Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Revista Programar - 16ª Edição Outubro 2008

Recommended Posts

vbmaster

Revista PROGRAMAR

Edição 16 - Outubro de 2008

ed16.png

(clica para download)

Já passadas as férias, altura em que aproveitámos para acordar muitas ideias em hibernação para a revista que se reflectirão em futuras edições, chega mais uma edição da revista Programar, a 16ª.

Nesta encontrará, entre outros artigos, uma análise ao novo Visual Studio 2008, Fundamentos da Segurança em Redes, Concorrência LINQ para SQL e mais uma revisão sobre Grafos.

Mais informação

JoaoRodrigues

A capa está impecável ;) Quanto a conteúdoparece-me bastante sólido. Bom trabalho à equipa :)

djthyrax

Por acaso também gostei bastante da capa. Só acho é que para a próxima edição temos de pôr o ISSN outro lado, ali ficou um bocado mal...

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

mogers

1386 downloads em 24 horas.

;)

Mas era bom ter feedback dos leitores :\

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Hipnoted

Parabéns por terem lançado mais uma edição!

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

jcazevedo

Tenho vindo a acompanhar a revista desde há algumas edições para cá e queria dar os parabéns pela qualidade da maioria dos artigos. Tenho apenas um comentário a fazer ao sistema de 2 colunas utilizado para formatação, que acho que funciona bastante bem para texto, mas não tão bem para exemplos de código. Tipicamente as linhas de código exemplo excedem a largura do bloco, o que faz com que uma instrução seja representada em mais do que uma linha, dificultando um pouco a leitura (para além de estragar a identação).

Continuação de um bom trabalho!

Triton

Esse é um problema que também tenho estado a pensar como resolver. Tens algumas sugestões?

<3 life

mogers

Tenho vindo a acompanhar a revista desde há algumas edições para cá e queria dar os parabéns pela qualidade da maioria dos artigos. Tenho apenas um comentário a fazer ao sistema de 2 colunas utilizado para formatação, que acho que funciona bastante bem para texto, mas não tão bem para exemplos de código. Tipicamente as linhas de código exemplo excedem a largura do bloco, o que faz com que uma instrução seja representada em mais do que uma linha, dificultando um pouco a leitura (para além de estragar a identação).

Continuação de um bom trabalho!

João, já agora, podia perguntar-te pessoalmente, mas o que achaste do artigo de grafos?

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

marco_iku

Ainda só dei uma vista de olhos e parece-me estar interessante (como sempre  ;) ). Parabéns a todos e... o que falta mesmo é a edição impressa, mas compreendo que seja dificil. Bem parabéns novamente e boa sorte para próximas edições  :)

jcazevedo

Esse é um problema que também tenho estado a pensar como resolver. Tens algumas sugestões?

Acho que se pode tentar que os blocos de código exemplo ocupem as duas colunas da página (se bem que é possível que percam um bocado do contexto). Uma outra alternativa é diminuir o tamanho do tipo de letra no código. Não experimentei imprimir nenhuma edição, mas vendo através do PDF acho que uma diminuição deste não afecta muito a legibilidade.

João, já agora, podia perguntar-te pessoalmente, mas o que achaste do artigo de grafos?

Gostei. Acho que está bastante perceptível. Uma coisa que porventura faria sentido e que ajuda bastante a perceber algoritmos (pelo menos para mim), é seguir a execução destes para um caso de teste bastante simples. Isto é uma coisa que praticamente toda a gente pode fazer apenas com acesso ao pseudo-código, mas no contexto de uma explicação não acho que fique mal. Relativamente a questões de formatação, acho que o pseudo-código poderia também aparecer encapsulado e com o mesmo estilo das caixas de código exemplo usadas noutros artigos.

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.