Jump to content

Recommended Posts

Posted

boas pexoal preciso da voxa ajuda o meu setor de fisico-quimica mandou faxer um programa k calculaxe o rendimento dos paineis solares e deu varios calculos e uma folha pa faxermos ixo sera k voxes podem ajudar-me e que não sei por que ponta e k hei-de começar

calculos: http://img63.imageshack.us/img63/5513/calculosdefisicoquimica7jd.th.jpg

a outra folha lool: http://img107.imageshack.us/img107/7069/fisicoquimica2jy.th.jpg

cumps

godofwar

alguma duvida digam

• Replies 65
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

sera que ninguém sabe e que só tenho 1 mês pa fazer este programa toda a ajuda agradeço....

cumps

godofwar

onde esta o teu codigo....  :dontgetit:

hummm.... isso é so formulas... nao tem nada de mais....  😛

Apresenta ai o teu trab...e nos ajudamos a corrigir os teus erros e tirar as duvidas em algo k nao esteje a funcionar bem  😛

Posted

foi a primeira vez que vi pascal na minha vida...

tens a certeza que aquilo leva aqueles numeros com um traço a frente no inicio da linha????

parece mesmo muito esquisito..

anyway... isso tem que ser implementado em pascal? é que isso pode basicamente ser implementado em qq linguagem de programação. Não queres fazer isso por exemplo em matlab?

Posted

o codigo ta aki:http://rapidshare.de/files/18509145/paineis_solares.pas.html

o preço do kw e o utlizador k vai inserir

seria mto mais agradavel teres colocado o codigo aqui...

Vou coloca-lo!  😛

Program paineis;

uses crt;

var Consanu, Preco,Pmaxima:integer;

begin
1-Custo anual da energia electrica:= Consumo anual(kWh)*Preço por Kwh;
readln;
2-Consumo Diario:= Consumo_anual/365-dias;
readln
3-Pnecessária:= consumo_diario_de_energia/insoluçao_diaria(h);
readln;
4-Nº de celulas solares:=Pnecessaria/Pmaxima_por_celula;
readln;
5-Nº de paineis solares:=Nº_de_celulas/nº_de_celulas_por_painel;
readln;
end.
Posted

godofwar, bem vindo ao forum antes de mais.

Não queria mesmo que me intrepertases como "olha, lá vem um gajo dar-me na cabeça com cenas sem jeito nenhum" mas o que se passa é o seguinte: O tipo de escrita "á lá msn" não ajuda muito, para preceber o que "dizes" temos que ler, descodificar, e compreender. Já se torna complicado muitas vezes exprimir o problema que queremos expor, e os "kanto" os "xer" os "fixexemos" etc.. não ajudam muito.

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Posted

peço desculpa então não volta a acontecer tal coisa mas quanto ao programa será que me conseguem dar uma ajudinha estou a por mais umas coisas já posto aqui obrigado desde já

Posted

Segundo o que li do código, nao se enquadra no que sei de Pascal ...

Podes explicar o que é aquele code ?

Parece mais 1 Menu que outra coisa ... mas esses readln's  e tal ... explica passo a passo o que é ... para te poder ajudar 😛

Posted

Hmm...

Eu estava a pensar em aparecer tipo um menu e tu introduzires a opção que desejasses.

Qualquer coisa assim:

Program paineis;

uses crt;

var Consanu, Preco,Pmaxima,opc:integer;

procedure menu; {cria o menu para que introduzas uma opcao}
begin
writeln('1-Custo anual da energia electrica');
  	writeln('2-Consumo Diario');
writeln('3-Potencia necessaria');
writeln('4-Numero de celulas solares');
writeln('5-Numero de paineis solares');
repeat
	readln(opc); {le a opcao introduzida...}
until opc in [1..5]; {...ate que esta seja um valor de 1 a 5}
end;

begin
clrscr;
menu; {invoca o procedimento menu criado anteriormente}
case opc of
'1':
begin
write('Introduza o numero de kw consumidos: ');
readln(Consanu);
write('Introduza o preco do kw: ');
.....
.....

Claro que isto se criasses um procedure para cada cena tipo "procedure custo_anual" tornava-se muito mais "limpo".

Não sei se já deste os procedures, mas basta fazeres uma cena tipo:

procedure num_paineis
begin
      write('Introduza o numero de celulas: '); {poe a mensagem no ecra}
      readln(numcel); {le o numero de celulas introduzidas pelo utilizador}
      write('Introduza o numero de celulas por painel: ');
      readln(celpainel);
      paineis:=numcel/celpainel;
end;

Espero ter ajudado em qualquer coisa...  😛

Cumps,

Posted

estou a perceber o código que está lá em cima e as formulas todas faltam algumas mas estou a meter agora as que faltam o que eu pretendo é isto: é meter as formulas todas e depois fazer assim se prentende calcular o consumo anual da casa prima 1 se pretende calcular o consumo diario prima 2 e assim sucessivamente entendem?

cumps

godofwar

Posted

estou a perceber o código que está lá em cima e as formulas todas faltam algumas mas estou a meter agora as que faltam o que eu pretendo é isto: é meter as formulas todas e depois fazer assim se prentende calcular o consumo anual da casa prima 1 se pretende calcular o consumo diario prima 2 e assim sucessivamente entendem?

cumps

godofwar

Pah, nao podes crer tudo feito ... pelo que o MAiDEN_DuDE fez ali podes tirar conclusões e modificares para o que queres ... sinceramente ...

Nao Spam's estas mensagens como, "Ninguem me ajuda", "Estou Desesperado" sao DeSpEnSaVeIs!

Mas é na boa, es novo aqui e tal 😛 LOL!

Posted

Desculpem lá sinceramente não custumo por isso mas este caso e especial loool e tu não me podes ajudar?

Como já te disse se percebeste o Code é facil transformar akilo no que queres nao podes estar à espera que te caiam as coisas daki do Forum ... HardWork ! eheh

A serio, se nao conseguires diz kk koisa mas pelo menos tenta ...

Posted

Então, mas isso do "introduza 1 bla bla bla..." foi o que fiz no procedimento menu.

Depois utilizando a estrutura case <variavel> of é que o programa vai saber que ao introduzires 1 o estás a mandar fazer aquilo concretamente.

O programa é fácil, basta mandares o gajo escrever uma mensagem writeln('<mensagem>') e depois leres os dados do teclado readln(<variavel>)

No fim aplicas os calculos, atribuindo o calculo a uma variavel: resultado := <calculo> (:= significa atribuir, neste caso estas a atribuir àquela variavel o resultado do calculo efectuado).

Parece que não estás a perceber o código...

Lê isso com atenção e faz perguntas àcerca de cenas que não percebas, mas parece que não sais do zero...

Não consigo ser mais objectivo que isto, e espero que consigas resolver o teu prob

Cumps,