so_simple Posted April 24, 2006 at 10:07 PM Report #24095 Posted April 24, 2006 at 10:07 PM Alguem me arranja um tutorial ou me explica como se escreve e le structs em ficheiros binarios?!?!? preciso de ajuda urgente.....
mogers Posted April 24, 2006 at 11:04 PM Report #24112 Posted April 24, 2006 at 11:04 PM Bom.. penso que pretendes mais ou menos isto: (em anexo envio um exercício inacabado que comecei a fazer há uns tempos e que nunca mais peguei.não tenho nada melhor em casa :x) Imaginando que tens uma estrutura qualquer "reg" : Para começar podes abrir um ficheiro com diferentes modos, eis uns exemplos: "w+" -> abre o ficheiro para reescrita, criando o ficheiro caso não exista ou eliminando o conteudo do ficheiro caso já exista. "r" -> abre o ficheiro para leitura "r+" -> abre o ficheiro para leitura e escrita (útil para alterar registos) "a+" -> abre o ficheiro para escrita no final do ficheiro (é um append) Primeiro tens de definir o apontador com o qual vais aceder ao ficheiro FILE *f; // por exemplo Depois tens de abrir o ficheiro com fopen, sintaxe: f = fopen(path_do_ficheiro, modo); exemplo: f = fopen("c:\\ficheiro.dat","a+"); fopen devolve NULL caso o ficheiro não exista. Uma coisa que podes fazer antes de usar um ficheiro é verificar se ele existe, exemplo: if (fopen("c:\\lixo.dat","r")==NULL) { f=fopen("c:\\lixo.dat","w+"); // cria o ficheiro fclose(f); // fecha o ficheiro } É boa prática que quando deixas de usar um ficheiro, o "feches" com o fclose(apontador); Para leres um registo usas o fread( endereço_estrutura, sizeof(estrutura), numero_de_registos_a_ler, apontador_ficheiro); (só costumo ler 1registo de cada vez) exemplo: fread(®, sizeof(reg), 1, f ); Para escrever um registo usas o fwrite, a sintaxe é igual - fwrite( endereço_estrutura, sizeof(estrutura), numero_de_registos_a_ler, apontador_ficheiro); exemplo: fwrite(®, sizeof(reg), 1, f ); Penso que só falta uma função importante para exercícios iniciais - o fseek. Nos ficheiros definidos com uma estrutura podemos aceder a uma posição directamente, ao contrário dos ficheiros sequenciais (de texto). Por exemplo, se quiseres alterar um registo, podes fazer simplesmente uma escrita por cima do registo a alterar. fseek(apontador_ficheiro, nbytes_q_pretendemos_avançar, posicao (posicao: 0 - desde o inicio , 1 - desde a posicao actual do apontador, 2 - a partir do fim) Caso o nbytes seja negativo, o apontador volta atrás. Exemplo: fseek ( f , -1 * sizeof(reg) , 1); // volta uma posição atrás fseek ( f , n * sizeof(reg) , 1); // avança n posições no ficheiro fseek ( f , 0, 0 ); // volta ao inicio do ficheiro Espero ter ajudado, qualquer coisa diz 🙂 Edit: Obrigado Brinkaero, tinha-me esquecido dessa 😕 "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
brink@ero Posted April 25, 2006 at 08:58 AM Report #24153 Posted April 25, 2006 at 08:58 AM Só para completar a informação dada pelo mogers Para abrires um ficheiro de modo binário, acrescentas a letra b no modo como abres o ficheiro. Por exemplo: - Querias abrir um ficheiro para leitura e escrita em modo binário, ficaria assim f = fopen("Exemplo.txt", "r+b"); Lembrar que as funções fread e fwrite devolvem os itens lidos e escritos com sucess,o respectivamente. Atenção: Não devolve o n.º de bytes, mas sim o número de itens (int, char, struct,...) E outra função útil que é int feof(FILE *fich); Esta função devolve true quando detecta o final do ficheiro. Por exemplo para uma operação no ficheiro até à última posição seria: while (!feof(fp)) { // operacao sobre o ficheiro }
maiden Posted April 25, 2006 at 05:48 PM Report #24237 Posted April 25, 2006 at 05:48 PM Nice tut Continuem o bom trabalho 🙂 Cumps,
neon_prannock Posted April 25, 2006 at 05:57 PM Report #24239 Posted April 25, 2006 at 05:57 PM Juntei essa informação toda num artigo e metam num tópico novo. Já temos um tutorial de ficheiros em C++. Agora temos também de C. 🙂 http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
TheDark Posted April 25, 2006 at 06:03 PM Report #24241 Posted April 25, 2006 at 06:03 PM Para abrires um ficheiro de modo leitura acrescentas a letra b no modo como abres o ficheiro. Não querias dizer "em modo binário"? Desaparecido.
brink@ero Posted April 25, 2006 at 07:21 PM Report #24276 Posted April 25, 2006 at 07:21 PM Para abrires um ficheiro de modo leitura acrescentas a letra b no modo como abres o ficheiro. Não querias dizer "em modo binário"? Erro meu, já está corrigido! 🙂
[AM]Higor Posted April 26, 2006 at 01:21 AM Report #24368 Posted April 26, 2006 at 01:21 AM Porgrama meu para ler uma lista de um arquivo Lista Atual; FILE *Pe while(fread(&Atual, sizeof(Livro),1,Pe) InserirFinalLista(Pedidos,Atual); //Funcao para inserir no final da lista... Marianna *TE AMO*Não! Não irei arrumar o seu computador...
so_simple Posted April 26, 2006 at 06:02 PM Author Report #24461 Posted April 26, 2006 at 06:02 PM void consulta_tudo() { int contador=1,i; CONTA *p; FILE *fc; system("CLS"); fc=fopen("conta.DAT","r"); p=(CONTA *)malloc(sizeof(CONTA)); while(!feof(fc)) { fseek(fc,contador*sizeof(CONTA),0); fread(&p[contador-1],sizeof(CONTA),1,fc); contador++; } for (i=0;i<contador;i++) { mostra_struct(p[i],2,0); } fclose(fc); free(p); printf("\nQualquer tecla para continuar...\n"); getch(); } Obrigado pela ajuda... Agora tenho o seguinte problema.. Isto é um funçao que vai copiar todos os registos para um array da struct CONTA mas n estou a conseguir mostrar o array....só csg mostrar 1 elemento por exemplo p[1] ou p[2] a seguir ta o codigo da funcao para mostrar as structs void mostra_struct(CONTA m, int orientacao, int clrscr) { int i=0; if (clrscr==1) { system("CLS"); } if (orientacao==1){ printf("Data : %d - %d - %d\n", m.data.dia, m.data.mes, m.data.ano); printf("Descricao :\n");/*falta descricao*/ printf("Modo : %s\n", m.tipo); printf("Valor : %f\n", m.valor); } if (orientacao==2) { printf("%d-%d-%d \t\t %s \t %f\n", m.data.dia, m.data.mes, m.data.ano, m.tipo, m.valor); } }
mogers Posted April 26, 2006 at 06:50 PM Report #24468 Posted April 26, 2006 at 06:50 PM Boas Tens um problema pk só estás a alocar espaço para um registo. Senão sabes o tamanho máximo de registos no ficheiro, a solução é ir realocando memória para o teu array. Eu não disse, pensei que soubesses, ao fazer fread ou fwrite o nosso apontador de ficheiro é automaticamente colocado na próxima posição, ou seja, não é necessário colocarmos um fseek. Outra coisa, eu não sei explicar bem porquê, mas usando while(!feof(fc)) a ultima posição do ficheiro é lixo e devemos ignorar este lixo. Não sei ao certo como funciona o feof para verificar o final do ficheiro. Sendo assim, propunha-te o seguinte código: void consulta_tudo() { int contador=1,i; CONTA *p; FILE *fc; system("CLS"); fc=fopen("conta.DAT","r"); p=(CONTA *)malloc(sizeof(CONTA)); fread(&p[contador-1],sizeof(CONTA),1,fc); while(!feof(fc)) { contador++; realloc(p,contador*sizeof(CONTA)); // adiciona a memoria necessaria para mais um registo. o realloc redefine o espaço de memoria fread(&p[contador-1],sizeof(CONTA),1,fc); // usado.. incrementando o contador e multiplicando pelo sizeof temos o espaço k precisamos. } contador--; // subtrair o lixo fclose(fc); for (i=0;i<contador;i++) mostra_struct(p[i],2,0); } eu experimentei e funcionou (a outra funcao mantem-se igual) ... cumps "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
redhat Posted May 1, 2006 at 04:26 PM Report #25106 Posted May 1, 2006 at 04:26 PM xD nem sei para que sou moderador heheh Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
Recommended Posts