Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

marco_iku

Verificar tipos de variáveis

Mensagens Recomendadas

marco_iku

Bom dia a todos, queria verificar se a variável horas é um numero inteiro e não uma string. Se alguém me pudesse ajudar agradeço.

Program seg; 
Var horas: Integer; 

Begin
writeln('Indique as horas?');
readln(horas); 
End.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

Ele só irá alocar as horas caso sejam do formato integer. Se introduzires um caracter ele vai dar erro..

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
marco_iku

Mas eu não quero que de erro, quero que diga ao utilizador que o que introduziu não é válido e peça novamente as horas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

Não existe nenhuma função Pascal para fazer isso, no entanto é capaz de existir isso algures numa biblioteca...

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheGlorious

Não sei se existe ou não uma função para tal, mas é fácil, basta fazeres uma verificação do tipo:

if(horas < 0 or horas > 24) then
Begin
writeln('erro');
...
...
End;

A inteligência não nasce connosco...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pmg

Eu não sei Pascal (isto é, já me esqueci de tudo o que aprendi), mas se queres dizer ao utilizador que "Quatro horas da tarde" é uma resposta inválida não podes fazer o readln() para um integer; tens de fazer para uma string e validar a string.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
marco_iku

Obrigado a todos, como não existe nenhuma função para verificar automaticamente a entrada (sem recorrer às condições), vou fazer como disse o TheGlorious mas o que eu quero fazer não é com o limite de 24 mas percebi a ideia. Obrigado ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NCS_One

Boas.

Se fizeres como tens no inicio o usuario quando for introduzir as horas se colocar 1 caracter a funçao Readln sabe que so pode aceitar valores

do tipo integer e entao nao aceita, mas nao da erro, so nao o vai ler.

Se a vida te voltar as costas aproveita e apalpa-lhe o cu.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
electron++

Claro que existe!

umas das formas de tu validares é receberes o valor em string, depois usas uma função chamada Val para converter de string para integer, se der erro é porque o input do utilizador teve caracteres não permitido ex: 12d mas se foi permitido é porque o input é só números.

e depois é que podes fazer a dita validaçao dos numeros:

Begin
writeln('erro');
...
...
End;

“Quanto mais aprendo, mais me dou conta da minha ignorância.” Albert Einstein

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
marco_iku

Claro que existe!

umas das formas de tu validares é receberes o valor em string, depois usas uma função chamada Val para converter de string para integer, se der erro é porque o input do utilizador teve caracteres não permitido ex: 12d mas se foi permitido é porque o input é só números.

e depois é que podes fazer a dita validaçao dos numeros:

Begin
writeln('erro');
...
...
End;

Desconhecia e pensava que não existia. Para o programa que estava a fazer já não me serve já o entreguei. mas obrigado pode ser que me ajude no futuro

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.