (sem POO) sem quaisquer problemas. Agora, estou interessado em aprender uma linguagem para desenvolvimento de software que possa ser ligado a uma base de dados online. Não sei quais as diferenças entre Visual Basic, C, C++ e C#, mas como Visual Basic vai ser a primeira de todas essas linguagens de vou dar na minha Disciplina de Linguagens de Programação, prefiro começar pelo Visual Basic para assim, quando for dar nas aulas já dominar a coisa :)

Será que alguém conhece um "livro" de Visual Basic 2008, gratuito e em português?

Já procurei bastante na internet, mas não encontrei nada. Se alguém me puder ajudar...

E já agora a diferença entre VB6 e VB2008 é muita? É que inicialmente tinham instalado o VB2008 na escola, mas estavam a ocorrer alguns problemas pelo que vão mudar para VB6, no entanto não sei pelo qual começar.

Desde já, obrigado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi    16
anolsi

Bem a diferença é substancial, e sinceramente aconselhava-te a aprender VB.Net (como 2005 ou 2008). Mesmo na tu escola não sei que problemas estariam a ter, se fosse por recursos, a versão express é muito leve e fariam melhor ensinar uma linguagem que já é orientada a objectos, e não vb6 que se não estou em erro até já foi descontinuado pela Microsoft.

Quanto ao livro em português... Não pode ser em inglês?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheGlorious    0
TheGlorious

O problema era que como cada aluno tem uma conta de utilizador, penso que estava a dar erro na hora de testar os programas.

Já agora, qual a diferença entre VB normal e VB.NET? (vou pesquisar enquanto...)

Até podia, mas o verdadeiro problema é que sou um zero à esquerda em inglês. (Apesar de saber programar...estranho não é? O que sei de inglês são as palavras usadas na programação e nada mais)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi    16
anolsi

O problema era que como cada aluno tem uma conta de utilizador, penso que estava a dar erro na hora de testar os programas.

Na minha escola cada aluno têm uma conta e não acontece nada disto.

O VB sofreu uma reestruturação na passagem para o .net, quando passou a utilizar esta framework. Eu não lhe chamo evolução mas sim revolução (mas para melhor). A verdade é que o paradigma da programação por objectos foi completamente (ou quase completamente) assimilado pelo VB.Net, o que na minha opinião simplifica a forma de programar muito do software.

Quanto ao seres um zero a inglês, bem, pode ser que alguém saiba de um livro em português.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

Bem, agora é que voltei ao zero :S

O que quis dizer é que o VB2008 e o VB.NET 2008 é o mesmo.

O VB6 é a versão descontinuada da Microsoft e o anolsi já referiu alguns pontos importantes.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

A partir do Visual Basic 6 (penso eu), a linguagem corre sobre a plataforma .NET, sendo que o nome da linguagem passou a ser Visual Basic .NET.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

A partir do Visual Basic 6 (penso eu), a linguagem corre sobre a plataforma .NET, sendo que o nome da linguagem passou a ser Visual Basic .NET.

Sim o nome mudou porque o VB utiliza uma framework (comum a várias linguagens como o C#) mas as diferenças são bastantes.

TheGlorious,

Podes tambem ler este tópico: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=19528

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheGlorious    0
TheGlorious

Fiquei um pouco mais esclarecido depois de ler esse tópico... E por aqui vai outra pergunta.

Eu desenvolvi um jogo em PHP+MySQL (um dia destes apresento), mas como foi muita linha de código que escrevi sozinho fiquei um pouco "cansado" do PHP, então como inicialmente vou ser o único administrador e queria aprender uma linguagem nova, pensei em fazer o Painel de Administração em outra linguagem. Foi aí que me lembrei de desenvolver uma aplicação windows para administrar. Por isso aqui vai... Acham que o Visual Basic é a linguagem que mais se adequa? Ou deveria eu usar C#, C, C++, Java o outra?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Depende se queres que o painel seja web-based ou não, o que talvez fizesse mais sentido para um jogo online.

Mas podes sim fazer uma ferramenta desse género utilizando VB.NET.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheGlorious    0
TheGlorious

Mais tarde farei Web-Based, mas agora pelo facto de estar um pouco cansado e por estar com vontade de aprender um língua nova, gostava de desenvolver uma aplicação para o windows. Assim ao mesmo tempo que ia aprendendo a linguagem ia fazendo algo útil para mim.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

Mais tarde farei Web-Based, mas agora pelo facto de estar um pouco cansado e por estar com vontade de aprender um língua nova, gostava de desenvolver uma aplicação para o windows. Assim ao mesmo tempo que ia aprendendo a linguagem ia fazendo algo útil para mim.

O VB.Net (como o C#)  é uma linguagem que te permite trabalhar em web através do ASP.NET. O ASP.NET não é uma linguagem de programação mas sim um interface de programação que utiliza como linguagens o VB.NET ou o C# (além de html, css, ajax, etc).

Se souberes VB.NET fácilmente consegues passar para ASP.NET.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheGlorious    0
TheGlorious

Então acho que vou começar pelo VB2008.

Alguém conhece algum livro gratuito em português?

Senão se tiver mesmo que ser inglês...

Lá vou eu ter que usar o Google Translator :X

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Mas qual será o interesse em utilizar ASP.NET quando todo o resto do sistema está desenvolvido em PHP?

Isso só vai trazer problemas, de hosting e de integração. Foi por isso que não sugeri. Neste caso não é uma boa opção.

Boa sorte! :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

pensei em fazer o Painel de Administração em outra linguagem. Foi aí que me lembrei de desenvolver uma aplicação windows para administrar.

Não tinha lido tudo  :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheGlorious    0
TheGlorious

Não é ASP.NET !

Eu quero é desenvolver uma aplicação para instalar no meu controlador e assim administrar o jogo sem ser no browser.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

Não é ASP.NET !

Eu quero é desenvolver uma aplicação para instalar no meu controlador e assim administrar o jogo sem ser no browser.

Sim, já entendi isso! :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino    106
jpaulino

Não, fui eu  :)

O VB.Net (como o C#)  é uma linguagem que te permite trabalhar em web através do ASP.NET. O ASP.NET não é uma linguagem de programação mas sim um interface de programação que utiliza como linguagens o VB.NET ou o C# (além de html, css, ajax, etc).

Se souberes VB.NET fácilmente consegues passar para ASP.NET.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade