Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Ridelight

Toshiba carrega baterias em 10 minutos

Recommended Posts

Ridelight

A duração e segurança das baterias é actualmente uma das maiores peocupações dos utilizadores e a Toshiba tem vindo a trabalhar nesta área para desenvolver novas formas de conseguir cargas mais rápidas e maior durabilidade. A tecnologia SCiB, super charge batery, está já a ser aplicada a um portátil e pode chegar ao mercado em 2010.

Com o SCiB uma bateria de dração “normal” é carregada em 10 minutos, 4 vezes mais rapidamente do que uma bateria de iões de Lítio. A tecnologia tem ainda a vantagem de ser mais “verde” por garantir maior número de ciclos de carregamento – pode chegar aos 3 mil – e por isso evitar substiuições, mas é também mais segura por funcionar com maior estabilidade térmica e poder resistir a cuto-circuitos internos.

Há porém alguns problemas ainda a ultrapassar, como o facto de o carregador ser ainda de uma dimensão considerável, superior aos actuais modelos. Os responsáveis da Toshiba explicam porém que dada a rapidez do carregamento e a duração da bateria, o carregador será um elemento que fica em casa ou no escritório e não é transportado com o computador.

Embora os primeiros produtos comerciais em computadores só estejam previstos para 2010, a Toshiba vai desenvolver estas baterias para biblicletas eléctricas da Cannondale Sports Grou para modelos a colocar nos Estados Unidos e Europa.

Esta tecnologia tem porém concorrentes como o Micro Direct Methanol Fuel Cell (DMFC) que já está a ser experimentado num telemóvel pela Toshiba e que poderá vir a alargar-se aos PCs.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Triton

Quanto tempo de autonomia? O que interessa é quanto tempo dura a bateria, se demora 10min ou 40min a carregar é pouco relevante... ainda por cima se não for possível transportar o carregador...


<3 life

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

Suponho que a velocidade de carga estará a ser comparada por unidade de energia, o que é merecedor de um valente WOOT ( :) ) para esta nova tecnologia.

Agora é substituir os transformadores ferromagnéticos por transformadores electrónicos e está o problema do tamanho resolvido. Essa mudança já aconteceu nos telemoveis aqu há uns 4 ou 5 anos. Os portateis ainda vêm todos com transformadores ferromagneticos por algum motivo que desconheço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.