Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

amac

ACEDER A UMA BASE DE DADOS DESENVOLVIDA EM SQL SERVER

Mensagens Recomendadas

amac

Boas tenho uma base de dados desenvolvida em sql server. Agora desenvolvi uma aplicação em visual studio 2008 usando MFC e baseado em dialog box. A minha dúvida é como realizar a comunicação e acesso aos dados da base de dados através da aplicação? Espero pelas vossas sugestões.

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Marfig

Eu não uso o MFC à já uns bons anos. No entanto, o teu projecto C++/MFC terá que ser criado com suporte para base de dados. Tu fazes isto quando estiveres a definir as propreidades do teu projecto durante a fase de criação de um Novo Projecto.

Basicamente o que queres é, no Visual Studio:

File -> New -> Project

Project Type: Visual C++ -> MFC

Templates: MFC Application

Dás o Nome e a localização do novo projecto

Clicas em OK. Na janela de diálogo que aparece de seguida, clicas em Next.

Aqui defines as propriedades do teu projecto. Interessa-te particularmente a parte de Database Suport que podes clicar na lista do lado esquerdo. Se a tua aplicação é MDI, só te interessam as opções "Files Header Only" ou "Database View with File Support". A opção "Database View without File Support" não escolhas se a tua aplicação for MDI!

Defines o tipo de cliente. OLE DB ou ODBC e defines a Data Source se não o fizeste ainda. Aconselho ODBC.

Se escolheste a opção "Database View with File Support" com ODBC (que é uma das mais comuns e dá-te controle total sobre a base de dados), podes ainda definir o tipo de recordsets. Se a base de dados for estática (não há escrita e leitura concorrencial, apenas leitura) podes escolher Snapshot. Se existir a possibilidade de vários clientes escreverem para a base de dados enquanto outros leêm, vais querer Dynaset. Existem outras considerações em relação a isto, mas basicamente este é o principio geral.

...

Bom crias o teu projecto e mandas para lá os ficheiros do projecto antigo. Como não sei bem. Como digo não utilizo MFC desde os tempos do Visual C++ 6.0. Lá te safarás tenho a certeza. Pelo menos ficas com estas indicações que te ajudarão, penso eu, a procurares por mais informação. Entretanto alguém aqui poderá saber mais coisas.

Em relação ao código propriamente dito, é uma questão de olhares para a documentação do MFC. O acesso e manipulação da base de dados é todo efectuado por objectos, classes e funções do MFC.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
amac

Eu não uso o MFC à já uns bons anos. No entanto, o teu projecto C++/MFC terá que ser criado com suporte para base de dados. Tu fazes isto quando estiveres a definir as propreidades do teu projecto durante a fase de criação de um Novo Projecto.

Basicamente o que queres é, no Visual Studio:

File -> New -> Project

Project Type: Visual C++ -> MFC

Templates: MFC Application

Dás o Nome e a localização do novo projecto

Clicas em OK. Na janela de diálogo que aparece de seguida, clicas em Next.

Aqui defines as propriedades do teu projecto. Interessa-te particularmente a parte de Database Suport que podes clicar na lista do lado esquerdo. Se a tua aplicação é MDI, só te interessam as opções "Files Header Only" ou "Database View with File Support". A opção "Database View without File Support" não escolhas se a tua aplicação for MDI!

Defines o tipo de cliente. OLE DB ou ODBC e defines a Data Source se não o fizeste ainda. Aconselho ODBC.

Se escolheste a opção "Database View with File Support" com ODBC (que é uma das mais comuns e dá-te controle total sobre a base de dados), podes ainda definir o tipo de recordsets. Se a base de dados for estática (não há escrita e leitura concorrencial, apenas leitura) podes escolher Snapshot. Se existir a possibilidade de vários clientes escreverem para a base de dados enquanto outros leêm, vais querer Dynaset. Existem outras considerações em relação a isto, mas basicamente este é o principio geral.

...

Bom crias o teu projecto e mandas para lá os ficheiros do projecto antigo. Como não sei bem. Como digo não utilizo MFC desde os tempos do Visual C++ 6.0. Lá te safarás tenho a certeza. Pelo menos ficas com estas indicações que te ajudarão, penso eu, a procurares por mais informação. Entretanto alguém aqui poderá saber mais coisas.

Em relação ao código propriamente dito, é uma questão de olhares para a documentação do MFC. O acesso e manipulação da base de dados é todo efectuado por objectos, classes e funções do MFC.

Pelas consultas que efectuei a comunicação entre visual studio e sql server é  mais directa que o que eu pensava. Agora o Visual studio 2008 vem com o "Server Explorer" através do qual podemos definir o servidor e a base de dados a consultar e temos logo acesso á mesma.

Agora preciso de saber como efectuar inserção de dados, consulta etc. Pelo que pesquisei ao criar a conexão o visual studio cria uma connection String a minha tem o seguinte valor "Data Source=ANDRE\SQLEXPRESS;Initial Catalog=LiquorStore;Integrated Security=True" neste momento não sei qual o formato dos comandos a usar para contactar e consultar a base de dados. Espero a vossa ajuda!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.