MightyDuck Posted August 1, 2005 at 08:33 PM Report Share #2542 Posted August 1, 2005 at 08:33 PM Estava a fazer um tutorial e no fim quando ia fazer compile deu-me um erro. Alguem me sabe dizer porque acontece isto ? http://img228.imageshack.us/img228/8863/erroafazerocompile3ww.jpg Está ai uma imagem do erro. Apreciava ajuda =) [] 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted August 1, 2005 at 08:44 PM Report Share #2543 Posted August 1, 2005 at 08:44 PM Meta ai o codigo (copy/past) deve de ser mais facil de a malta ver. (ps: tens uma cena fixe para meteres as imagems de uma forma mais rapida e simples do que no sapo http://imageshack.us/ não se ise conheces..) cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 1, 2005 at 08:45 PM Report Share #2544 Posted August 1, 2005 at 08:45 PM É melhor transcreveres o código completo para aqui utilizando as funções aqui do bbcode [syntax=linguagem]codigo[/'syntax]. Estiver a ver a imagem e só sei que não percebi o porque de aparecer Linha; muitas vezes, mas tambem não vi o código todo logo não posso falar. Transcreve o código que já te ajudamos. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
MightyDuck Posted August 1, 2005 at 08:49 PM Author Report Share #2546 Posted August 1, 2005 at 08:49 PM Program Primeiro_Exemplo; USES Crt Label fim; Const Meu_Nome='João'; Type n=(BRASILEIRA, PORTUGUESA, INGLESA, FRANCESA, ALEMÃ, AMERICANA); Var idade :integer; altura :real; nome :string[30]; sexo :char; nacionalidade :n; Procedure Linha; Var i:integer; Begin For i:=1 to 80 do Write('-'); end; Function Soma(x,y:integer):integer; Begin Soma:=x+y; end; Begin ClrScr; Linha; writeln('Chamo-me -------> ',Meu_Nome); Linha; Write('Como te chamas ----> '); Readln(Nome); Linha; Write('Que idade tens ----> '); Readln(Idade); Linha; Writeln('Nossas idades fazem um total de --> ',Soma(34,idade)); Linha; GoTo Fim; nacionalidade:=Portuguesa; Write('A minha nacionalidade é Portuguesa'); fim: Write('Prazer em conhecer-te'); End. Link to comment Share on other sites More sharing options...
MightyDuck Posted August 1, 2005 at 11:51 PM Author Report Share #2553 Posted August 1, 2005 at 11:51 PM acho que o erro está no resource file, mas eu nao sei criar um resource file, tem la a opçao mas depois o que ponho no resource file ? só tem este codigo lá #include <windows.h> Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 2, 2005 at 12:08 AM Report Share #2555 Posted August 2, 2005 at 12:08 AM Citação acho que o erro está no resource file, mas eu nao sei criar um resource file, tem la a opçao mas depois o que ponho no resource file ? só tem este codigo lá #include <windows.h> Mas isso já não é Pascal, mas sim C....não estou a perceber o que se está a passar... 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
MightyDuck Posted August 2, 2005 at 12:14 AM Author Report Share #2556 Posted August 2, 2005 at 12:14 AM ai ja nao percebo nada. Como deu erro no ficheiro rsrc do dev pascal eu decidi fazer um file novo.Por isso fiz 'create new resource file' e vi q o resource so tinha aquele codigo. É só preciso aquele codigo para conseguir fazer compile ? =| É que senao tenho de me dedicar a outro compile que é o que nao falta por ai mas nao com uma interface tao boa como esta. ja testei varios codigos noutros compiles e deram nao sei o porque de neste nao estar a dar =| Abraço 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 2, 2005 at 11:50 AM Report Share #2577 Posted August 2, 2005 at 11:50 AM ai ja nao percebo nada.Como deu erro no ficheiro rsrc do dev pascal eu decidi fazer um file novo.Por isso fiz 'create new resource file' e vi q o resource so tinha aquele codigo. É só preciso aquele codigo para conseguir fazer compile ? =| É que senao tenho de me dedicar a outro compile que é o que nao falta por ai mas nao com uma interface tao boa como esta. ja testei varios codigos noutros compiles e deram nao sei o porque de neste nao estar a dar =| Abraço 😛 Testa esse mesmo código noutros compiladores, porque na realidade não vejo problema nenhum no código. Experimenta no Free Pascal IDE que era o que ue mais utilizava para fazer os meus programas e nunca tive grandes problemas com ele. Quando ao DevPascal nunca achei grande piada devido mesmo a esses erros rançosos que não me deixavam avançar. Depois diz alguma coisa. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gurzi Posted August 2, 2005 at 07:57 PM Report Share #2589 Posted August 2, 2005 at 07:57 PM o único erro que me dá no teu source no dev-pascal é 4 / 1 file.pas Fatal: Syntax error, ; expected but LABEL found e o unico comando que deve aparecer no resource file é mesmo #include <windows.h> Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 2, 2005 at 08:02 PM Report Share #2590 Posted August 2, 2005 at 08:02 PM o único erro que me dá no teu source no dev-pascal é 4 / 1 file.pas Fatal: Syntax error, ; expected but LABEL found e o unico comando que deve aparecer no resource file é mesmo #include <windows.h> Exacto falta um ';' no Uses Crt.... ;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gurzi Posted August 2, 2005 at 08:05 PM Report Share #2593 Posted August 2, 2005 at 08:05 PM 8 / 56 m****.pas Fatal: illegal character 'Ã' ($C3) Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 2, 2005 at 08:34 PM Report Share #2603 Posted August 2, 2005 at 08:34 PM Citação 8 / 56 m****.pas Fatal: illegal character 'Ã' ($C3) Retira o '~' e já deve funcionar... Link to comment Share on other sites More sharing options...
MSA Posted August 2, 2005 at 11:15 PM Report Share #2614 Posted August 2, 2005 at 11:15 PM Boas Ja agora, aki: nacionalidade:=Portuguesa; não devia de ser assim??? nacionalidade:='Portuguesa'; Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 2, 2005 at 11:17 PM Report Share #2615 Posted August 2, 2005 at 11:17 PM BoasJa agora, aki: nacionalidade:=Portuguesa; não devia de ser assim??? nacionalidade:='Portuguesa'; Boas, Em primeiro lugar bem-vindo ao forum MSA. Na realidade penso que tens razão. Como é uma string tem de estar entre plicas, penso eu. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
MSA Posted August 2, 2005 at 11:50 PM Report Share #2618 Posted August 2, 2005 at 11:50 PM Deixo aqui o codigo com umas alterações. Tirei a parte do USES CRT, da LABEL e dos FINS. Ta a trabalhar e ja da para teres uma ideia do programa. Program Primeiro_Exemplo; Const Meu_Nome='João'; Type n=(BRASILEIRA, PORTUGUESA, INGLESA, FRANCESA, ALEMA, AMERICANA); Var idade :integer; altura :real; nome :string[30]; sexo :char; nacionalidade :string; Procedure Linha; Var i:integer; Begin For i:=1 to 80 do Write('-'); end; Function Soma(x,y:integer):integer; Begin Soma:=x+y; end; Begin ClrScr; Linha; writeln('Chamo-me -------> ',Meu_Nome); Linha; Write('Como te chamas ----> '); Readln(Nome); Linha; Write('Que idade tens ----> '); Readln(Idade); Linha; Writeln('Nossas idades fazem um total de --> ',Soma(34,idade)); Linha; nacionalidade:='Portuguesa'; Write('A minha nacionalidade é Portuguesa'); Write('Prazer em conhecer-te'); End. Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted August 2, 2005 at 11:54 PM Report Share #2619 Posted August 2, 2005 at 11:54 PM MSA só um pequeno pormenor: nós aqui no forum temos um pequeno add-on no PHP instalado que permite que os nosso utilizadores usem uma função própria do bbcode que faz o highlight do código. É muito fácil de fazer bastante escreverers [syntax=Linguagem"]o codigo da linguagem[/syntax] Nota: a linguagem que está dentro da função syntax tem de estar entre aspas e sempre em minusculas. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
MightyDuck Posted August 3, 2005 at 12:29 AM Author Report Share #2620 Posted August 3, 2005 at 12:29 AM Citação Deixo aqui o codigo com umas alterações. Tirei a parte do USES CRT, da LABEL e dos FINS. Ta a trabalhar e ja da para teres uma ideia do programa. Program Primeiro_Exemplo; Const Meu_Nome='João'; Type n=(BRASILEIRA, PORTUGUESA, INGLESA, FRANCESA, ALEMA, AMERICANA); Var idade :integer; altura :real; nome :string[30]; sexo :char; nacionalidade :string; Procedure Linha; Var i:integer; Begin For i:=1 to 80 do Write('-'); end; Function Soma(x,y:integer):integer; Begin Soma:=x+y; end; Begin ClrScr; Linha; writeln('Chamo-me -------> ',Meu_Nome); Linha; Write('Como te chamas ----> '); Readln(Nome); Linha; Write('Que idade tens ----> '); Readln(Idade); Linha; Writeln('Nossas idades fazem um total de --> ',Soma(34,idade)); Linha; nacionalidade:='Portuguesa'; Write('A minha nacionalidade é Portuguesa'); Write('Prazer em conhecer-te'); End. Usei este codigo e fiz compile no dev-pascal e cheguei a parte da idade, punha a idade carregava enter e saia da linha de comandos. Fiz compile noutro programa que tambem uso (Irie Pascal) e neste ja me deu tudo bem. Alguem sabe qual eh o problema do dev-pascal ??? :| Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gurzi Posted August 3, 2005 at 12:35 AM Report Share #2621 Posted August 3, 2005 at 12:35 AM Program Primeiro_Exemplo; uses crt; Const Meu_Nome='João'; Type n=(BRASILEIRA, PORTUGUESA, INGLESA, FRANCESA, ALEMA, AMERICANA); Var idade :integer; altura :real; nome :string[30]; sexo :char; nacionalidade :string; Procedure Linha; Var i:integer; Begin For i:=1 to 80 do Write('-'); end; Function Soma(x,y:integer):integer; Begin Soma:=x+y; end; Begin ClrScr; Linha; writeln('Chamo-me -------> ',Meu_Nome); Linha; Write('Como te chamas ----> '); Readln(Nome); Linha; Write('Que idade tens ----> '); Readln(Idade); Linha; Writeln('Nossas idades fazem um total de --> ',Soma(34,idade)); Linha; nacionalidade:='Portuguesa'; Write('A minha nacionalidade é Portuguesa'); Write('Prazer em conhecer-te'); readln; End. para usares clrscr; (necessitas das uses crt) e o readln. já agora para que são as variaveis sexo e isso se não entram no programa? *edited* Link to comment Share on other sites More sharing options...
MightyDuck Posted August 3, 2005 at 12:37 AM Author Report Share #2622 Posted August 3, 2005 at 12:37 AM falta o readln; Onde ? =| Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gurzi Posted August 3, 2005 at 12:46 AM Report Share #2623 Posted August 3, 2005 at 12:46 AM post anterior edited* a minha solução era assim para o teu problema : Program primeiro_exemplo; uses crt; const Meu_Nome= 'Joao'; const nacionalidade ='Portuguesa'; var dados : record nome : string[10]; idade: integer; sexo : char; end; Procedure Linha; Var i:integer; Begin For i:= 1 to 80 do Write('-'); end; Function Soma(x,y:integer):integer; Begin Soma:=x+y; end; Begin Linha; writeln('Chamo-me --------------->',Meu_Nome); Linha; write('Como te Chamas ?'); Readln (dados.nome); Linha; Write('Que idade tens ----> '); Readln(dados.Idade); Linha; Writeln('Nossas idades fazem um total de --> ',Soma(34,dados.idade)); Linha; Write('A minha nacionalidade e ',nacionalidade,'!'); Write(' Prazer em conhecer-te'); readln; End. porque não faz sentido declarares nacionalidade:='Portuguesa'; porque tu nem a seguir fazes a demonstração através dessa variavél mas com texto directo, não usas a variavel sexo nem nacionalidade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts