Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Psycop

Como implementar um grafo??

Mensagens Recomendadas

Psycop

Boas

Estive a ler o tópico sobre gráfos, e percebi que é muito parecido com a matéria de matemática que estou a estudar agora (Probabilidades - 12º Ano), o que envolve lógica  e raciocinio...

Tal como eu fiz a ligação entre a materia de matemática (penso que estejam interligados), depertou-me curiosidade de aprender a desenvolver grafos capazes de solucionar certos problemas encontrados...

Mas eu gostava que me explicassem como é que eu iréi implementar um grafo numa determinada linguagem? Queria que me dessem algumas indicações de como o fazer e a indicação de alguns tópicos\ tutoriais de como o fazer!!!

A linguagem que estou a tentar aprender é C++...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Não me parece haver grande relação com probabilidades. Com matemática sim, mas é mesmo com "Teoria dos Grafos".

De qualquer forma, no artigo está explicado como podes implementar: ou com matrizes ou listas de adjacência é a maneira mais fácil.

Pensa como é que queres guardar a informação do grafo, e vais acabar por recorrer quase sempre a matrizes.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Psycop

Não me parece haver grande relação com probabilidades. Com matemática sim, mas é mesmo com "Teoria dos Grafos".

A ligação que fiz com probabilidades foi:

Por exemplo... tens um armario que tem duas prateleiras, e tens 5 objectos para colocar nas duas prateleiras, dois deles são jarras e os restantes são copos, e agora calcular o numero de combinaçoes que podes fazer, desde que fiquem dois objectos na prateleira de cima e que um deles seja uma jarra...

Será possivel resolver este problema com um grafo? Esta foi a ligação com que fiz com as probabilidades...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Psycop

Não vejo como resolver isso com um grafo, mas não digo que não seja possível.

Para a resolução de este problema pensei que se pudesse implementar um grafo de busca e ordenação...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mogers

Eu também não estou a ver a utilidade em ter um grafo aqui. Pelo que disseste, pretendes fazer uma enumeração das possibilidades todas. Isto é uma pesquisa (ou busca), mas um grafo não ajuda.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Jeronimus Linuxius

O meu trabalho de área projecto foi sobre inteligência artificial (por acaso foi mau, mas foi porque eu sou preguiçoso e só lá para o final é que comecei a trabalhar, mas enfim).

Depois de estudar o algoritmo A*, fui perguntar à prof se os grafos tinham alguma coisa a ver com a Matemática. Ela disse-me que sim, são usados em estatística.

Por acaso, fiz a mesma pergunta acerca das tabelas de dispersão (que são coisas diferentes na programação e na estatística), e perguntei também se ela conhecia a função módulo (resto da divisão inteira).

JJ

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.