Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
xploit

validacao de caracteres

Recommended Posts

xploit

Boas pessoal eu gostaria de saber como posso validar uma variavel.

Ela por norma vem com valores numéricos positivos, ou seja $conta="20", eu cria que sempre que ela viesse com o caracter negativo do resultado da conta que executa-se uma accao:

se for $conta="-80" faz isto isto e aquilo ou(else) aquilo e aquilo .

Obrigado Cumps

pmg
if ($conta < 0) {
  /* isto e aquilo */
} else {
  /* aquilo e aquilo */
}

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

softklin

Tão simples como o pmg sugeriu. xploit, não sei se será de não trabalhares com PHP à algum tempo, ou de te teres iniciado agora, mas eu recomendava-te a dar umas voltas por uns tutoriais, para relembrar alguns conceitos.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

xploit

acho que nao me expliquei bem, eu quero e fazer algo deste tipo pesquisei no google e encontrei o que cria já agora deixo aqui o que era:

if (preg_match("[-]", $varivel)){
echo "tem caracter -";
}else{ echo "a sua varivavel nao tem carater -";}

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

djthyrax

Uma entre muitas soluções:

if(strpos($variavel, '-') === false) echo "não tem o -";

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

softklin

Pois, inicialmente deu a entender que pretendias distinguir um número positivo de um negativo... Mas aí o contexto já não tem a ver com números inteiros, mas sim com strings e caracteres...

Já que o fim é strings, usa a solução do tirácio, uma vez que é desperdiçar recursos pesquisar um simples hifen com essa função (vê as notas da função preg_match)

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

xploit

Ok obrigado pela dica softclean, irei utilizar o teu código tirácio já que é mais apropriado a situaçao.

Cumprimentos

xploit

testei o código do tirácio e nao esta a resultar pus assim:

if(strpos($contal, '-') === false){

echo "não tem o -";

}else{echo "tem o -";}

o que estará mal? Cumps

pmg

Mas a variável afinal como é que se chama?

é "$conta", "$varivel", ou "$contal"?

Mete o error_reporting "mais para cima", para que o PHP te avise sempre que uses uma variável não inicializada.

<?php
error_reporting(E_ALL);
/* resto do script */
?>

Também o podes fazer no php.ini. Normalmente tenho dois php.inis diferentes: um para desenvolvimento (com as ajudas todas ligadas) e outro para o produto final.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

softklin

Em principio será mesmo do "l" que deixaste no fim do nome da variável (contal;)

xploit

chama se $conta, e nessa variavel quero que quando ela vier com o "-" faca um codigo else outro codigo.. eu fiz assim e nao deu com esse exemplo do tirácio

softklin

O exemplo do tirácio está a funcionar perfeitamente, PHP 5(.2.6)

<?php
if (strpos($conta, '-') === false) {
	echo "não tem o -";
} else {
	echo "tem o -";
}
?>

djthyrax

xploit, tu tavas a passar ao strpos $contal e não $conta

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

xploit

teem razao, peço imensa desculpa principalmente ao tirácio o script funciona perfeitamente =)

Obrigado

Nazgulled

E que tal:

$a = "-69";

if((int)$a < 0) {
echo "negativo";
} else {
echo "positivo";
}

?

djthyrax

E que tal:

$a = "-69";

if((int)$a < 0) {
echo "negativo";
} else {
echo "positivo";
}

?

O cast para int não é necessário, é feito automaticamente pela linguagem (e isso já foi sugerido lá em cima). Mas sim, servia igualmente para isso. :P

Nazgulled

Se o cast é feito automaticamente qual é a necessidade de andar com strpos() e etc? Não faz sentido nenhum ver se uma string tem o "-" para dizer que é um número negativo, basta ver se o número é ou não negativo. Convertendo-o para inteiro se for realmente necessário.

djthyrax

Se o cast é feito automaticamente qual é a necessidade de andar com strpos() e etc? Não faz sentido nenhum ver se uma string tem o "-" para dizer que é um número negativo, basta ver se o número é ou não negativo. Convertendo-o para inteiro se for realmente necessário.

A solução que dei foi apenas uma entre muitas. Se a variável for " -9" acho que o cast já não é feito correctamente, daí ter dado a ideia do strpos().

Nazgulled

Mas a solução que deste, para mim, é reinventar a roda, não faz qualquer sentido. Mas por acaso, o cast é feito correctamente nessa situação (entre outras).